You are currently viewing Ciências da Natureza – Mapas celestes e aplicativos digitais e a análise das constelações

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mapas celestes e aplicativos digitais e a análise das constelações

A identificação de constelações no céu é uma prática que desperta a curiosidade e o interesse pela astronomia. Nesta atividade, vamos explorar algumas das principais constelações visíveis no céu noturno, utilizando recursos como mapas celestes e aplicativos digitais. Aprenderemos também sobre os períodos do ano em que essas constelações são mais visíveis.

As constelações são agrupamentos de estrelas que, quando conectadas, formam padrões imaginários no céu. Cada constelação tem uma história e uma mitologia associada, muitas vezes provenientes de culturas antigas. Por exemplo, a constelação de Órion, uma das mais reconhecíveis, está visível no hemisfério norte durante o inverno. Sua forma é frequentemente descrita como a figura de um caçador, com três estrelas alinhadas representando seu cinto.

Para identificar constelações, é útil começar com um mapa celeste. Mapas celestes são diagramas do céu noturno que mostram a localização das estrelas e constelações em diferentes épocas do ano. Ao aprender a usar um mapa celeste, você pode rapidamente localizar constelações conhecidas e, eventualmente, descobrir novas.

Outra ferramenta valiosa são os aplicativos digitais de astronomia. Esses aplicativos usam a tecnologia de realidade aumentada para mostrar a localização exata das constelações em tempo real. Basta apontar o seu dispositivo móvel para o céu, e o aplicativo exibirá os nomes das constelações e estrelas diretamente na tela. Alguns aplicativos populares incluem o SkyView, Stellarium e Star Walk.

As constelações visíveis mudam com as estações do ano devido à órbita da Terra ao redor do Sol. No hemisfério norte, além de Órion no inverno, podemos observar a constelação de Escorpião durante o verão e a constelação de Leão na primavera. Já no hemisfério sul, as constelações de Cruzeiro do Sul e Centauro são sempre visíveis, devido à sua proximidade com o Polo Sul Celeste.

Estudar as constelações não é apenas uma maneira de aprender sobre astronomia, mas também de se conectar com a história e a cultura humanas. As histórias associadas às constelações nos dão insights sobre as civilizações antigas e sua visão do cosmos.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

No campo da astronomia, uma constelação é um grupo de estrelas que, quando vistas da Terra, formam um padrão reconhecível. Esses padrões são frequentemente associados a figuras mitológicas, animais ou objetos. Existem 88 constelações oficialmente reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU), cada uma ocupando uma área específica do céu. No hemisfério norte, durante o inverno podemos apreciar a constelação

(A) Escorpião.

(B) Leão.

(C) Órion.

(D) Cruzeiro do Sul.

QUESTÃO 2

A astronomia moderna gera uma enorme quantidade de dados que precisam ser processados e analisados. Supercomputadores e algoritmos avançados são usados para modelar e interpretar esses dados, como no caso das simulações de formação de galáxias e análise de dados de ondas gravitacionais. Uma ferramenta que pode ser usada para identificar constelações em tempo real é o/a

(A) mapa terrestre.

(B) aplicativo de astronomia.

(C) bússola.

(D) telescópio.

QUESTÃO 3

Descreva a importância cultural e histórica das constelações para as civilizações antigas.

QUESTÃO 4

Pesquise e descubra o nome destas constelações:

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.
Graduanda em: – Nutrição.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.

STELLARIUM. Stellarium, 2024. Disponível em: <https://stellarium.org/pt/>. Acesso em: 30, jul. 2024.

STELLARIUM MAPA DAS ESTRELAS, Google Play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.noctuasoftware.stellarium_free&hl=pt_BR&pli=1>. Acesso em: 30, jul. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).