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Ciências da Natureza – Os Tipos de solo

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.


“OS TIPOS DE SOLO E AS PLANTAS”

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:


Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/ancestral-cer%c3%a2mica-potes-argila-2179091/>. Acesso em 22, ago. 2023.

QUESTÃO 1

Releia o texto acima. Após, identifique e redija as principais características dos solos.

QUESTÃO 2

De acordo com o texto, as plantas se desenvolvem melhor em determinado solo.

Ligue a planta ao tipo de solo de sua preferência.

QUESTÃO 3

Faça uma ilustração, embasada no texto, que represente o tipo de solo que desejar. Após, marque o solo escolhido.

QUESTÃO 4

Com a ajuda dos seus familiares, pegue uma amostra do solo húmifero, compare-a com outro tipo de solo e responda: o que eles têm de diferente?

Anote suas observações:

QUESTÃO 5

Segundo a autora, qual tipo de solo é ideal para atividades agrícolas devido à presença de matéria orgânica? Assinale a alternativa correta.

(A) Solo arenoso

(B) Solo argiloso

(C) Solo calcário

(D) Solo humífero

QUESTÃO 6

Por que o solo calcário é preferido nas indústrias? Assinale a alternativa correta.

(A) Porque é ideal para o cultivo de palmeiras.

(B) Porque retém muita água.

(C) Devido à sua alta concentração de cálcio.

(D) Porque é usado na fabricação de cerâmicas.

SAIBA MAIS

SABE AQUELA PLANTINHA QUE PARECE QUE ESTÁ MORRENDO, SEM VIDA, SEM BOA COLORAÇÃO?! RENOVANDO O SOLO HÁ ESPERANÇA PARA ELA! DÊ O PLAY E SAIBA MAIS:

Canal Danielle Assis “Ciências da Natureza: Renovando o Solo!”. Disponível em: <https://youtu.be/mgJNIitS9XY>. Acesso 22, ago. 2023.
Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc
Referências:COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.  

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25.  

O QUE É, E COMO SE FORMA O SOLO?, EMBRAPA, 2022. Disponível em: <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/solos/-/asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false#:~:text=O%20solo%20%C3%A9%20o%20resultado,lenta%20no%20relevo%20da%20terra.>. Acesso em: 18, out. 2022.  

SOLO, Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>.Acesso em: 18, out. 2022.  

SOLO, Mundo Educação UOL, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>.Acesso em: 18, out. 2022.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)