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Ciências da Natureza – Períodos geológicos

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. MARKCHENTX. Trilobite Fossil. Canva. Download em 25/03/2025.

PERÍODOS GEOLÓGICOS

Você sabia que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos? Para entender essa longa história, os cientistas dividiram o tempo em grandes intervalos chamados éons, que se subdividem em eras, períodos, épocas e idades. Cada um desses intervalos é definido por eventos significativos, como o surgimento ou extinção de espécies e mudanças climáticas importantes.

Principais Éons, Eras e Períodos

A história geológica da Terra é dividida em quatro grandes éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Os três primeiros compreendem cerca de 85% da história da Terra: desde a sua formação até cerca de 542 milhões de anos atrás. Durante essa fase, ocorreram a formação das primeiras rochas, o surgimento dos oceanos e o aparecimento dos primeiros seres vivos, como bactérias e algas.

O éon Fanerozoico é o mais recente e bem documentado, iniciando-se há aproximadamente 542 milhões de anos e se estendendo até os dias atuais. É dividido em três eras principais: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

  • Era Paleozoica (de 542 a 251 milhões de anos atrás): Compreende os períodos Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Foi marcada pelo surgimento de organismos mais complexos, como os primeiros peixes, insetos e plantas terrestres.
  • Era Mesozoica (de 251 milhões a 65,5 milhões de anos atrás): Inclui os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Conhecida como a era dos dinossauros, também testemunhou o aparecimento das primeiras aves e plantas com flores.
  • Era Cenozoica (de 65,5 milhões de anos atrás até hoj): Abrange os períodos Paleogeno, Neogeno e Quaternário. É marcada pelo desenvolvimento e diversificação dos mamíferos e pelo surgimento dos seres humanos.

Formação de fósseis e rochas sedimentares

Os fósseis são vestígios de seres vivos que habitaram a Terra em épocas muito antigas e que ficaram preservados em materiais como rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. A formação de um fóssil ocorre quando organismos mortos (ou partes deles) são rapidamente soterrados por sedimentos, como areia ou lama, antes que agentes como microrganismos decompositores, água da chuva e vento possam deteriorar o material. Com o passar do tempo, novas camadas de sedimentos se acumulam sobre os restos orgânicos, compactando-se e formando rochas sedimentares. Esse processo cria as condições ideais para a preservação de vestígios orgânicos, mesmo que, na maioria das vezes, ocorram transformações durante o processo.

Durante a fossilização, a matéria orgânica do organismo é gradualmente substituída por minerais que se infiltram na estrutura original, formando uma réplica mineralizada. Também é possível que partes mais duras, como ossos e conchas, deixem apenas impressões ou marcas na rocha, quando a matéria orgânica é completamente dissolvida, mas o formato do organismo é preservado. Esse tipo de processo é conhecido como fossilização por impressão.

Imagem 1. EDUCATION Resource Hub. Fossilization Process Science Educational Poster in Brown Style. Canva. Editado em 25/03/2025.

A maioria dos fósseis é encontrada em rochas sedimentares, justamente por sua forma de formação, que permite, mesmo que raramente, a preservação desses vestígios. Eles podem ser desde organismos inteiros até fragmentos, pegadas, fezes fossilizadas (conhecidas como coprólitos) ou até marcas de pele. Estudar fósseis encontrados em rochas sedimentares permite que os cientistas reconstituam a história da vida na Terra, associando a presença desses vestígios aos diferentes períodos geológicos.

Relação entre Fósseis, Rochas Sedimentares e Períodos Geológicos

Os fósseis são fundamentais para entender a história da vida na Terra e para a datação relativa das rochas. Determinados fósseis, conhecidos como fósseis de idade ou fósseis-guia, correspondem a espécies que existiram durante um curto intervalo de tempo geológico e tiveram ampla distribuição geográfica. A presença desses fósseis em camadas de rochas sedimentares permite aos cientistas correlacionar e datar essas camadas em diferentes regiões. ​

Por exemplo, as trilobitas (imagem 1), que viveram durante a era Paleozoica, são utilizadas como fósseis-guia para identificar rochas desse período. Assim, se uma camada de rocha sedimentar contém trilobitas, é provável que essa camada tenha se formado durante a era Paleozoica. ​

Os fósseis e as rochas sedimentares são como páginas de um livro que conta a história da Terra. Ao estudá-los, os cientistas podem reconstruir ambientes antigos, entender mudanças climáticas passadas e até prever possíveis mudanças futuras.

