Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Releia a história em quadrinhos da turma da Mônica. Observe atentamente o solo, a plantinha e o Horácio. Dos personagens, quem não acreditava mais em sua utilidade? Por quê?
QUESTÃO 2
Observe novamente o solo, na ilustração acima.
O que é solo? Escolha abaixo, algumas palavras, para completar o conceito de solo.
QUESTÃO 3
Identifique no caça-palavras quatro características que compõem o solo.
QUESTÃO 4
O solo será fértil se em sua composição tiver restos de vegetais, como folhas, galhos, raízes, cascas etc., e pequenos animais, como minhocas, formigas, fungos, excreções de animais. Ilustre um solo fértil.
QUESTÃO 5
O solo é uma camada complexa e vital da crosta terrestre formada por meio de processos físicos, químicos e biológicos ao longo do tempo. Sua formação contínua e sua composição variada desempenham um papel essencial na manutenção da vida na Terra. A formação do solo é um processo lento e contínuo, que pode levar centenas ou até milhares de anos para a formação de apenas alguns centímetros de solo. A qualidade do solo é crucial para a agricultura, pois influencia a disponibilidade de nutrientes, a retenção de água e a capacidade de suporte às plantas. Além disso, o solo desempenha um papel fundamental na filtragem e purificação da água, no ciclo de nutrientes e no armazenamento de carbono.
Segundo o texto, qual é o papel essencial do solo na manutenção da vida na Terra? Assinale a alternativa correta.
(A) Retenção de água
(B) Armazenamento de carbono
(C) Disponibilidade de nutrientes
(D) Todas as alternativas anteriores
QUESTÃO 6
Segundo o enunciado da questão anterior, qual é a importância do solo na agricultura? Assinale a alternativa correta.
(A) Influencia a disponibilidade de nutrientes para as plantas
(B) Contribui para a retenção de água necessária para o crescimento das plantas
(C) Desempenha um papel crucial na capacidade de suporte às plantas
(D) Todas as alternativas anteriores
SAIBA MAIS
Será que a contaminação do solo pode prejudicar o meio ambiente? Clique no play e saiba mais.
Autora: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade, etc. |
Referências: | COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012. NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. O QUE É, E COMO SE FORMA O SOLO?, EMBRAPA, 2022. Disponível em: <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/solos/-/asset_publisher/1ZCT5VQ5Hj1S/content/o-que-e-e-como-se-forma-o-solo-/1355746?inheritRedirect=false#:~:text=O%20solo%20%C3%A9%20o%20resultado,lenta%20no%20relevo%20da%20terra.>. Acesso em 22, ago. 2023. SOLO, Escola Kids, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>. Acesso em 22, ago. 2023. SOLO, Mundo Educação UOL, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>. Acesso em 22, ago. 2023. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |