ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O CAMINHO DA SOMBRA
VOCÊ JÁ REPAROU QUE A SOMBRA MUDA DE LUGAR AO LONGO DO DIA? QUANDO O SOL NASCE, BEM CEDINHO, AS SOMBRAS FICAM COMPRIDAS E APONTAM PARA UM LADO. NO MEIO DO DIA, O SOL ESTÁ BEM ALTO NO CÉU, E A SOMBRA FICA MENOR, QUASE EMBAIXO DA GENTE. MAIS TARDE, QUANDO O SOL ESTÁ SE PONDO, AS SOMBRAS CRESCEM DE NOVO, MAS APONTAM PARA O OUTRO LADO.

ISSO ACONTECE PORQUE O SOL PARECE “ANDAR” NO CÉU, MAS, NA VERDADE, É A TERRA QUE GIRA. ESSE MOVIMENTO DA TERRA FAZ COM QUE A LUZ DO SOL CHEGUE DE JEITOS DIFERENTES EM CADA HORA DO DIA. É POR ISSO QUE A SOMBRA MUDA DE POSIÇÃO E TAMANHO.
OBSERVAR A SOMBRA É UMA FORMA DIVERTIDA DE APRENDER COMO O TEMPO PASSA E COMO O SOL SE MOVIMENTA NO CÉU.
QUE TAL FAZER UMA EXPERIÊNCIA? COLOQUE UM BRINQUEDO NO CHÃO E MARQUE A SOMBRA DELE DE MANHÃ, DEPOIS À TARDE E NO FIM DO DIA. VOCÊ VAI VER COMO ELA MUDA. ASSIM, PODEMOS ENTENDER MELHOR O MOVIMENTO APARENTE DO SOL E O QUE ACONTECE COM A SOMBRA AO LONGO DO DIA!
Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGpTYk24xs/D4nXLhV_-PIzORthB5-4gg/edit?utm_content=DAGpTYk24xs&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O ASSUNTO
RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 1

O TAMANHO DA SOMBRA DE JOÃO AUMENTOU PORQUE…
(A) O SOL ESTAVA MAIS FORTE E FEZ A SOMBRA CRESCER MUITO.
(B) O SOL SE ESCONDEU ATRÁS DE UMA NUVEM NAQUELE MOMENTO.
(C) O SOL ESTAVA BAIXO NO CÉU E A SOMBRA FICOU COMPRIDA.
(D) JOÃO ESTAVA PULANDO, E ISSO FEZ SUA SOMBRA MUDAR MUITO.
QUESTÃO 2

(A) A SOMBRA DA LUA MUDANDO DURANTE A NOITE INTEIRA.
(B) AS ESTRELAS GIRANDO NO CÉU E MOSTRANDO A HORA EXATA.
(C) O TAMANHO DA SOMBRA DO BASTÃO AO LONGO DO DIA.
(D) O SOM QUE O SOL FAZIA QUANDO SURGIA DE MANHÃ CEDO.
QUESTÃO 3
HOJE EM DIA USAMOS RELÓGIOS DIGITAIS, MAS AINDA PODEMOS APRENDER COM AS SOMBRAS? COMO ISSO PODE NOS AJUDAR NA VIDA REAL?
QUESTÃO 4
MARQUE SUA OPINIÃO SOBRE A FRASE: “OBSERVAR A SOMBRA ME AJUDA A ENTENDER A HORA DO DIA.”
( ) CONCORDO TOTALMENTE
( ) CONCORDO
( ) NÃO TENHO CERTEZA
( ) DISCORDO
( ) DISCORDO TOTALMENTE
QUESTÃO 5
OBSERVE A CHARGE A SEGUIR E ESCREVA O QUE ENTENDEU SOBRE ELA. PENSE: O QUE ESSA CHARGE MOSTRA DE DIVERTIDO SOBRE O SOL E A SOMBRA? POR QUE A SOMBRA TENTA SE ESCONDER DO SOL? ISSO ACONTECE NA VIDA REAL?

QUESTÃO 6
OBSERVE O DESENHO ABAIXO E EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, O QUE ACONTECE COM A SOMBRA DURANTE DIFERENTES HORÁRIOS DO DIA E POR QUE ISSO ACONTECE.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!
Autoria: | Andrielly Campos |
Formação: | Letras: Português / Inglês e Pedagogia |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de Conhecimento: | Movimento aparente do Sol no céu: – Posição aparente do Sol. O Sol como fonte de luz e calor: – Radiação solar. Efeitos da radiação solar para os seres vivos. Aquecimento e reflexão em diferentes materiais. |
Habilidades: | (EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>> Acesso em 03/06/2025. MENDONÇA, Vivian Lavander; COSTA, Tereza. Da Escola para o Mundo: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Scipione, 2021. BIGAISKI, Denise; SOURIENT, Lilian. Akpalô: ciências 2º ano. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. NIGRO, Rogério G.. Ápis mais: ciências 2º ano. São Paulo: Editora Ática, 2021. ZAMBONI, André et al (ed.). Aprender Juntos: ciências 2º ano. 7. ed. São Paulo: Sm, 2021. |