Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
CICLO MENSTRUAL E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
O ciclo menstrual é uma parte fundamental da vida reprodutiva feminina, e sua compreensão pode ser a chave para o autocuidado e a tomada de boas decisões. O ciclo geralmente ocorre aproximadamente de 28 em 28 dias, e é dividido em fases: a fase folicular, que se inicia com a menstruação; e a ovulação, que ocorre na fase lútea.
A menstruação dura em média de três a sete dias, durante os quais o revestimento uterino, preparado para uma possível gravidez, é expelido. Cerca de 14 dias depois da menstruação, na metade do ciclo, ocorre a ovulação. Durante a fase folicular, os ovários amadurecem um óvulo. Este processo é influenciado por hormônios como o estrogênio e o FSH (hormônio folículo-estimulante). Já a ovulação é o momento em que o óvulo é liberado, do ovário para a tuba uterina – demarcando a fase lútea.
A ovulação é crucial, pois marca a fase fértil do ciclo. Durante este período, a probabilidade de concepção é alta se houver relações sexuais sem proteção. Há também uma significativa produção de progesterona, preparando o útero para uma possível implantação de um óvulo fertilizado. Se não houver fertilização, os níveis hormonais caem e o ciclo recomeça, com a menstruação, alguns dias depois.
Os métodos contraceptivos são variados e podem ser classificados quanto à forma de ação. Entre os métodos de barreira, temos os preservativos masculinos e femininos, que impedem fisicamente a passagem dos espermatozoides e também oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Já os métodos hormonais, como a pílula anticoncepcional, os adesivos, os anéis vaginais e as injeções, funcionam principalmente inibindo a ovulação e alterando o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.
Existem também métodos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU), que pode ser de cobre, prata ou hormonal, e o implante subdérmico. Eles liberam hormônios ou criam um ambiente desfavorável para a sobrevivência dos espermatozoides no útero. Além disso, métodos cirúrgicos, como a laqueadura e a vasectomia são opções para quem não deseja mais ter filhos, pois podem ser irreversíveis. É essencial compreender que cada método tem seus efeitos colaterais e contra-indicações. Por exemplo, métodos hormonais podem causar alterações de humor, ganho de peso ou problemas cardiovasculares em algumas mulheres.
A educação sobre o ciclo menstrual e métodos contraceptivos deve ser contínua e abrangente, incluindo discussões sobre consentimento, relacionamentos saudáveis e o impacto das escolhas reprodutivas na vida pessoal e profissional. A informação correta pode empoderar jovens a tomar decisões que alinhem com seus objetivos de vida, promovendo saúde e autonomia.
QUESTÃO 1
Maria José, ao estudar sobre ciclo menstrual na escola, passou a anotar diariamente informações relacionadas ao seu humor, sensações corporais e secreção vaginal, para conhecer melhor como seu corpo funciona.
A) Quando e o que ocorre no primeiro dia do ciclo menstrual de uma mulher?
B) Qual é o período mais fértil na mulher? Explique, apontando também como é possível estimar esse momento no ciclo (suponha que o ciclo de Maria José iniciou na data marcada no calendário da imagem).
QUESTÃO 2
Em um certo dia, Maria José sentiu cólicas leves, seios sensíveis e secreção semelhante a clara de ovo. Nesse sentido, podemos afirmar que ela estava no período da
(A) menarca.
(B) menstruação.
(C) menopausa.
(D) ovulação.
QUESTÃO 3
A pílula anticoncepcional é utilizada em diversos contextos médicos, além da contracepção em si. Tratamento para ovários policísticos, acne, endometriose: lá está ela, em muitos casos. Entretanto, como qualquer medicamento, ela pode apresentar efeitos colaterais. Nesse sentido, têm-se questionado sobre a possibilidade de haver método semelhante direcionado aos homens, para que a responsabilidade reprodutiva seja dividida entre os casais. O texto “E a Pílula Masculina: cadê?”, de Madson de Moraes, da Revista Trip, discorre sobre esse tema. Leia alguns trechos dessa matéria:
A) O preservativo, masculino e feminino, é capaz não somente de prevenir a gravidez como também proteger ambos os parceiros sexuais de infecções sexualmente transmissíveis ISTs. Há outro método de barreira que apresenta essas mesmas vantagens? E comportamental? Discorra.
B) Você acha que o desenvolvimento de uma pílula anticoncepcional masculina é importante? Justifique a sua resposta, utilizando um dos trechos acima para embasar o seu ponto de vista.
QUESTÃO 4
A pílula anticoncepcional pode ser classificada como um método contraceptivo
(A) de barreira.
(B) comportamental.
(C) hormonal.
(D) intrauterino.
QUESTÃO 5
Por que, por Lei, há determinadas restrições para a realização da laqueadura e da vasectomia: como idade mínima, quantidade de filhos e autorização do cônjuge? Qual é a sua opinião sobre essa possível flexibilização para esses procedimentos?
QUESTÃO 6
Nos desenhos esquemáticos a seguir, marque com uma seta as estruturas que são submetidas à cirurgia, na laqueadura e na vasectomia:
SAIBA MAIS
Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI08-D) Analisar o ciclo menstrual regular, sua duração, ovulação e período fértil. (EF08CI09-A) Definir e diferenciar métodos contraceptivos, classificando-os quanto às formas de ação. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 25/03/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 25/03/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |