You are currently viewing Ciências da Natureza – Instrumentos de Observação e Registro de Imagens

Ciências da Natureza – Instrumentos de Observação e Registro de Imagens

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Como Construir um Periscópio Simples

Um dos instrumentos de observação mais fascinantes e fáceis de construir é o periscópio. Ele permite observar objetos que estão além de obstáculos ou fora do nosso campo de visão direto. Neste texto instrucional, vamos aprender a fazer um periscópio simples usando materiais do dia a dia. Atente-se aos materiais necessários e o modo de fazer. Mãos à obra!

Materiais Necessários:

– Duas caixas de papelão retangulares ou dois tubos de papelão;

– Duas pequenas espelhos retangulares;

– Fita adesiva;

– Tesoura.

Modo de Fazer:

– Corte duas janelas nas extremidades de cada caixa ou tubo. Essas janelas devem estar em ângulos de 45 graus em relação ao comprimento da caixa.

– Coloque um espelho em cada uma dessas janelas, inclinando-os também em 45 graus, de modo que um espelho reflita a imagem para o outro.

– Prenda os espelhos com fita adesiva para que fiquem firmes.

– Conecte as duas caixas de modo que formem um tubo, ou se estiver usando apenas um tubo, certifique-se de que ele esteja posicionado para permitir a visão.

– Teste seu periscópio apontando-o para ver além de obstáculos, como uma parede ou um móvel.

Esse simples dispositivo óptico utiliza a reflexão da luz para transmitir imagens ao longo de sua estrutura. O periscópio é amplamente utilizado em submarinos, para que os tripulantes possam observar acima da superfície sem sair da água, além de ser útil em tanques militares e até em brinquedos. Com ele, fica fácil compreender conceitos de óptica e a importância de instrumentos de observação na ciência e no cotidiano.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Os instrumentos de observação são importantes porque ampliam nossa capacidade de enxergar além dos limites naturais dos sentidos, permitindo descobertas científicas, melhorias tecnológicas e maior compreensão do mundo ao nosso redor. A função principal de um periscópio é

(A) ampliar objetos muito pequenos.

(B) observar objetos distantes.

(C) ver através de obstáculos.

(D) registrar imagens.

QUESTÃO 2

Para construir um periscópio simples são necessárias/necessários

(A) duas lentes convexas e uma lanterna.

(B) um espelho e uma lupa.

(C) duas caixas de papelão e dois espelhos.

(D) um tubo e uma câmera fotográfica.

QUESTÃO 3

Explique como a luz se comporta dentro de um periscópio e como isso permite que possamos ver através de obstáculos.

QUESTÃO 4

Localize no caça-palavras outros instrumentos de observação.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI13-A) Identificar e construir instrumentos utilizados para a observação a distância e/ou ampliada ou para registro de imagens (luneta, periscópio, lupas, microscópios, máquinas fotográficas) discutindo os usos sociais desses dispositivos.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

INSTRUMENTOS DE PROJEÇÃO E DE OBSERVAÇÃO, Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/instrumentos-projecao-observacao.htm#:~:text=Instrumentos%20de%20Observa%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%93%20s%C3%A3o%20instrumentos,e%20o%20microsc%C3%B3pio%2C%20por%20exemplo.&text=Lupa%20%E2%80%93%20Tamb%C3%A9m%20conhecida%20como%20lente,e%20maior%20que%20o%20objeto.>. Acesso em: 10, set. 2024.

INSTRUMENTOS ÓPTICOS. Mundo Educação, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/os-instrumentos-opticos.htm>. Acesso em: 10, set. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).