ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Misturando Sabores: O Suco Natural
Você já fez um suco em casa?
Quando misturamos água e suco de laranja espremido, estamos criando uma mistura! Uma mistura é quando juntamos duas ou mais substâncias e elas continuam com suas características. Podemos observar algumas propriedades dessa mistura, como seu estado físico, sua cor e até mesmo o sabor.
Quando colocamos o suco da laranja na água, ele se espalha por todo o líquido, formando uma mistura homogênea, ou seja, não conseguimos ver as partes separadas. Já se misturarmos água e areia, por exemplo, veremos que os dois não se juntam completamente, formando uma mistura heterogênea.
Além da cor e do sabor, podemos perceber outras características dessa mistura. O suco é líquido, assim como a água. Mas e se colocarmos gelo? Teremos dois estados físicos na mistura: sólido (o gelo) e líquido (o suco). Se deixarmos o copo em um dia quente, podemos até ver pequenas bolhas subindo, que são partículas do suco evaporando e indo para o ar, ou seja, virando gás!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1
O suco de laranja com água é um exemplo de mistura homogênea porque
A) podemos ver as partes separadas.
B) a cor e o sabor ficam iguais em toda a mistura.
C) o suco se separa da água após um tempo.
D) A laranja forma pedaços sólidos no copo.
QUESTÃO 2
Quando colocamos gelo no suco, temos uma mistura com
A) apenas o estado líquido.
B) dois estados físicos: sólido e líquido.
C) três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
D) nenhuma mudança na mistura.
QUESTÃO 3
Explique por que o suco de laranja com água é uma mistura e como podemos identificar suas características físicas.
QUESTÃO 4
Em casa, misture água com diferentes ingredientes, como açúcar, sal e farinha. Observe e anote o que acontece.
___
Alguma dessas misturas desaparece na água?
Alguma fica separada?
O que isso nos ensina sobre misturas homogêneas e heterogêneas?
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e, Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI01-A) Identificar misturas no cotidiano, reconhecendo sua composição, com base nas propriedades físicas observáveis, como estados físicos (sólido, líquido e gasoso), cor, dureza. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Misturas. Escola Kids, UOL, 2025. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/misturas.htm>. Acesso em: 18, fev. 2025. Misturas homogêneas e heterogêneas. Toda Matéria, 2025. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/misturas-homogeneas-e-heterogeneas/>. Acesso em: 18, fev. 2025. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |