ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
IPÊ AMARELO DO BIOMA CERRADO
O IPÊ AMARELO (HANDROANTHUS ALBUS) É UMA DAS ESPÉCIES MAIS EMBLEMÁTICAS DO BIOMA CERRADO, ENCANTANDO COM SUAS FLORES VIBRANTES QUE TINGEM A PAISAGEM DE AMARELO DURANTE A ESTAÇÃO SECA. ESTE SÍMBOLO DA FLORA BRASILEIRA É ALTAMENTE ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES ADVERSAS DO CERRADO, COMO A ESCASSEZ DE ÁGUA E OS INCÊNDIOS SAZONAIS. SUAS RAÍZES PROFUNDAS E A CASCA GROSSA PROTEGEM A ÁRVORE CONTRA O FOGO E PERMITEM A BUSCA POR ÁGUA EM CAMADAS MAIS PROFUNDAS DO SOLO.
A FLORAÇÃO DO IPÊ AMARELO OCORRE GERALMENTE ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO, QUANDO AS ÁRVORES PERDEM SUAS FOLHAS, DESTACANDO AINDA MAIS SUAS FLORES. ALÉM DE SUA BELEZA, O IPÊ DESEMPENHA UM PAPEL ECOLÓGICO IMPORTANTE, FORNECENDO ALIMENTO E ABRIGO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, COMO ABELHAS, AVES E INSETOS POLINIZADORES. SUAS SEMENTES SÃO DISSEMINADAS PELO VENTO, O QUE FACILITA A REGENERAÇÃO NATURAL DA ESPÉCIE E CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO.
O IPÊ AMARELO TAMBÉM POSSUI GRANDE VALOR ECONÔMICO E CULTURAL. SUA MADEIRA É DENSA E RESISTENTE, SENDO MUITO UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NA MARCENARIA. CULTURALMENTE, O IPÊ É CELEBRADO EM VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL E É FREQUENTEMENTE ASSOCIADO À RESISTÊNCIA E À FORÇA, CARACTERÍSTICAS TAMBÉM DO BIOMA CERRADO. NO ENTANTO, A ESPÉCIE ENFRENTA AMEAÇAS DEVIDO AO DESMATAMENTO E À EXPANSÃO AGRÍCOLA, O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS DE CONSERVAÇÃO E PRÁTICAS DE MANEJO SUSTENTÁVEL PARA PRESERVAR ESSA ÁRVORE MAJESTOSA E O ECOSSISTEMA QUE ELA INTEGRA.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
NA CIDADE DE GOIÂNIA É POSSÍVEL OBSERVAR A BELEZA DOS “IPÊS”. IPÊ AMARELO GERALMENTE FLORESCE NO PERÍODO DE
(A) JANEIRO A MARÇO.
(B) ABRIL A JUNHO.
(C) JULHO A SETEMBRO.
(D) OUTUBRO A DEZEMBRO.
QUESTÃO 2
INFELIZMENTE ACONTECEM QUEIMADAS QUE ACABAM DESTRUINDO A BELEZA DO CERRADO, SENDO UMA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DO IPÊ AMARELO AS/A
(A) RAÍZES SUPERFICIAIS.
(B) TOLERÂNCIA AO EXCESSO DE ÁGUA.
(C) CASCA GROSSA RESISTENTE AO FOGO.
(D) CRESCIMENTO RÁPIDO.
QUESTÃO 3
EXPLIQUE COMO AS ADAPTAÇÕES DO IPÊ AMARELO CONTRIBUEM PARA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE NO BIOMA CERRADO.
QUESTÃO 4
PESQUISE E ILUSTRE UM IPÊ DO CERRADO QUE TENHA EM SUA REGIÃO. APÓS, ANOTE AO LADO UMA CURIOSIDADE SOBRE ESSA ÁRVORE.
Autoria: | Profª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição Graduação: Pedagogia e Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado. |
Referência (s): | Animais do Cerrado. Educa + Brasil, 2024. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-do-cerrado>. Acesso em: 03, set. 2024. Cerrado. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), 2024. Disponível em: <https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/#:~:text=Dentre%20elas%20destacam%2Dse%3A%20pequi,%2C%20jatob%C3%A1%2C%20mangaba%20e%20baru.>. Acesso em: 03, set. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |