You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS E A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO NO CERRADO

CIÊNCIAS DA NATUREZA – IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS E A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO NO CERRADO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


IPÊ AMARELO DO BIOMA CERRADO

O IPÊ AMARELO (HANDROANTHUS ALBUS) É UMA DAS ESPÉCIES MAIS EMBLEMÁTICAS DO BIOMA CERRADO, ENCANTANDO COM SUAS FLORES VIBRANTES QUE TINGEM A PAISAGEM DE AMARELO DURANTE A ESTAÇÃO SECA. ESTE SÍMBOLO DA FLORA BRASILEIRA É ALTAMENTE ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES ADVERSAS DO CERRADO, COMO A ESCASSEZ DE ÁGUA E OS INCÊNDIOS SAZONAIS. SUAS RAÍZES PROFUNDAS E A CASCA GROSSA PROTEGEM A ÁRVORE CONTRA O FOGO E PERMITEM A BUSCA POR ÁGUA EM CAMADAS MAIS PROFUNDAS DO SOLO.

A FLORAÇÃO DO IPÊ AMARELO OCORRE GERALMENTE ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO, QUANDO AS ÁRVORES PERDEM SUAS FOLHAS, DESTACANDO AINDA MAIS SUAS FLORES. ALÉM DE SUA BELEZA, O IPÊ DESEMPENHA UM PAPEL ECOLÓGICO IMPORTANTE, FORNECENDO ALIMENTO E ABRIGO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, COMO ABELHAS, AVES E INSETOS POLINIZADORES. SUAS SEMENTES SÃO DISSEMINADAS PELO VENTO, O QUE FACILITA A REGENERAÇÃO NATURAL DA ESPÉCIE E CONTRIBUI PARA A MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO.

O IPÊ AMARELO TAMBÉM POSSUI GRANDE VALOR ECONÔMICO E CULTURAL. SUA MADEIRA É DENSA E RESISTENTE, SENDO MUITO UTILIZADA NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NA MARCENARIA. CULTURALMENTE, O IPÊ É CELEBRADO EM VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL E É FREQUENTEMENTE ASSOCIADO À RESISTÊNCIA E À FORÇA, CARACTERÍSTICAS TAMBÉM DO BIOMA CERRADO. NO ENTANTO, A ESPÉCIE ENFRENTA AMEAÇAS DEVIDO AO DESMATAMENTO E À EXPANSÃO AGRÍCOLA, O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE POLÍTICAS DE CONSERVAÇÃO E PRÁTICAS DE MANEJO SUSTENTÁVEL PARA PRESERVAR ESSA ÁRVORE MAJESTOSA E O ECOSSISTEMA QUE ELA INTEGRA.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

NA CIDADE DE GOIÂNIA É POSSÍVEL OBSERVAR A BELEZA DOS “IPÊS”. IPÊ AMARELO GERALMENTE FLORESCE NO PERÍODO DE

(A) JANEIRO A MARÇO.

(B) ABRIL A JUNHO.

(C) JULHO A SETEMBRO.

(D) OUTUBRO A DEZEMBRO.

QUESTÃO 2

INFELIZMENTE ACONTECEM QUEIMADAS QUE ACABAM DESTRUINDO A BELEZA DO CERRADO, SENDO UMA DAS PRINCIPAIS ADAPTAÇÕES DO IPÊ AMARELO AS/A

(A) RAÍZES SUPERFICIAIS.

(B) TOLERÂNCIA AO EXCESSO DE ÁGUA.

(C) CASCA GROSSA RESISTENTE AO FOGO.

(D) CRESCIMENTO RÁPIDO.

QUESTÃO 3

EXPLIQUE COMO AS ADAPTAÇÕES DO IPÊ AMARELO CONTRIBUEM PARA A SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE NO BIOMA CERRADO.

QUESTÃO 4

PESQUISE E ILUSTRE UM IPÊ DO CERRADO QUE TENHA EM SUA REGIÃO. APÓS, ANOTE AO LADO UMA CURIOSIDADE SOBRE ESSA ÁRVORE.


Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: Nutrição  
Graduação: Pedagogia e Jornalismo  
Pós-graduação:  
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI04-C) Relacionar as características das plantas e dos animais à sua adaptação ao ambiente, destacando espécies do Cerrado.  
Referência (s):Animais do Cerrado. Educa + Brasil, 2024. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-do-cerrado>. Acesso em: 03, set. 2024.

Cerrado. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), 2024. Disponível em: <https://ispn.org.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora-do-cerrado/#:~:text=Dentre%20elas%20destacam%2Dse%3A%20pequi,%2C%20jatob%C3%A1%2C%20mangaba%20e%20baru.>. Acesso em: 03, set. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)