You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – O papel dos fungos e bactérias na decomposição

CIÊNCIAS DA NATUREZA – O papel dos fungos e bactérias na decomposição

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O papel dos fungos e bactérias na decomposição

Quando observamos frutas em processo de apodrecimento, é comum notar o aparecimento de manchas brancas, verdes, ou pretas na sua superfície. Essas manchas são sinais da presença de fungos, organismos vivos que desempenham um papel crucial no processo de decomposição. Os fungos são decompositores naturais, responsáveis por quebrar a matéria orgânica, como frutas, em substâncias mais simples que podem ser reutilizadas pelo meio ambiente.

O processo de decomposição realizado pelos fungos é essencial para o ciclo da vida. Ao decompor frutas, os fungos liberam nutrientes essenciais no solo, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são absorvidos por plantas e outros organismos, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, os fungos ajudam a prevenir o acúmulo de matéria orgânica morta na natureza, o que poderia causar desequilíbrios ambientais.

Esse processo é especialmente visível nas frutas, que por serem ricas em açúcares e umidade, criam um ambiente propício para o desenvolvimento dos fungos. As frutas que entram em decomposição não só ajudam a reciclar nutrientes, mas também oferecem uma oportunidade educativa para compreendermos a importância dos fungos no meio ambiente.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Consumir frutas é essencial porque elas fornecem vitaminas, minerais e fibras que são fundamentais para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do corpo. O  papel principal dos fungos no processo de decomposição de frutas é

(A) produzir oxigênio.

(B) decompor a matéria orgânica.

(C) criar novos tipos de frutas.

(D) prevenir o crescimento de bactérias.

QUESTÃO 2

Frutas ricas em fibras, como maçã, pera e laranja, ajudam na digestão e promovem a saciedade, porém não devem ser consumidas quando estiverem apodrecidas.

As frutas são um ambiente ideal para o crescimento de fungos porque

(A) são secas e duras.

(B) são ricas em açúcares e umidade.

(C) têm pouca luz.

(D) não têm nutrientes.

QUESTÃO 3

De que forma a decomposição das frutas por fungos pode ser considerada benéfica para o meio ambiente?

QUESTÃO 4

A reciclagem de matéria orgânica, como restos de alimentos e plantas, transforma esses resíduos em composto, enriquecendo o solo com nutrientes e reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.

Ilustre três exemplos de material orgânico (que pode ser utilizado em composteira) e três exemplos de material não comestível.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.

Graduanda em:
– Nutrição.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Referência (s):Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

Fungos, Bactérias e Fungos, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/fungos-bacterias-e-virus/#:~:text=Os%20fungos%20seres%20eucariontes%20e,fazem%20parte%20do%20Reino%20Monera.>. Acesso em: 29, jul. 2024.

Conhecendo Melhor os Fungos e Bactérias. Nova Escola, 2024. Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/4ano/ciencias/conhecendo-melhor-os-fungos-e-bacterias/2876.>. Acesso em: 12, ago. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)