Assista ao vídeo sobre períodos geológicos:

Responda às questões:

QUESTÃO 1

Os fósseis são frequentemente encontrados em rochas sedimentares porque:

(A) elas se formam pelo resfriamento rápido da lava, assim preservando os fósseis.
(B) seus minerais têm propriedades, desconhecidas, que evitam a decomposição.
(C) se formam a partir da compactação de sedimentos que cobrem os restos orgânicos.
(D) elas são compostas principalmente por metais que absorvem organismos mortos.

QUESTÃO 2

Proponha um experimento ou um método para demonstrar em sala de aula como os fósseis podem se formar em rochas sedimentares, utilizando materiais acessíveis.

QUESTÃO 3

Avalie a importância dos fósseis-guia na datação relativa das rochas sedimentares e explique como eles contribuem para a reconstituição da história geológica da Terra.

QUESTÃO 4

Um paleontólogo encontra um fóssil de trilobita em uma camada de rocha. Com base nisso, ele conclui que essa rocha provavelmente se formou durante a Era

(A) Paleozoica.
(B) Mesozoica.
(C) Cenozoica.
(D) Arqueana.

QUESTÃO 5

Imagine que você encontra uma rocha sedimentar contendo pegadas fossilizadas. Esse tipo de fóssil é chamado de fóssil

(A) de idade.
(B) coprólito.
(C) de impressão.
(D) mineralizado.

QUESTÃO 6

Você encontrou vários tipos de fósseis diferentes: uma pegada, um osso mineralizado, um coprólito e uma impressão de folha. Organize-os em categorias e explique por que cada um se forma de maneira diferente.

QUESTÃO 7

A Era dos dinossauros, marcada pelo surgimento das primeiras aves e plantas com flores, corresponde à Era

(A) Paleozoica.
(B) Mesozoica.
(C) Cenozoica.
(D) Proterozoica.

QUESTÃO 8

Reflita sobre a seguinte questão: “Se os dinossauros não tivessem sido extintos no final do período Cretáceo, como você acha que a vida na Terra seria hoje?” Registre as suas ideias principais e apresente conclusões.

QUESTÃO 9

Durante a era Cenozoica, que ainda está em curso, ocorreu o(a)

(A) surgimento das primeiras algas.
(B) extinção de diversos dinossauros.
(C) surgimento dos primeiros trilobitas.
(D) formação dos primeiros oceanos.

QUESTÃO 10

O Éon que inclui o surgimento dos primeiros seres vivos, como bactérias e algas, é chamado de

(A) Fanerozoico.
(B) Hadeano.
(C) Arqueano.
(D) Cenozoico.

QUESTÃO 11

Crie um mapa mental ou um esquema que mostre as principais eras e períodos geológicos, usando cores e símbolos para diferenciar cada um. Indique quais tipos de fósseis são mais comuns em cada período.


Autoria:Prof.ª M.ª Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objeto(s) de conhecimento:Terra e Universo: Períodos geológicos
Habilidades:(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Referências:BRASIL. Breve História da Terra. Serviço Geológico do Brasil – Ministério de Minas e Energia.  Disponível em <https://www.sgb.gov.br/breve-historia-da-terra>. Acesso em 26/03/2025.

______. O que são e como se formam os fósseis? Serviço Geológico do Brasil – Ministério de Minas e Energia.  Disponível em <https://www.sgb.gov.br/o-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis#:~:text=F%C3%B3sseis%20s%C3%A3o%20restos%20ou%20vest%C3%ADgios,(ex.:%20pegadas)>. Acesso em 26/03/2025.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 03/02/2025.

CIÊNCIA Hoje das Crianças. O dinossauro cearense. Disponível em <https://chc.org.br/o-dinossauro-cearense/>. Acesso em 31/03/2025.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 03/02/2025.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 03/02/2025.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 03/02/2025.

INSTITUTO de Geociências. Artrópodes Fósseis. Geociências USP. Disponível em <https://didatico.igc.usp.br/fosseis/artropodes-fosseis/>. Acesso em 26/03/2025.

MUSEU Nacional UFRJ. Fósseis. Evolução da Vida. Disponível em <https://museunacional.ufrj.br/guiaMN/Guia/paginas/2/fosseis.htm>. Acesso em 26/03/2025.