Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Movimento aparente do Sol e das demais estrelas no céu
As estações do ano são resultado da combinação entre o movimento de translação da Terra em torno do Sol e a inclinação do seu eixo. Essa inclinação, de aproximadamente 23,5 graus, faz com que diferentes regiões do planeta recebam diferentes quantidades de luz solar ao longo do ano. O movimento aparente do Sol no céu muda conforme a Terra orbita ao redor do Sol, o que provoca as variações sazonais na temperatura e no clima.
Durante o verão, o hemisfério inclinado em direção ao Sol recebe mais luz solar direta, resultando em dias mais longos e temperaturas mais altas. Por outro lado, no inverno, o mesmo hemisfério se inclina para longe do Sol, fazendo com que a luz solar atinja a superfície terrestre de forma mais oblíqua, com dias mais curtos e temperaturas mais baixas. A primavera e o outono são estações de transição, onde o Sol está posicionado aproximadamente sobre o equador, resultando em dias e noites com durações similares.
No equinócio, que ocorre duas vezes por ano, o Sol cruza o plano do equador celestial, resultando em dias e noites de igual duração em todo o planeta. Já no solstício de verão, o Sol atinge sua posição mais alta no céu, resultando no dia mais longo do ano, enquanto no solstício de inverno, o Sol atinge sua posição mais baixa, marcando o dia mais curto do ano. Essa variação no caminho aparente do Sol no céu ao longo do ano é a responsável pelas estações do ano, que são essenciais para a vida na Terra, influenciando desde os ciclos naturais até as atividades humanas.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
As estações do ano têm uma influência profunda nas necessidades e no estilo de vida da humanidade, moldando tudo, desde a agricultura até o comportamento social. O que causa a variação das estações do ano na Terra é a/o
(A) a distância da Terra ao Sol.
(B) a inclinação do eixo da Terra combinada com o movimento de translação.
(C) o movimento das estrelas ao redor da Terra.
(D) a velocidade da rotação da Terra.
QUESTÃO 2
Durante o solstício de verão no hemisfério norte, o Sol está
(A) diretamente sobre o Trópico de Capricórnio.
(B) diretamente sobre o equador.
(C) no ponto mais alto no céu em relação ao hemisfério norte.
(D) no ponto mais baixo no céu em relação ao hemisfério norte.
QUESTÃO 3
Explique como a inclinação do eixo terrestre e o movimento de translação da Terra ao redor do Sol resultam na mudança das estações do ano.
QUESTÃO 4
Desenhe como o Sol e as estrelas se movem no céu durante o dia e a noite. Mostre no seu desenho o que acontece com o Sol desde o nascer até o pôr, e como as estrelas parecem girar no céu durante a noite. Lembre-se de incluir o movimento da Terra para explicar por que vemos o Sol e as estrelas se movendo!
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI11-A) Associar o movimento aparente do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. STELLARIUM. Stellarium, 2024. Disponível em: <https://stellarium.org/pt/>. Acesso em: 14, ago. 2024. STELLARIUM MAPA DAS ESTRELAS, Google Play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.noctuasoftware.stellarium_free&hl=pt_BR&pli=1>. Acesso em: 14, ago. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |