You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Identificando Características da Terra

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Identificando Características da Terra

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Identificando Características da Terra

A Terra é um dos planetas do sistema solar e possui características únicas que a tornam habitável. Vamos explorar algumas dessas características importantes.

Formato Esférico: a Terra tem um formato esférico, mas não é uma esfera perfeita. É um pouco achatada nos polos e mais larga na linha do Equador, o que se chama de geoide. Esse formato resulta da rotação da Terra.

Água: cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água. Essa água está presente nos oceanos, mares, rios, lagos e também na forma de vapor na atmosfera. A água é essencial para a vida e desempenha um papel crucial na regulação do clima.

Solo: é a camada superficial da Terra onde crescem as plantas. Ele é composto por minerais, matéria orgânica, ar e água. O solo é vital para a agricultura e a sustentação dos ecossistemas terrestres.

Atmosfera: nosso planeta é envolvido por uma camada de gases chamada atmosfera, que é composta principalmente por nitrogênio e oxigênio. A atmosfera protege a Terra dos raios solares nocivos, regula a temperatura e permite a existência da vida.

Biosfera: é a região da Terra onde há vida. Ela inclui partes da atmosfera, da hidrosfera (água) e da litosfera (solo). Todos os seres vivos da Terra habitam a biosfera.

Estas características fazem da Terra um lugar único no sistema solar, capaz de sustentar uma grande diversidade de vida.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A água é essencial para o planeta Terra porque regula o clima, mantém a temperatura estável e é vital para todos os seres vivos. Ela participa de ciclos biogeoquímicos, sustenta ecossistemas aquáticos e terrestres, e é indispensável para a agricultura, indústria e consumo humano. A porcentagem da superfície da Terra coberta por água é cerca de

(A) 50%.

(B) 60%.

(C) 71%.

(D) 80%.

QUESTÃO 2

A Terra é considerada um geoide porque

(A) é perfeitamente esférica.

(B) é achatada nos polos e mais larga no Equador.

(C) tem anéis como Saturno. (D) é completamente plana.

QUESTÃO 3

Explique por que a presença de água na Terra é crucial para a vida.

QUESTÃO 4

O planeta Terra é formado por vários continentes. Pesquise os nomes dos continentes, escreva-os nos espaços indicados no mapa e pinte cada continente com uma cor diferente. Em seguida, preencha a legenda com o nome de cada continente e a cor correspondente. Complete o desenho com o continente que está faltando.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: Nutrição
Graduada em: Pedagogia e Jornalismo
Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica e Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI07-B) Identificar características da Terra, como seu formato esférico, a presença de água, solo, dentre outras.
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

GLOBO TERRESTRE, Unesp, 2024. Disponível em <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/47191/1/u1_d22_v9_tc03.pdf>. Acesso em: 06, ago. 2024.

MAPAS E GRÁFICOS. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-mapas-os-graficos.htm>. Acesso em: 06, ago. 2024.

PLANETA TERRA. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-planeta-terra.htm#:~:text=O%20Planeta%20Terra%20%C3%A9%20um,a%20teoria%20da%20nebulosa%20solar>. Acesso em: 06, ago. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)