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CIÊNCIAS DA NATUREZA – O NASCENTE E O POENTE

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


O NASCENTE E O POENTE

ERA UMA VEZ UM SOL BRILHANTE E SORRIDENTE, QUE TODOS OS DIAS ACORDAVA BEM CEDINHO NO HORIZONTE. ELE ADORAVA SAIR DE TRÁS DAS MONTANHAS E MOSTRAR PARA TODO MUNDO QUE UM NOVO DIA ESTAVA COMEÇANDO. AS CRIANÇAS, CURIOSAS E CHEIAS DE IMAGINAÇÃO, OBSERVAVAM MARAVILHADAS ESSE ESPETÁCULO MATINAL.

MAS O SOL TAMBÉM TINHA UM SEGREDO, ALGO MÁGICO QUE ELE FAZIA QUANDO ESTAVA NA HORA DE IR EMBORA. NO FINAL DA TARDE, QUANDO O DIA ESTAVA CHEGANDO AO FIM, O SOL DESCIA DEVAGARINHO E DESAPARECIA ATRÁS DAS MONTANHAS. AS CRIANÇAS, ATENTAS, PERCEBIAM QUE O SOL ESTAVA INDO DESCANSAR DEPOIS DE UM DIA INTEIRO DE BRILHO E CALOR.

E FOI ASSIM QUE AS CRIANÇAS APRENDERAM A ASSOCIAR OS LUGARES ONDE O SOL APARECIA E DESAPARECIA COM DUAS PALAVRAS ESPECIAIS: NASCENTE E POENTE. NASCENTE ERA O NOME DADO AO LOCAL ONDE O SOL NASCIA, BEM CEDINHO, LÁ NO HORIZONTE. ERA COMO SE O SOL ESTIVESSE “NASCENDO” PARA UM NOVO DIA, ESPALHANDO LUZ E ALEGRIA POR TODO LUGAR.

JÁ O POENTE ERA O LUGAR ONDE O SOL SE ESCONDIA AO FINAL DO DIA. AS CRIANÇAS IMAGINAVAM QUE ELE ESTAVA “INDO PARA A CAMA”, DEPOIS DE TODO O TRABALHO QUE FEZ ILUMINANDO O MUNDO. ERA UM MOMENTO MÁGICO, CHEIO DE CORES NO CÉU, COMO UM ESPETÁCULO DE DESPEDIDA ANTES DE SE RECOLHER PARA DESCANSAR.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/%c3%a1gua-mar-orla-oceano-praia-962276/>. Acesso em: 23 mai. 2023.

QUESTÃO 1

DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE AS CRIANÇAS OBSERVAVAM COM CURIOSIDADE? MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA.

(A) O NASCER DO SOL.

(B) O PÔR DO SOL.

(C) AS MONTANHAS.

(D) O HORIZONTE.

QUESTÃO 2

SEGUNDO A AUTORA, QUAL PALAVRA É UTILIZADA PARA DESCREVER O LOCAL ONDE O SOL SE ESCONDE NO FINAL DO DIA? SUBLINHE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) NASCENTE.

B) POENTE.

C) HORIZONTE.

D) MONTANHAS.

QUESTÃO 3

RELEIA O TEXTO E APÓS INTERPRETE-O ATRAVÉS DE UMA LINDA ILUSTRAÇÃO.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI07-B) Associar o local de visualização do Sol no amanhecer como nascente e no entardecer como poente.  
Referência (s):HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  

JÚNIOR, César da Silva [et.al]. Eu gosto: Ciências: 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Práxis, 2021.    
Documento norteador:
DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)