Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 13/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Olá crianças! Tudo bem por aí? Hoje, iremos estudar e compreender sobre os seres vivos e a fotossíntese. Você já ouviu falar? Venha saber a importância desse processo para nossa vida. Preparados? Pegue o seu material e boa atividade!
Assista a videoaula a seguir:
ATIVIDADE 1
Você viu que as plantas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, ao contrário de outros seres vivos.
Acesse o vídeo abaixo sobre a “fotossíntese” – canal Pedagogia online. Lembre-se: a luz do sol e a água tem grande importância no processo da fotossíntese também.
– E AÍ? VOCÊ GOSTOU DO VÍDEO?
Agora que você viu como as plantas são importantes para nos fornecer oxigênio para respirarmos, faça em seu caderno um desenho explicando como a fotossíntese funciona: compartilhe com sua família seu desenho.
ATIVIDADE 2
Você gosta de Pequi? É um fruto muito saboroso e tradicional da culinária goiana. Você sabia que Pequi é o nome popular desse fruto, ou seja, como o conhecemos. Qual será nome científico desse fruto?
Acesse o site abaixo, pesquise pelo Pequi e escreva o nome científico dele e descubra mais informações e curiosidades sobre o fruto. Pesquise mais duas árvores e faça o mesmo. http://umpedeque.com.br/guia_nome.php
Nome popular | Nome Científico |
Pequi |
ATIVIDADE 3
Você viu a importância das plantas para nossa sobrevivência. Por isso é importante preservar as árvores e plantas. Que tal contribuir com o processo da fotossíntese? Aprenda abaixo a fazer uma horta em casa utilizando potinhos e com sementes de frutas e legumes que você come.
Legal, não é? Que tal registrar o seu feito em fotografia ou vídeo e enviar para seus colegas fazerem o mesmo?
Habilidade estruturante | (EF04CI04-A) Reconhecer o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos pelas plantas e algas, por meio da fotossíntese. (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema. |
Referências: | Aprender Juntos – Ciências – 4º Ano. SM Edições. 6 ed,. São Paulo (SP): Editora SM, 2017. 160 p. Um pé de quê. Disponível em: <http://umpedeque.com.br/arvore.php?id=713> Acesso em: 27 mar 2021 Foto do Pequi. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/jmarconi/4951660377> Acesso em: 27 mar 2021 Fotossíntese. Vídeo. Pedagogia on line. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kQnIICb4W54> Acesso em: 27 mar 2021 Plantar em potinhos de danone. Vídeo. Canal Hortinha em casa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=207RVNVE6uw&list=RDCMUC_Z8eD_IeTAHr-d-v_V7toQ&index=1> Acesso em: 27 mar 2021 |