Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 7º Ano/Agrupamento G do Ciclo da Adolescência – foi veiculada na TV no dia 08/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na videoaula de hoje, conheceremos a diferença entre atividade e exercício físico, bem como os benefícios de tais práticas e o porquê de provocarem aumento na frequência cardíaca e respiratória. Entenderemos os benefícios da respiração e os principais componentes do ar que inalamos. Além disso, aprenderemos um pouco mais sobre alguns gases atmosféricos.
Assista a videoaula abaixo com a temática: O AR E SEUS PRINCIPAIS COMPONENTES
Na videoaula acima, aprendemos que o ato de movimentar-se é muito importante no combate ao comportamento sedentário, que pode ser um fator significativo no desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde.
Compreendemos que a aceleração da frequência respiratória e cardíaca, na realização de atividades e exercícios físicos, está relacionada à fabricação de energia pelo corpo. Pontuamos que o gás oxigênio é essencial nesse processo, e que ele é o segundo gás mais abundante no planeta.
Entendemos que em regiões mais distantes da atmosfera, o gás oxigênio se transforma em gás ozônio, formando uma camada que nos protege dos raios ultravioleta: a camada de ozônio.
Dialogamos sobre outro componente atmosférico importante para a vida na Terra, o gás carbônico, que além de participar no processo de fotossíntese, ele colabora no controle da temperatura média da Terra.
Apontamos que o excesso de gases de efeito estufa podem provocar o aquecimento global, fenômeno diretamente relacionado às atividades humanas, que pode comprometer a vida no planeta.
ATIVIDADE 1
Agora que você já sabe a diferença entre atividade e exercício físico, leia a reportagem disponibilizada no link abaixo e entenda a relação do exercício físico e Covid-19. Posteriormente, escreva em seu caderno, as ideias centrais do texto e descreva como está sendo sua prática de exercícios físicos durante a pandemia.
ATIVIDADE 2
Ao realizar algum esforço físico, nosso corpo precisa rapidamente de energia. Para tal, ele utiliza o gás oxigênio (que vem da respiração) e a glicose, que é um nutriente encontrado em alimentos como massas e doces em geral. Para que essa energia seja fabricada, o gás oxigênio é transportado até as células, através dos vasos sanguíneos. É por esse motivo que nossos batimentos cardíacos e a respiração ficam mais intensos quando realizamos exercícios físicos e determinadas atividades físicas. O gás oxigênio é um dos vários componentes do ar. Sobre ele, assista ao vídeo da Khan Academy:
ATIVIDADE 3
De acordo com a videoaula e o vídeo da Khan Academy, escreva no seu caderno, alguns fenômenos naturais e antrópicos (provocados pela espécie humana) que podem alterar a composição da atmosfera.
ATIVIDADE 4
De acordo com o que estudou até aqui, escreva um texto sobre o que é aquecimento global, suas causas, consequências e quais medidas individuais podem ser adotadas para prevenção desse processo.
Referencial Bibliográfico | Khan Academy Brasil. Composição da atmosfera terrestre e alterações inseridas por fenômenos naturais e antrópicos. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gFOjsxL4qZQ>. Acesso em mai 2021. |
Componentes Curriculares | Habilidades |
Ciências da Natureza | Estruturantes: (EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. (EF07CI13) Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.), e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro. Complementar: (EF07CI14) Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação. |
Educação Física | Complementar: (EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar. |