Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E IST’S
Os métodos contraceptivos são aqueles cuja principal função é a de prevenir uma gravidez não planejada. De forma geral, podem ser classificados em cinco categorias.
- Métodos de longa duração oferecem proteção contra a gravidez por um período prolongado, geralmente variando de alguns meses a vários anos. Exemplos incluem o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante subcutâneo. Esses métodos são convenientes para quem busca uma solução de longo prazo e são altamente eficazes.
- Métodos hormonais: Pela ação de hormônios, a ovulação é bloqueada, evitando a fecundação do ovócito e espermatozoide. Temos como exemplos a pílula oral, adesivo transdérmico, implante subcutâneo, hormônio injetável e anel vaginal.
- Métodos comportamentais envolvem a observação e conduta referente ao ciclo menstrual e ato sexual. Alguns exemplos são o coito interrompido e a tabelinha. Ambos dependem de um controle rigoroso e da cooperação do casal. Têm uma taxa de falha maior comparada aos métodos hormonais e de barreira. Portanto, são mais indicados quando utilizados em associação a outro método, mais eficaz.
- Métodos cirúrgicos tendem a ser definitivos, por isso é necessário avaliar cuidadosamente se futuramente não haverá o desejo de ter filhos. Incluem a vasectomia (para indivíduos do sexo masculino) e a laqueadura (para indivíduos do sexo feminino). Esses métodos são altamente eficazes, mas a decisão deve ser bem ponderada devido à sua natureza permanente.
- Métodos de barreira impedem fisicamente a passagem dos espermatozoides para o interior do sistema genital feminino. Exemplos incluem o diafragma e os preservativos (camisinhas) masculinos e femininos. Os preservativos são uma excelente escolha para quem busca prevenir não só a gravidez, mas também as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O preservativo masculino, por exemplo, é fácil de encontrar, acessível e, quando usado corretamente, tem alta eficácia. Além disso, esses métodos são fundamentais para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis – as ISTs.
As ISTs mais comuns são a gonorreia, sífilis, herpes genital, HPV e HIV/AIDS. A transmissão dessas infecções ocorre principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, seja vaginal, anal ou oral. A gonorreia e a sífilis podem causar sintomas como corrimento, feridas genitais e dor ao urinar, enquanto o herpes genital provoca lesões dolorosas e recorrentes. O HPV está associado a verrugas genitais e a vários tipos de câncer, incluindo o câncer de colo de útero. A AIDS, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (o HIV), compromete o sistema imunológico, podendo não manifestar sintomas por vários anos. Muitas ISTs podem ser tratadas e curadas com antibióticos, mas outras, como o HIV, exigem tratamento contínuo para controlar a doença, incurável.
A comunicação aberta, o uso consistente de métodos contraceptivos e de prevenção, além de consultas regulares a profissionais de saúde; são atitudes responsáveis, contribuindo para uma vida sexual saudável e segura.
QUESTÃO 1
João Marcello e Laura Stephany querem evitar a gravidez e se proteger contra ISTs, mas não sabem qual método contraceptivo escolher. O método que, além de evitar a gravidez, também oferece proteção eficaz contra ISTs é o/a
(A) pílula anticoncepcional.
(B) dispositivo intrauterino (DIU).
(C) coito interrompido.
(D) preservativo masculino ou feminino.
QUESTÃO 2
Lucas Henrique teve sintomas de uma IST, mas está com receio de se consultar com um médico, acreditando que a doença pode curar por si só. Quais são os riscos de não buscar tratamento adequado para ISTs?
QUESTÃO 3
Um jovem casal está considerando métodos contraceptivos de longa duração ou cirúrgico, mas tem dúvidas sobre a eficácia, limitações e possíveis efeitos colaterais. Como você explicaria a eles as vantagens e desvantagens desses métodos?
QUESTÃO 4
Em uma discussão sobre contraceptivos, um estudante pergunta sobre o funcionamento do preservativo feminino. A principal diferença entre o preservativo masculino e o feminino é que este
(A) é inserido no canal vaginal antes da relação.
(B) libera hormônios para prevenir a gravidez.
(C) é menos eficaz na prevenção de ISTs.
(D) é utilizado apenas em casos de emergência.
QUESTÃO 5
A vacinação contra o HPV tem sido recomendada para adolescentes. O principal benefício desse imunizante é
(A) prevenir a transmissão do HIV.
(B) evitar a gravidez indesejada.
(C) reduzir o risco de câncer cervical.
(D) tratar infecções existentes pelo HPV.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF08CI09-B) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos, justificando a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (EF08CI10-A) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção. |
Referências | BITTENCOURT, Claudia. Você sabe diferenciar as hepatites A, B, C, D e E? Anasus. Disponível em <https://www.unasus.gov.br/noticia/voce-sabe-diferenciar-hepatites-b-c-d-e-e>. Acesso em 21/08/2024. BRANDÃO, Elaine Reis. Métodos contraceptivos reversíveis de longa duração no Sistema Único de Saúde: o debate sobre a (in)disciplina da mulher. OPINIÃO • Ciênc. saúde colet. 24 (3) • Mar 2019. Disponível em <https://www.scielo.br/j/csc/a/YwDdkKZ3FpvxvwNzxzYy4GN/#>. Acesso em 16/08/2024. BRASIL. HIV e AIDS – Tratamento. Ministério da Saúde: Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em <https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hiv-aids/tratamento> Acesso em 21/08/2024. ______. Ministério da Saúde incorpora no SUS implante para prevenção da gravidez por mulheres entre 18 e 49 anos. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC. Disponível em <https://www.gov.br/conitec/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/ministerio-da-saude-incorpora-no-sus-implante-para-prevencao-da-gravidez-por-mulheres-entre-18-e-49-anos>. Acesso em 21/08/2024. ______. Principais Questões sobre DIU de Cobre x DIU Hormonal: diferenças e indicações. Poral de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Disponível em <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-mulher/principais-questoes-sobre-diu-de-cobre-x-hormonal>. Acesso em 21/08/2024. CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 25/03/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 25/03/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 8º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. |