You are currently viewing Ciências da Natureza: ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Ciências da Natureza: ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano/Agrupamento G do Ciclo da Adolescênci– foi veiculada na TV no dia 17/08/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, estudaremos um breve histórico acerca do conhecimento sobre as células e de alguns cientistas envolvidos. Compreenderemos a importância das células e suas estruturas principais. Finalmente, conheceremos os níveis de organização do corpo humano.

Fonte: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Adipocitos_en_tejido_adiposo_cerdo.jpg>.

Assista a videoaula abaixo com a temática: ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

7º ano – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, compreendemos que a manifestação de vida ocorre somente no interior de um ambiente celular. Entendemos que a célula representa a unidade funcional e estrutural dos seres vivos, é delimitada pela membrana celular ou membrana plasmática, possui em seu interior um ambiente aquoso chamado citosol e também material genético, às vezes presente no interior de um núcleo. Aprendemos ainda que o conjunto de células semelhantes, com funções específicas, forma tecidos; e que tecidos diferentes formam órgãos que, por sua vez, compõem os sistemas.

ATIVIDADE 1

Na videoaula, foi possível compreender que a célula é a unidade estrutural e funcional básica dos seres vivos. Nesse sentido, no seu caderno de Ciências, faça um desenho esquemático de uma célula animal, apresentando as suas estruturas. Caso seja possível, deixe o seu desenho colorido!

ATIVIDADE 2

Nós, seres humanos, somos organismos pluricelulares, apresentando tipos diferentes de células e, consequentemente, tipos variados de tecidos. Pesquise, na internet ou em livros de Ciências ou Biologia, o nome de dois tecidos humanos. Para cada um desses tecidos, anote no seu caderno, o nome que ele possui, esquematize-o e se possível, o deixe colorido.

ATIVIDADE 3

Para cada uma das imagens apresentadas a seguir, escreva se ela corresponde a célula, tecido, órgão, sistema ou organismo:

IMAGEM 1

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CG_Heart.gif

IMAGEM 2

Fonte: https://pixabay.com/es/vectors/cuerpo-humano-sistema-circulatorio-311864

IMAGEM 3

Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Portrait_of_Matthias_Jacob_Schleiden_Wellcome_M0016612.jpg

Referencial BibliográficoCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
 HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

Complementar:
(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.