You are currently viewing Ciências da Natureza – Formato da Terra e Preservação Ambiental

Ciências da Natureza – Formato da Terra e Preservação Ambiental

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A HERANÇA DA CRIANÇA

VEJAM O QUE O HOMEM DEIXARÁ

PARA NÓS: UMA BOLA.

MAS A BOLA ESTÁ VELHA, ESTÁ SUJA,

ESTÁ MACHUCADA, ESTÁ MORRENDO.

ELE A FEZ COM CONCRETO E CIMENTO,

SEM AMOR, SEM SENTIMENTO.

A BOLA ESTÁ PERDIDA NUM ESPAÇO

SEM FIM,

SEM RUMO OU DESTINO.

TEREMOS QUE ENCHÊ-LA DE NOVO.

NÃO COM CONCRETO E CIMENTO,

MAS COM AMOR E SENTIMENTO.

DAREMOS A ELA UM NOVO RUMO

E UM NOVO DESTINO.

[…]

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Meio ambiente. Belo Horizonte: Iemar, 2006.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/reciclar-verde-terra-meio-ambiente-29227/>. Acesso em 20, ago. 2022.

QUESTÃO 1

Qual é o tema central do texto “Vejam o que o homem deixará para nós: uma bola”? Marque um X na alternativa correta.

(A) A importância da preservação do meio ambiente

(B) A relação entre o homem e a natureza

(C) A necessidade de dar um novo sentido à vida

(D) A reflexão sobre o legado deixado pelo homem

QUESTÃO 2

Qual é a mensagem transmitida pelo texto em relação à bola mencionada? Marque um X na alternativa correta.

(A) A bola representa o fracasso do homem em criar algo duradouro

(B) A bola simboliza a falta de sentimentos do homem ao criar algo