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Ciências da Natureza – Interação entre os sistemas locomotor e nervoso

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. DAPA Images. Strong brain concept. Canva. Download em 12/09/2024.

INTERAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS LOCOMOTOR E NERVOSO

A locomoção é essencial para a sobrevivência dos vertebrados, incluindo nós, humanos. Ela depende da interação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Essa relação permite atividades como caminhar, correr, dançar ou praticar esportes.

O sistema nervoso atua como nossa “torre de comando”. Ele recebe informações do ambiente e envia comandos ao corpo. Ao caminhar em um parque e ver um galho no chão, o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e pela medula espinhal, processa essa informação e envia sinais para os músculos das pernas, orientando como levantar o pé e desviar dos obstáculos.

O movimento relaciona-se também ao sistema muscular, composto por fibras que se contraem e relaxam em resposta aos estímulos nervosos. O cérebro envia sinais elétricos pelos neurônios, que chegam às fibras musculares. No exemplo do parque, a contração dos músculos da coxa, panturrilha e pés elevam a perna, permitindo o desvio do galho.

Os músculos precisam do suporte do sistema esquelético, composto por ossos e articulações. Os ossos, conectados aos músculos por tendões, funcionam como alavancas. No nosso exemplo, enquanto as fibras musculares da perna se contraem, os ossos do joelho e da articulação permitem o movimento de flexão e extensão, permitindo o passo.

Outro exemplo da integração entre esses sistemas é o reflexo patelar. Quando o tendão abaixo do joelho recebe um leve toque, os receptores sensoriais enviam um sinal à medula espinhal, que rapidamente retorna o comando para os músculos da coxa se contraírem, passando a perna. Esse reflexo é um mecanismo de proteção, garantindo uma reação instantânea ao estímulo.

O processo de locomoção, no entanto, pode ser prejudicado por doenças ou acidentes. A Doença de Parkinson, por exemplo, afeta o controle motor, tornando difícil iniciar e controlar os movimentos. Isso ocorre porque o cérebro não consegue enviar de forma eficaz os sinais nervosos necessários para os músculos. Esse exemplo demonstra a importância da comunicação entre os sistemas nervoso, muscular e esquelético para uma locomoção adequada.

A plasticidade neural também desempenha um papel importante na locomoção. O cérebro tem a capacidade de adaptar seus circuitos em resposta ao aprendizado ou às lesões. Pessoas que sofrem acidentes e precisam reaprender a andar dependendo da capacidade do cérebro para formar novas conexões. Mesmo em casos de lesões graves na medula espinhal, os avanços na reabilitação mostram que o corpo é capaz de se readaptar.



Leia o texto a seguir, para responder às questões 1 e 2:

Imagem 2. OLYMPICS.com. Kevin Piette. Olympic Torch Relay Paris 2024.
Disponível em <https://tinyurl.com/4heby7ju. Acesso em 12/09/2024.

QUESTÃO 1

Os exoesqueletos humanos, em pacientes com lesões graves no sistema nervoso 

(A) melhoram a circulação sanguínea, sendo utilizados principalmente na recuperação cardiovascular.

(B) auxiliam na locomoção de seus usuários e promovem estímulos musculares que ajudam a prevenir a atrofia.

(C) permitem a cura, junto à interrupção da terapia física tradicional, poupando tempo e dinheiro.

(D) só podem ser usados nos esportes, aumentando o desempenho físico de atletas com lesões.

QUESTÃO 2

De que maneira o uso de exoesqueleto humano pode ajudar tais pacientes na reabilitação? Responda a partir do conceito de neuroplasticidade.

QUESTÃO 3

Reflexos, como o patelar, são importantes para a proteção do sistema locomotor porque

(A) sobrecarregam nosso sistema nervoso e locomotor (esquelético e muscular).
(B) levam informações do ambiente ao nosso encéfalo, permitindo a ação locomotora.
(C) permitem com que a neuroplasticidade propicie novos movimentos do corpo.
(D) dão respostas rápidas e automáticas a estímulos que podem causar lesões.

QUESTÃO 4

Em tempos de sedentarismo crescente, há efeitos de uma vida sem atividade física regular na integração entre os sistemas locomotor, nervoso e muscular. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:

I. O sedentarismo reduz a eficiência das conexões nervosas, prejudicando o controle motor.

II. A inatividade prolongada pode causar dores nas articulações, dificultando a mobilidade.

III. A falta de atividade física causa perda de massa e força muscular, aumentando o risco de lesões.

IV. Ossos não estimulados perdem densidade, tornando-se frágeis e propensos a fraturas.

V. O sedentarismo tem pouco ou nenhum impacto sobre o sistema respriratório e cardiovascular.

Sobre as frases acima, podemos afirmar que

(A) todas as cinco são corretas.
(B) todas estão incorretas.
(C) somente a IV está falsa.
(D) somente a última é falsa.

QUESTÃO 5

Em um ambiente de trabalho que exige exercício físico repetitivo, como carregar peso, ou em profissões que envolvem longos períodos em pé, como um professor, e considerando também a situação de estudantes que passam várias horas sentados, aponte três medidas preventivas que podem ser regras para proteger o sistema locomotor e evitar lesões.


AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.
ReferênciasASSOCIAÇÃO Brasil Parkinson. O que é Parkinson? Disponível em https://www.parkinson.org.br/sobre-parkinson. Acesso em 16/09/2024.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 12/09/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 12/09/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.