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CIÊNCIAS DA NATUREZA – O que são misturas?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Misturando Sabores: O Suco Natural

Você já fez um suco em casa?

Quando misturamos água e suco de laranja espremido, estamos criando uma mistura! Uma mistura é quando juntamos duas ou mais substâncias e elas continuam com suas características. Podemos observar algumas propriedades dessa mistura, como seu estado físico, sua cor e até mesmo o sabor.

Quando colocamos o suco da laranja na água, ele se espalha por todo o líquido, formando uma mistura homogênea, ou seja, não conseguimos ver as partes separadas. Já se misturarmos água e areia, por exemplo, veremos que os dois não se juntam completamente, formando uma mistura heterogênea.

Além da cor e do sabor, podemos perceber outras características dessa mistura. O suco é líquido, assim como a água. Mas e se colocarmos gelo? Teremos dois estados físicos na mistura: sólido (o gelo) e líquido (o suco). Se deixarmos o copo em um dia quente, podemos até ver pequenas bolhas subindo, que são partículas do suco evaporando e indo para o ar, ou seja, virando gás!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

O suco de laranja com água é um exemplo de mistura homogênea porque

A) podemos ver as partes separadas.

B) a cor e o sabor ficam iguais em toda a mistura.

C) o suco se separa da água após um tempo.

D) A laranja forma pedaços sólidos no copo.

QUESTÃO 2

Quando colocamos gelo no suco, temos uma mistura com

A) apenas o estado líquido.

B) dois estados físicos: sólido e líquido.

C) três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

D) nenhuma mudança na mistura.

QUESTÃO 3

Explique por que o suco de laranja com água é uma mistura e como podemos identificar suas características físicas.

QUESTÃO 4

Em casa, misture água com diferentes ingredientes, como açúcar, sal e farinha. Observe e anote o que acontece.

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Alguma dessas misturas desaparece na água?

Alguma fica separada?

O que isso nos ensina sobre misturas homogêneas e heterogêneas?


Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  
Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  
Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e, Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI01-A) Identificar misturas no cotidiano, reconhecendo sua composição, com base nas propriedades físicas observáveis, como estados físicos (sólido, líquido e gasoso), cor, dureza.  
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

Misturas. Escola Kids, UOL, 2025. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/misturas.htm>. Acesso em: 18, fev. 2025.   

Misturas homogêneas e heterogêneas. Toda Matéria, 2025. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/misturas-homogeneas-e-heterogeneas/>. Acesso em: 18, fev. 2025.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)