Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
PLANETA ÁGUA
OBSERVE A IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/personagens-de-quadrinhos-diversidade-2029609/>. Acesso em: 04 mai. 2023.
QUESTÃO 1
Qual é o papel das águas descritas na canção de Guilherme Arantes “Água que nasce na fonte serena do mundo”? Marque um X na alternativa correta.
(A) Elas são responsáveis por causar inundações nas aldeias próximas.
(B) Elas trazem fertilidade ao sertão e matam a sede da população local.
(C) Elas são responsáveis por poluir as aldeias próximas.
(D) Elas causam doenças na população local.
QUESTÃO 2
O que o poema destaca sobre as águas escuras dos rios? Assinale a alternativa correta.
(A) Elas são limpas e cristalinas.
(B) Elas não são importantes para a população local.
(C) Elas trazem fertilidade ao sertão.
(D) Elas não são seguras para beber.
QUESTÃO 3
O planeta Terra é formado por 70% de água, em sua superfície líquida, porém apenas 1% dessa quantidade é adequada para o consumo. Como os seres humanos utilizam a água no seu dia a dia? Registre seis exemplos.
QUESTÃO 4
A outra parte do nosso planeta é composta por superfície terrestre (crosta), além da parte interna (manto e núcleo).
Observe que a imagem do planeta Terra não está completa. Faltam as superfícies e suas camadas. Complete a ilustração, escreva o nome de cada camada, e depois, faça um belo colorido.
QUESTÃO 5
Encontre, no caça-palavras, as palavras que faltam para completar as frases abaixo:
QUESTÃO 6
Pesquise a palavra “biosfera” no dicionário, com o auxílio de um adulto, e anote o significado da mesma, no espaço abaixo.
Biosfera significa: |
Agora, escolha uma estrofe da canção de Guilherme Arantes para representá-la através de uma bela ilustração.
SAIBA MAIS
Você já parou para pensar como os vulcões são formados e por que muitas pessoas moram ao redor deles? Para descobrir, clique no play!
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
Referências: | CAMADAS DA TERRA, Mundo Educação. UOL 2023. Disponível em: < https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm >. Acesso em: 09, ago. 2023. CAMADAS DA TERRA, Prepara Enem, 2022. Disponível em: <https://www.preparaenem.com/geografia/camadas-terra.htm>. Acesso em: 09, ago. 2023. COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, 1998. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |