You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – PRÁTICAS COTIDIANAS DE DESCARTE DE MATERIAIS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – PRÁTICAS COTIDIANAS DE DESCARTE DE MATERIAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OLÁ, CRIANÇA! VOCÊ SABIA QUE JOGAR O LIXO NO LUGAR CERTO AJUDA A DEIXAR NOSSO MUNDO MAIS BONITO E SAUDÁVEL? VAMOS APRENDER JUNTOS COMO FAZER ISSO NA ESCOLA, EM CASA, NO NOSSO BAIRRO E NA NOSSA CIDADE! 

1. NA ESCOLA – NA ESCOLA, É IMPORTANTE JOGAR O LIXO NAS LIXEIRAS CORRETAS. SABIA QUE TEMOS LIXEIRAS DE CORES DIFERENTES PARA TIPOS DIFERENTES DE LIXO?

PAPEL: JOGUE NA LIXEIRA AZUL.

PLÁSTICO: JOGUE NA LIXEIRA VERMELHA.

VIDRO: JOGUE NA LIXEIRA VERDE.

METAL: JOGUE NA LIXEIRA AMARELA.

LIXO ORGÂNICO: JOGUE NA LIXEIRA MARROM (RESTOS DE COMIDA, POR EXEMPLO).

DESSA FORMA, AJUDAMOS A RECICLAR E A MANTER A ESCOLA LIMPINHA!

2. EM CASA – EM CASA, PODEMOS SEPARAR O LIXO TAMBÉM. PAPAI E MAMÃE PODEM AJUDAR VOCÊ A COLOCAR O LIXO NO LUGAR CERTO. ALÉM DISSO, PODEMOS:

REUTILIZAR: USAR POTES E SACOLAS VÁRIAS VEZES.

REDUZIR: EVITAR COMPRAR COISAS QUE NÃO PRECISAMOS, PARA NÃO GERAR MUITO LIXO.

3. NO BAIRRO – NO NOSSO BAIRRO, É IMPORTANTE NÃO JOGAR LIXO NAS RUAS. QUANDO VEMOS UMA LIXEIRA, COLOCAMOS O LIXO DENTRO DELA. ASSIM, EVITAMOS QUE O LIXO VÁ PARAR NOS RIOS E PARQUES, MANTENDO NOSSO BAIRRO LIMPINHO E SAUDÁVEL.

4. NA CIDADE – NA NOSSA CIDADE, TEMOS LUGARES ESPECIAIS PARA LEVAR O LIXO, COMO PONTOS DE COLETA SELETIVA E RECICLAGEM. PODEMOS TAMBÉM PARTICIPAR DE CAMPANHAS DE LIMPEZA E AJUDAR A PLANTAR ÁRVORES.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE: QUANDO CUIDAMOS DO LIXO, AJUDAMOS A PROTEGER A NATUREZA. AS ÁRVORES, OS ANIMAIS E OS RIOS FICAM MAIS SAUDÁVEIS.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS: JOGAR LIXO NO LUGAR CERTO EVITA A PROLIFERAÇÃO DE MOSQUITOS, RATOS E OUTROS BICHINHOS QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS.

VAMOS TODOS JUNTOS CUIDAR DO NOSSO MUNDO, JOGANDO O LIXO NO LUGAR CERTO E SEMPRE PENSANDO NO QUE PODEMOS FAZER PARA AJUDAR A NATUREZA!


SUGESTÃO DE LEITURA

BUCHWEITZ, Donaldo. As cores da reciclagem. São Paulo: Ciranda Cultural, 2022.


VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS FAZER UMA LISTA DE ATITUDES QUE PODEMOS TER EM CASA PARA SEPARAR O LIXO.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 QUESTÃO 2

QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA LIXO?

(A) 2 

(B) 4

(C) 3

(D) 1


QUESTÃO 3

VOCÊ SABE DIZER QUAIS VOGAIS USAMOS PARA ESCREVER A PALAVRA REUTILIZAR?

(A) E – U – I – A

(B) O – E – U – I

(C) I – E – O – A

(D) U – E – A -O


QUESTÃO 4

VOCÊ SABE QUAL A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO NA PALAVRA NATU____ EZA

(A) B

(B) R

(C) T

(D) J


QUESTÃO 5

MARQUE A COR DA LIXEIRA QUE DEVEMOS JOGAR O PAPEL.

(A) AMARELA

(B) VERMELHA

(C) AZUL

(D) VERDE


QUESTÃO 6

O LIXO ORGÂNICO É?

(A) RESTOS DE ALIMENTOS

(B) PLÁSTICO

(C) METAL

(D) VIDRO


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:CIÊNCIAS DA NATUREZA
HABILIDADES:(EF01CI06) SELECIONAR EXEMPLOS DE COMO A SUCESSÃO DE DIAS E NOITES ORIENTA O RITMO DE ATIVIDADES DIÁRIAS DE SERES HUMANOS E DE OUTROS SERES VIVOS.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA 
BUCHWEITZ, Donaldo. As cores da reciclagem. São Paulo: Ciranda Cultural, 2022.