Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A HERANÇA DA CRIANÇA
VEJAM O QUE O HOMEM DEIXARÁ
PARA NÓS: UMA BOLA.
MAS A BOLA ESTÁ VELHA, ESTÁ SUJA,
ESTÁ MACHUCADA, ESTÁ MORRENDO.
ELE A FEZ COM CONCRETO E CIMENTO,
SEM AMOR, SEM SENTIMENTO.
A BOLA ESTÁ PERDIDA NUM ESPAÇO
SEM FIM,
SEM RUMO OU DESTINO.
TEREMOS QUE ENCHÊ-LA DE NOVO.
NÃO COM CONCRETO E CIMENTO,
MAS COM AMOR E SENTIMENTO.
DAREMOS A ELA UM NOVO RUMO
E UM NOVO DESTINO.
[…]
RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Meio ambiente. Belo Horizonte: Iemar, 2006.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/reciclar-verde-terra-meio-ambiente-29227/>. Acesso em 20, ago. 2022.
QUESTÃO 1
Qual é o tema central do texto “Vejam o que o homem deixará para nós: uma bola”? Marque um X na alternativa correta.
(A) A importância da preservação do meio ambiente
(B) A relação entre o homem e a natureza
(C) A necessidade de dar um novo sentido à vida
(D) A reflexão sobre o legado deixado pelo homem
QUESTÃO 2
Qual é a mensagem transmitida pelo texto em relação à bola mencionada? Marque um X na alternativa correta.
(A) A bola representa o fracasso do homem em criar algo duradouro
(B) A bola simboliza a falta de sentimentos do homem ao criar algo
(C) A bola é um objeto sem valor que precisa ser jogado fora
(D) A bola pode ser revitalizada através do amor e do cuidado adequados.
QUESTÃO 3
Releia o texto. Posteriormente, marque a alternativa que se refere a expressão “a bola”.
( ) GOIÂNIA ( ) FUTEBOL ( ) PLANETA TERRA
QUESTÃO 4
Em sua opinião, por que a “bola”, citada no texto, está suja e doente?
QUESTÃO 5
O símbolo mundial da reciclagem é formado por três setas, no sentido horário. Cada seta tem um significado. A primeira representa aquilo que é produzido em indústrias, como garrafas pet, por exemplo; a segunda seta representa o consumidor; e a terceira seta representa a reciclagem.
Pesquise no dicionário o significado dos 5rs da reciclagem, e depois com a ajuda de seus familiares, complete o que se pede:
Repensar:
devemos consumir de modo responsável, e pensar sobre isso.
Reduzir:
utilizar os recursos de forma consciente, evitando assim o desperdício,
reduzindo a quantidade.
Reaproveitar:
Reciclar:
Recusar:
QUESTÃO 6
Você estudou que o planeta terra tem o formato de uma esfera, por isso, a comparação com uma bola. Além da bola, o que mais se parece com uma esfera? Para responder, ilustre.
QUESTÃO 7
Pinte a carinha que representa seus cuidados com o meio ambiente.
SAIBA MAIS
Por que será que cada lixeira tem uma cor? Dê o play e saiba mais.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.). |
Referências: | NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. |