Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
CÉLULAS E NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CORPORAL
É basicamente consenso que os seres vivos sejam dotados de células, embora possamos considerar algumas exceções, como é o caso dos vírus. As características, quantidade e forma de obtenção de energia das células dos seres vivos são, inclusive, critérios para a classificação de cada um deles em um dos cinco reinos.
Cada célula é composta por diversas estruturas, sendo a membrana plasmática uma das mais fundamentais. Formada por lipídios e proteínas, ela envolve a célula, delimitando seu interior e controlando a entrada e saída de substâncias. Dentro da célula, encontramos um material gelatinoso: o citoplasma. Nele, estão imersas várias organelas, cada qual com funções específicas. Um exemplo é a mitocôndria, responsável pela produção de energia. No citoplasma há também o material hereditário, delimitado ou não por um núcleo. Ele contém todas as nossas informações genéticas, e também comanda o funcionamento da célula.
As células que não apresentam núcleo são chamadas de procariontes, que é o caso das células bacterianas. Já aquelas com o material hereditário situado dentro do núcleo, são eucariontes. São seres eucariontes os animais (Reino Animalia), as plantas e algas multicelulares (Reino Plantae), fungos (Reino Fungi) protozoários e algas unicelulares (Reino Protoctista) e as bactérias (Reino Monera).
Há uma grande variedade de células, seja em relação à forma, localização, durabilidade ou mesmo especialidade. Por exemplo, no corpo humano, as fibras musculares são alongadas e capazes de contrair e relaxar. Já os neurônios, que são células nervosas, transmitem sinais elétricos, auxiliando na comunicação entre o nosso corpo.
Ao analisarmos ilustrações ou modelos (sejam físicos ou digitais) que representam a organização dos seres vivos, podemos perceber que os organismos são arranjos com diferentes níveis de organização. Desde a escala molecular, onde compostos químicos interagem dentro das células, até a escala macroscópica, em que células formam tecidos, que por sua vez formam órgãos, que compõem os sistemas. Temos como exemplos o sistema nervoso, o sistema circulatório e o sistema respiratório, cada um com seus órgãos e partes distintas, trabalhando de forma coordenada.
Já os sistemas compõem um organismo, colaborando para o seu funcionamento como um todo. Essa interconexão entre sistemas é essencial para a sobrevivência e adaptação dos organismos ao ambiente.
Podemos, então, concluir que as células são os fundamentais à vida, pois dão forma e proporcionam o funcionamento de micro-organismos (aqueles que têm somente uma célula) e organismos.
QUESTÃO 1
Em cada modelo celular indicado abaixo, identifique a membrana plasmática, o citoplasma e o material hereditário:
QUESTÃO 2
As representações de células dos itens C e D da questão 1 apresentam algumas estruturas em seu interior. Qual é o nome geral dado a elas, e qual a importância que têm para as células?
QUESTÃO 3
Na questão 1, você analisou duas células eucariontes e uma célula procarionte. Quais são as diferenças fundamentais entre elas? Dê um exemplo de ser vivo eucarionte e um exemplo de um ser vivo procarionte.
QUESTÃO 4
Leia o texto a seguir, completando cada letra indicada por uma das seguintes palavras, referentes à classificação das células e aos níveis de organização dos seres vivos.
Nós, seres humanos, somos seres [A]. Isso porque somos formados por cerca de dez trilhões de células, com diferentes localizações, formas e funções. Ao conjunto de [B] semelhantes que atuam de forma integrada, damos o nome [TECIDO]. Quando aos [C], eles são formados pelo conjunto de tecidos diferentes, executando determinada função. Aqueles que, de forma integrada, desempenham funções essenciais para que a vida se manifeste, por sua vez, são nomeados como [D] – tal como o digestório, respiratório e circulatório. Eles compõem o que chamamos de [E], que é o caso dos seres vivos formados por mais de uma célula. Já aqueles que têm uma célula (ou nenhuma, como os vírus) são [F].
Podemos identificar corretamente que
(A) “A” corresponde a micro-organismos, “B” a células e “C” a sistemas.
(B) “A” corresponde a pluricelulares, “B” a micro-organismos e “C” a órgãos.
(C) “D” corresponde a “sistema”, “E” a organismos e “F” a micro-organismos.
(D) “D” corresponde a órgãos, “E” a organismos e “F” a sistemas.
SAIBA MAIS
O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, apresenta alguns exemplos e características das células humanas. Vamos conhecer mais sobre nós mesmos?
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. (EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
Referências | CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 6º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |