ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ciclo da Matéria e da Energia
O Ciclo da Matéria e da Energia
No vasto campo da natureza,
Tudo flui em eterna correnteza.
Matéria e energia a dançar,
Numa dança que não pode parar.
O carbono viaja pelo ar,
Para nas plantas se transformar.
O ciclo do nitrogênio é vital,
Para a vida animal e vegetal.
A água em seu ciclo constante,
Da terra ao céu, flui abundante.
Fósforo e enxofre também têm seu lugar,
Para a vida na Terra sustentar.
Energia do sol a brilhar,
Para os produtores a vida dar.
Dos herbívoros aos predadores,
Cada ser tem seus valores.
Decompositores em ação,
Reciclando a matéria no chão.
Assim a vida continua a girar,
Num ciclo eterno, sem parar.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Um poema é uma forma de expressão literária que utiliza a linguagem de maneira artística e estilizada para evocar emoções, transmitir ideias e pintar imagens mentais. No poema acima a ideia é transmitir o conceito de ciclo da matéria e da energia. Pensando nisso, esses ciclos são essenciais para a
(A) formação de rochas sedimentares.
(B) manutenção dos ecossistemas.
(C) produção de energia não renovável.
(D) construção de cidades.
QUESTÃO 2
O ciclo do carbono é crucial para a regulação do clima, a produção de alimentos e a sustentação da vida no planeta. Ele envolve a troca de carbono entre
(A) apenas a atmosfera e a hidrosfera.
(B) a atmosfera, biosfera, litosfera e hidrosfera.
(C) a biosfera e a litosfera somente.
(D) a hidrosfera e a litosfera.
QUESTÃO 3
Releia e interprete a 4ª estrofe do poema através de uma ilustração caprichada.
QUESTÃO 4
É hora do jogo! Você tem 2 minutos para completar as três colunas. Valendo!
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Graduanda em: – Nutrição. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI05-A) Identificar e descrever os ciclos da matéria e da energia, reconhecendo a participação dos microrganismos. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 15, jul. 2024. Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 15, jul. 2024. Os 10 maiores produtores do reino animal, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/maiores-predadores-do-mundo-animal/#:~:text=Os%20animais%20predadores%20s%C3%A3o%20os,e%20adaptados%20para%20a%20ca%C3%A7a>. Acesso em: 15, jul. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |