Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DO SISTEMA SOLAR
No passado, acreditava-se que a Terra estava situada no centro do Universo, na chamada Teoria Geocêntrica. Hoje sabemos que ela orbita uma grande estrela, que chamamos de Sol, juntamente com outros sete planetas. Esse sistema é um dos vários que existem na nossa galáxia (Via Láctea), que é uma dentre as diversas galáxias da infinitude do Universo.
O Sistema Solar é composto pelo Sol, quatro planetas rochosos, quatro gigantes gasosos, além de uma infinidade de corpos menores, como asteroides, cometas e planetas anões. O Sol, essa poderosa esfera de plasma, é a fonte de energia que mantém o equilíbrio dinâmico do Sistema Solar. Vale ressaltar o fato de ele é apenas uma estrela entre centenas de bilhões na Via Láctea.
Os quatro planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), como o nome sugere, são caracterizados por suas superfícies sólidas e, em sua maioria, por atmosferas relativamente delgadas. Mercúrio é o menor e mais próximo do Sol. Ele enfrenta extremos de temperatura que vão de -170°C durante a noite a 430°C durante o dia. Vênus, embora seja o segundo planeta, é o mais quente devido ao seu efeito estufa descontrolado, que eleva sua temperatura média para cerca de 465°C!
Nosso planeta, a Terra, é um oásis em meio à vastidão do espaço, com água em estado líquido, uma atmosfera rica em oxigênio e uma biodiversidade única. Marte, o planeta vermelho, com seu terreno árido e vulcões gigantescos, como o Monte Olimpo, intriga cientistas com a possibilidade de já ter abrigado água líquida e, quem sabe, vida em algum momento do passado.
Quanto aos planetas gigantes gasosos, são eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são conhecidos por suas atmosferas espessas, compostas principalmente de hidrogênio e hélio. Júpiter, o maior de todos, tem também região que apresenta a Gigante Mancha Vermelha: uma tempestade que ocorre há pelo menos 300 anos, e que é tão grande que poderia engolir a Terra inteira. Saturno, por sua vez, é reconhecido por seu impressionante sistema de anéis, composto de poeira cósmica, gelo e rocha.
Urano e Netuno, os gigantes gelados, têm temperaturas que podem cair para cerca de -220°C. Urano tem a peculiaridade de girar de lado, talvez devido a uma colisão com um corpo massivo no passado, enquanto Netuno é conhecido por seus ventos incrivelmente fortes, que atingem velocidades de até 2.100 km/h.
Além dos planetas, o Sistema Solar abriga corpos menores, como os asteroides, que residem principalmente no Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter; os cometas, formados de gelo e poeira, com suas caudas brilhantes; e também os planetas anões, como Plutão. Embora tenha sido reclassificado, de planeta para planeta anão, Plutão continua a despertar curiosidade e debate entre astrônomos e entusiastas.
Em um mundo onde ainda lutamos para explorar completamente nosso próprio Sistema Solar, a ideia de que há bilhões de outros sistemas planetários em bilhões de outras galáxias é ao mesmo tempo deslumbrante e um convite à humildade. Cada planeta, cada estrela, cada galáxia é um lembrete da complexidade e da beleza do Universo.
QUESTÃO 1
Vivemos no Planeta Terra, situado no Sistema Solar. Este é um sistema planetário situado na Via Láctea. Uma galáxia é (I). Nossa Galáxia, Via Láctea, tem esse nome porque (II).
Podemos substituir (I) e (II), respectivamente, por
(A) “um grande aglomerado de planetas” e “ser composta principalmente por estrelas brancas”.
(B) “uma nuvem de gás e poeira espacial” e “é composta principalmente por poeira interestelar”.
(C) “um conjunto de buracos negros e planetas” e “é a maior galáxia do universo”.
(D) “um sistema de estrelas, planetas, poeira e gás ligados” e “vista da Terra, parece um rastro de leite”.
QUESTÃO 2
Nosso planeta está situado no Sistema Solar. Sobre o tema julgue as frases abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
I. ( ) O Sistema Solar possui quatro planetas rochosos e quatro planetas gasosos.
II. ( ) Os planetas gasosos são os mais próximos ao Sol e os planetas rochosos estão mais distantes do Sol.
III. ( ) A Terra é um planeta gasoso, sendo também o único a possuir uma atmosfera e água.
IV. ( )Há, na Via Láctea, vários sistemas planetários além do Sistema Solar.
A ordem correta de preenchimento é
(A) F, F, F e F.
(B) V, V, V e V.
(C) V, F, V e F.
(D) F, V, F e V.
Você certamente já ouviu falar sobre Plutão. Leia com atenção o texto a seguir, que é uma adaptação da produção de Nathalia Fonseca “O admirável mundo distante e frio de Plutão”, para responder às questões 3 e 4:
QUESTÃO 3
Plutão é considerado um planeta anão porque ele
(A) não é o corpo dominante em sua órbita, compartilhando-a com outros objetos.
(B) é menor do que qualquer outro planeta do Sistema Solar.
(C) tem uma atmosfera muito fina, composta de nitrogênio e metano.
(D) está localizado na região mais distante do Sistema Solar.
QUESTÃO 4
O que é um satélite natural? Quantos satélites naturais Plutão possui?
QUESTÃO 5
Associe as colunas, inserindo entre os parêntesis o número correspondente ao corpo celeste descrito.
I. Asteroide II. Meteoroide III. Cometa IV. Meteoro V. Meteorito | ( ) Pequeno corpo rochoso ou metálico que viaja pelo espaço e pode entrar na atmosfera da Terra. ( ) Corpo rochoso ou metálico que sobrevive à passagem pela atmosfera e atinge a superfície da Terra. ( ) Pequeno corpo celeste, menor que um asteroide, que orbita o Sol e pode se tornar um meteoro. ( ) Fenômeno luminoso que ocorre quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre e se queima. ( ) Corpo celeste composto por gelo, poeira e rochas, que forma uma cauda quando se aproxima do Sol. |
A ordem correta de preenchimento é
(A) III, IV, I, V e II.
(B) II, V, I, IV e III.
(C) I, III, V, II e IV
(D) IV, II, V, III e I.
SAIBA MAIS
Você sabe o porquê de cada nome dos planetas do Sistema Solar? Será que, de alguma forma, isso nos remete à mitologia? Saiba as respostas no vídeo abaixo, da professora Mariana Araguaia!
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF09CI14) Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar, Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores, assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia, a Via Láctea, e dela no Universo: apenas uma galáxia dentre bilhões. |
Referências | BARBOSA, Cássio. A Passagem da New Horizons por Plutão. Observatório G1. Disponível em https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/blog/observatorio/post/passagem-da-new-horizons-por-plutao.html. Acesso em 27/08/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 09/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 09/04/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 9º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. JORNAL da Unesp. Grupo de pesquisa se destaca no uso de IA para estudar os corpos menores do Sistema Solar. Reportagens. Disponível em https://jornal.unesp.br/2024/06/27/grupo-de-pesquisa-se-destaca-no-uso-de-ia-para-estudar-os-corpos-menores-do-sistema-solar/#:~:text=A%20categoria%20dos%20corpos%20menores,esp%C3%A9cie%20de%20%E2%80%9Cf%C3%B3sseis%E2%80%9D%20astron%C3%B4micos. Acesso em 27/08/2024. |