Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 16/08/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, estudaremos sobre a importância da respiração e da alimentação para a espécie humana. Conheceremos os órgãos e sistemas relacionados ao ato de respirar e se alimentar. Entenderemos sobre o trajeto feito pelo ar inspirado e expirado, bem como o que ocorre com o alimento após ser mastigado e deglutido.
Assista a videoaula abaixo com a temática: POR QUE COMEMOS E RESPIRAMOS?
Na videoaula acima, aprendemos que, através da respiração, o gás oxigênio é aproveitado pelo corpo humano, podendo ser captado pela cavidade nasal ou pela boca. Ele passa pela faringe, laringe, traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos, que são órgãos do sistema respiratório.
Sobre o sistema digestório, aprendemos que ele é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e é responsável pela digestão dos alimentos.
Compreendemos que o gás oxigênio e um nutriente chamado glicose são transportados pelo sistema cardiovascular às células, e que lá eles passam por uma transformação química, produzindo energia.
ATIVIDADE 1
Na videoaula, você pôde conhecer os órgãos que compõem o sistema digestório, respiratório e cardiovascular. Você percebeu que há um órgão comum ao sistema digestório e respiratório? No seu caderno de Ciências, escreva o nome desse órgão e, com suas próprias palavras, explique a estratégia que o corpo humano possui para evitar que o alimento seja conduzido ao sistema respiratório, reduzindo a incidência de engasgos.
ATIVIDADE 2
Para cada imagem abaixo, identifique os órgãos existentes. Descreva, em seu caderno, os nomes destes órgãos, suas principais funções e a quais sistema pertencem:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
IMAGEM 3
ATIVIDADE 3
De acordo com o que você estudou até aqui, responda no seu caderno de Ciências:
- Por que respirar pelo nariz é uma melhor opção do que respirar pela boca?
- Qual é a importância de mastigar bem, enquanto realiza uma refeição?
- Quais são as “matérias-primas” da energia? Como elas chegam até as células?
Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).
Referencial Bibliográfico | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018. |
Componente Curricular | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturante: (EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo. Complementares: (EF05CI06-B) Listar os componentes dos sistemas digestório e respiratório, explicando suas funções. (EF05CI06-C) Relacionar as funções desempenhadas pelos sistemas digestório e respiratório ao processo de nutrição do organismo. (EF05CI07-A) Identificar os componentes do sistema circulatório, explicando suas funções. |