You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Doenças Causadas por Microrganismos

As doenças causadas por microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários, são responsáveis por grande parte das enfermidades que afetam as crianças. Entre as doenças mais comuns, destacam-se as bacterianas, como a faringite estreptocócica e a infecção urinária. A faringite, causada por bactérias do gênero Streptococcus, é transmitida pelo contato com gotículas de saliva ou objetos contaminados. Já as infecções urinárias podem ser causadas por bactérias como Escherichia coli, que se propagam pela má higiene pessoal.

Por outro lado, as infecções virais são igualmente frequentes em crianças. Um exemplo é a gripe, causada pelo vírus influenza, que se propaga por gotículas de saliva ou secreções respiratórias. Outra doença comum é a catapora (varicela), transmitida pelo contato direto com fluidos corporais ou pelo ar, causada pelo vírus varicela-zóster.

Os fungos, como o causador da micose, se propagam em ambientes úmidos e quentes, enquanto os protozoários, como os que provocam a giardíase, podem ser transmitidos pelo consumo de água ou alimentos contaminados. É essencial diferenciar esses microrganismos para adotar as medidas corretas de prevenção e tratamento, protegendo as crianças de doenças graves.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

É comum crianças no início da idade escolar adoecerem por conta das doenças da infância. Pensando nisso, uma doença bacteriana comum em crianças é a

(A) gripe.

(B) catapora.

(C) faringite estreptocócica.

(D) micose.

QUESTÃO 2

A catapora é transmitida pelo/por

(A) consumo de água contaminada.

(B) contato com gotículas de saliva.

(C) alimentos mal lavados.

(D) contato com superfícies quentes.

QUESTÃO 3

Explique como as bactérias podem ser transmitidas entre as crianças.

QUESTÃO 4

Junto aos seus familiares, observe o seu cartão de vacinação e confira se todas as vacinas estão em dia. Se estiver faltando alguma, escreva no espaço abaixo o nome da vacina que ainda precisa tomar. Caso todas as vacinas estejam atualizadas, escreva “Vacinas em dia”.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.

Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF04CI08-A) Identificar as formas de transmissão de doenças causadas por microrganismos, diferenciando os agentes causadores: fungos, bactérias, protozoários e vírus.
Referência (s):BACTÉRIAS. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bacterias.htm>. Acesso em: 09, set. 2024.

Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021.

FUNGOS. Mundo Educação, UOL, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/os-fungos.htm>. Acesso em: 09, set. 2024.

MICRORGANISMOS. Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/microrganismos/>Acesso em: 09, set. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).