You are currently viewing Ciências da Natureza – Fases da Lua e sua periodicidade

Ciências da Natureza – Fases da Lua e sua periodicidade

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Fases da Lua e sua periodicidade

Observar a Lua e compreender suas fases sempre teve grande importância para a agricultura, especialmente em práticas agrícolas tradicionais e biodinâmicas. A Lua exerce uma influência significativa sobre a Terra, e isso inclui a forma como as plantas crescem e se desenvolvem.

Agricultores que utilizam calendários lunares acreditam que as fases da Lua afetam não só o crescimento das plantas, mas também a qualidade das colheitas. Durante a fase crescente, por exemplo, acredita-se que a seiva das plantas flui com mais intensidade para as partes superiores, favorecendo o plantio de culturas que produzem frutos e folhas. Já na fase minguante, a seiva se concentra mais nas raízes, sendo ideal para o plantio de tubérculos.

A periodicidade das fases da Lua, que ocorre de forma regular a cada 29,5 dias, permite que os agricultores planejem suas atividades de acordo com essas mudanças naturais. Essa prática, enraizada no conhecimento ancestral, integra o ritmo lunar ao ciclo agrícola, demonstrando uma relação harmônica entre o homem e os fenômenos naturais. Além de promover uma agricultura mais sustentável, observar as fases da Lua pode contribuir para um melhor entendimento dos ritmos naturais e, consequentemente, para uma produção agrícola mais alinhada aos ciclos ambientais.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

As fases da Lua influenciam diretamente diversos aspectos do crescimento das plantas, como a germinação das sementes, o desenvolvimento das raízes, a produção de frutos e até a colheita. A fase da Lua que é considerada ideal para o plantio de tubérculos devido à concentração da seiva nas raízes é a

(A) Lua Nova.

(B) Lua Crescente.

(C) Lua Cheia.

(D) Lua Minguante.

QUESTÃO 2

A falta de observação das fases da Lua pode resultar em práticas agrícolas menos alinhadas aos ciclos naturais, aumentando a necessidade de insumos externos, como fertilizantes e pesticidas, para compensar as condições desfavoráveis. A duração do ciclo completo das fases da Lua é de

(A) 29,5 dias.

(B) 27,3 dias.

(C) 31 dias.

(D) 30 dias.

QUESTÃO 3

Relacione a importância de se compreender a periodicidade das fases da Lua com práticas agrícolas sustentáveis.

QUESTÃO 4

Durante um ciclo lunar completo (aproximadamente 29,5 dias), observe a Lua diariamente, preferencialmente no mesmo horário, e registre suas observações no caderno.

Cada registro deve incluir:

– Data e horário da observação.

– Descrição da fase da Lua (ex.: Lua Crescente, Lua Cheia).

– Desenho ou esboço da forma aparente da Lua no céu.

– Condições do tempo (se estava nublado, claro, etc.).

– Observações adicionais (se a Lua estava alta ou baixa no céu, se havia estrelas visíveis ao redor, etc.).

– Registro Fotográfico (Opcional):

Após o término do ciclo lunar, responda:

O que mudou na aparência da Lua ao longo do mês?

Quais fases da Lua foram mais difíceis de observar? Por quê?

Como a observação da Lua ajudou a compreender a periodicidade do ciclo lunar?

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.   Graduada em:
– Pedagogia e Jornalismo.   Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI12-A) Reconhecer a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

FASES DA LUA, Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-fases-lua.htm>. Acesso em: 27, ago. 2024.

FASES DA LUA 2024, Instituto Nacional de Meteorologia, 2024. Disponível em <https://portal.inmet.gov.br/paginas/luas>. Acesso em: 27, ago. 2024.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).