ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PLANETA TERRA
O planeta Terra é fascinante! Está repleto de vida! Nele, existem aproximadamente nove milhões de espécies catalogadas pelos cientistas, porém acredita-se que há muito mais do que isso. Precisa ser muito grande para abrigar tantas espécies.
Visto lá de cima, é perceptível sua cor azulada, por conta da quantidade de água em sua superfície. Pensando no Sistema Solar, ele é o terceiro planeta a partir do Sol. Tem o formato de uma esfera, aproximadamente, o mesmo formato de uma bola.
Para estudá-lo são necessários inúmeros equipamentos, como: satélites, mapas, GPS, globo terrestre, dentre outros. Mas, para mantê-lo em perfeita harmonia, é necessário preservá-lo. Pense nisso!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Você estudou que o planeta Terra é banhado por água, em sua maior parte. No restante da superfície, há muito solo, em forma de serras, morros, planícies, etc. Pinte cada continente do mapa abaixo de acordo com a legenda:
LEGENDA:
América: verde
África: amarelo
Europa: vermelho
Ásia: laranja
Oceania: rosa
QUESTÃO 2
Localize no caça-palavras quatro palavras relacionadas ao planeta Terra e depois transcreva-as nas linhas ao lado.
QUESTÃO 3
Complete a frase:
Preservar o planeta Terra é importante porque ___________________________________.
QUESTÃO 4
A Terra não tem luz própria. De onde ela recebe luz e calor? Para responder a essa pergunta, faça uma bela ilustração. Após, compare seu desenho ao de seus colegas. Ótima partilha!
QUESTÃO 5
Segundo o texto, qual é a cor predominante do planeta Terra quando visto de cima? Assinale a alternativa correta.
(A) Amarela
(B) Verde
(C) Azulada
(D) Vermelha
QUESTÃO 6
Qual o equipamento mencionado no texto que não é utilizado para estudar o planeta Terra? Marque um X na alternativa correta.
(A) Satélites
(B) Mapas
(C) GPS
(D) Vídeo game
SAIBA MAIS
O planeta Terra está “pedindo socorro”! Clique no play e saiba mais.
Autora: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
Referência (s): | ÁGUA, Dia Mundial da. WWF-Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.wwf.org.br/?56622/22-de-maro-Dia-Mundial-da-gua#:~:text=22%20de%20mar%C3%A7o%20%C3%A9%20um,1%25%20%C3%A9%20pr%C3%B3pria%20para%20consumo.>.Acesso em: 09, ago. 2023. APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. CIÊNCIA, Meio Ambiente. Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm>.Acesso em: 09, ago. 2023. COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |