You are currently viewing Ciências da Natureza – Movimento aparente do Sol no céu

Ciências da Natureza – Movimento aparente do Sol no céu

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O SOL É A ESTRELA MAIS PRÓXIMA DO PLANETA TERRA, CERCA 150 MILHÕES DE QUILÔMETROS DE NÓS. O LADO ONDE ELA NASCE, NO HORIZONTE PELA MANHÃ, INDICA O LESTE E ONDE SE PÕE INDICA O OESTE. AO LONGO DO DIA, O SOL MUDA DE POSIÇÃO NO CÉU, O QUE ESTÁ LIGADO AO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA. ESSE FENÔMENO FAZ COM QUE AO LONGO DO DIA O TAMANHO DA SOMBRA DOS OBJETOS, INCLUINDO A NOSSA, VAI MUDANDO, SENDO QUE ATÉ 12 HORAS VAI DIMINUINDO E DEPOIS DAS 12 HORAS VAI AUMENTANDO.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/mulher-a%c3%a7ao-maratona-corrida-1837158/>. acesso em 24, março. 2022.

QUESTÃO 1

MARQUE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO:

(   ) O SOL NASCE NO HORIZONTE PELA MANHÃ NO LADO OESTE.

(   ) O SOL SE PÕE NO HORIZONTE NO LADO OESTE.

(   ) AO LONGO DO DIA PODEMOS PERCEBER QUE O SOL MUDA DE POSIÇÃO NO CÉU.

(   ) A SOMBRA COMPREENDE UMA REGIÃO DESTITUÍDA DE LUZ.

QUESTÃO 2

PARE E PENSE! A SOMBRA PODE MUDAR DE POSIÇÃO OU MOVER-SE AO LONGO DO DIA? EXPLIQUE ESSE FENÔMENO COM UMA FRASE ESCRITA COM O AUXÍLIO DE SEU PROFESSOR(A).

QUESTÃO 3

PRODUZA UM DESENHO ESQUEMÁTICO DA POSIÇÃO DO SOL AO LONGO DO DIA, DEMONSTRANDO AINDA A MUDANÇA DO TAMANHO DA SOMBRA DE UM OBJETO DE ACORDO COM ESSE REPOSICIONAMENTO DO ASTRO NO CÉU.


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Gp1kqDcLhLTkrFHnj9TaeKI4nPDsWR4U?usp=sharing


SAIBA MAIS

Canal José Firmino de Oliveira Neto “Ciências da Natureza: Sol a pino”. Disponível em: <https://youtu.be/h1tDLm7yIKc/>. acesso 27, março. 2022.

Canal José Firmino de Oliveira Neto “Ciências da Natureza: Relógio de Sol”. Disponível em: <https://youtu.be/AIdcdzuNU2w>. acesso 27, março. 2022.

Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF02CI07-A) Observar e identificar as mudanças ocorridas na sombra projetada na Terra, em diferentes horários do dia, reconhecendo o movimento aparente do Sol.
 
(EF02CIO7-B) Associar o local de visualização do Sol no amanhecer como nascente e no entardecer como poente.
 
ReferênciasLUZ, M.; SANTOS, M. T. Vivendo Ciências: 5º série. São Paulo: FTD, 2002.

MACHADO, D. I. Movimento aparente do sol, sombras dos objetos e medição do tempo na visão de alunos do sétimo ano no Ensino Fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 15, p. 79-94, 2013.

VALLE, C. Terra e Universo, 5º série: Manual do Professor. Curitiba: Nova Didática, 2004.