Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
“OS TIPOS DE SOLO E AS PLANTAS”
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Releia o texto acima. Após, identifique e redija as principais características dos solos.
QUESTÃO 2
De acordo com o texto, as plantas se desenvolvem melhor em determinado solo.
Ligue a planta ao tipo de solo de sua preferência.
QUESTÃO 3
Faça uma ilustração, embasada no texto, que represente o tipo de solo que desejar. Após, marque o solo escolhido.
QUESTÃO 4
Com a ajuda dos seus familiares, pegue uma amostra do solo húmifero, compare-a com outro tipo de solo e responda: o que eles têm de diferente?
Anote suas observações:
QUESTÃO 5
Segundo a autora, qual tipo de solo é ideal para atividades agrícolas devido à presença de matéria orgânica? Assinale a alternativa correta.
(A) Solo arenoso
(B) Solo argiloso
(C) Solo calcário
(D) Solo humífero
QUESTÃO 6
Por que o solo calcário é preferido nas indústrias? Assinale a alternativa correta.
(A) Porque é ideal para o cultivo de palmeiras.
(B) Porque retém muita água.
(C) Devido à sua alta concentração de cálcio.
(D) Porque é usado na fabricação de cerâmicas.
SAIBA MAIS
SABE AQUELA PLANTINHA QUE PARECE QUE ESTÁ MORRENDO, SEM VIDA, SEM BOA COLORAÇÃO?! RENOVANDO O SOLO HÁ ESPERANÇA PARA ELA! DÊ O PLAY E SAIBA MAIS:
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc |
Referências: | COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. O QUE É, E COMO SE FORMA O SOLO?, EMBRAPA, 2022. Disponível em: <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/solos/-/asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false#:~:text=O%20solo%20%C3%A9%20o%20resultado,lenta%20no%20relevo%20da%20terra.>. Acesso em: 18, out. 2022. SOLO, Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>.Acesso em: 18, out. 2022. SOLO, Mundo Educação UOL, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>.Acesso em: 18, out. 2022. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |