You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O que são os ciclos da matéria e da energia?

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O que são os ciclos da matéria e da energia?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Ciclo da Matéria e da Energia

O Ciclo da Matéria e da Energia
No vasto campo da natureza,
Tudo flui em eterna correnteza.
Matéria e energia a dançar,
Numa dança que não pode parar.

O carbono viaja pelo ar,
Para nas plantas se transformar.
O ciclo do nitrogênio é vital,
Para a vida animal e vegetal.

A água em seu ciclo constante,
Da terra ao céu, flui abundante.
Fósforo e enxofre também têm seu lugar,
Para a vida na Terra sustentar.

Energia do sol a brilhar,
Para os produtores a vida dar.
Dos herbívoros aos predadores,
Cada ser tem seus valores.

Decompositores em ação,
Reciclando a matéria no chão.
Assim a vida continua a girar,
Num ciclo eterno, sem parar.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Um poema é uma forma de expressão literária que utiliza a linguagem de maneira artística e estilizada para evocar emoções, transmitir ideias e pintar imagens mentais. No poema acima a ideia é transmitir o conceito de ciclo da matéria e da energia. Pensando nisso, esses ciclos são essenciais para a

(A) formação de rochas sedimentares.

(B) manutenção dos ecossistemas.

(C) produção de energia não renovável.

(D) construção de cidades.

QUESTÃO 2

O ciclo do carbono é crucial para a regulação do clima, a produção de alimentos e a sustentação da vida no planeta. Ele envolve a troca de carbono entre

(A) apenas a atmosfera e a hidrosfera.

(B) a atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera.

(C) a biosfera e a litosfera somente.

(D) a hidrosfera e a litosfera.

QUESTÃO 3

Releia e interprete a 4ª estrofe do poema através de uma ilustração caprichada.

QUESTÃO 4

É hora do jogo! Você tem 2 minutos para completar as três colunas. Valendo!


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.  

Graduanda em:
– Nutrição.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI05-A) Identificar e descrever os ciclos da matéria e da energia, reconhecendo a participação dos microrganismos.  
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.  

Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 15, jul. 2024.  

Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 15, jul. 2024.  

Os 10 maiores produtores do reino animal, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/maiores-predadores-do-mundo-animal/#:~:text=Os%20animais%20predadores%20s%C3%A3o%20os,e%20adaptados%20para%20a%20ca%C3%A7a>. Acesso em: 15, jul. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)