You are currently viewing Ciências da Natureza – Fases da Lua e sua interferência sobre o Planeta Terra

Ciências da Natureza – Fases da Lua e sua interferência sobre o Planeta Terra

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


FASES DA LUA E SUA INTERFERÊNCIA SOBRE O PLANETA TERRA

A Lua é um satélite natural da Terra e, embora não possua luz própria, ela desempenha um papel fundamental em nosso planeta, além disso, gira ao redor do Sol, assim como a Terra, no movimento de translação e gira em torno de seu próprio eixo no movimento de rotação.

Ela faz o movimento de revolução ao contornar a Terra, o que é responsável pelas quatro fases da Lua: Lua cheia, Lua quarto crescente, Lua minguante e Lua nova.

Cada fase dura em média sete dias, sendo que, na Lua cheia, é possível ver a totalidade do satélite, enquanto na fase crescente ela apresenta o formato da letra C. Na fase minguante, a Lua se assemelha ao C invertido, e na Lua nova, não é visível a olho nu.

A Lua tem uma influência significativa em todos os seres vivos. Por exemplo, na agricultura, ela pode indicar quando é hora de plantar ou colher. Na vida animal, a mesma pode tornar alguns animais mais falantes ou agressivos. Na humanidade, pode influenciar a disposição das pessoas, tornando-as mais dispostas ou mais reclusas. Além disso, a Lua também pode influenciar as fases do cabelo humano, havendo momentos específicos para o corte de acordo com suas fases.

Em resumo, a Lua é um satélite fascinante que desempenha um papel importante em nossa vida e no planeta Terra. Seu movimento de rotação, translação e revolução cria as quatro fases da Lua, que têm influência na natureza e na vida humana. É fascinante como a Lua pode afetar tudo ao nosso redor e nos lembrar do quão conectados estamos com a natureza.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

No dia 20 de julho de 1969, Apolo 11 aterrou na Lua. Neil Armstrong e Buz Aldrin foram os primeiros humanos a colocarem os pés sobre ela (caso queira assistir a esse momento histórico, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=1J9H3niSXj8&t=6s). Em 2006, Marcos Pontes, brasileiro, pode ver a Lua de perto, a 350 km, ao ir até a Estação Espacial Internacional. 

Em sua opinião, quais foram os sentimentos desses tripulantes ao visitarem a Lua? Esse momento foi importante para a humanidade? Por quê?

QUESTÃO 2

A Lua, assim como a Terra, faz movimentos. Releia o texto, e complete a tabela abaixo, EXPLICANDO CADA MOVIMENTO:

MOVIMENTO DE ROTAÇÃOMOVIMENTO DE TRANSLAÇÃOMOVIMENTO DE REVOLUÇÃO




QUESTÃO 3

Ao observar o céu no decorrer dos dias, podemos ver a Lua em formas diferentes. Essas fases são responsáveis por diversas atividades na natureza, no comportamento dos animais e dos seres humanos.

Analise as alternativas e marque com um X a correta em relação à seguinte pergunta: Qual é a influência da Lua mencionada no texto?

(A) Na agricultura, a Lua pode tornar alguns animais mais falantes ou agressivos.

(B) Na humanidade, a Lua pode influenciar a disposição das pessoas, tornando-as mais dispostas ou mais reclusas.

(C) Na vida animal, a Lua pode indicar quando é hora de plantar ou colher.

(D) Na moda, a Lua pode influenciar as tendências de roupas e acessórios.

QUESTÃO 4

Qual é o papel da Lua em nosso planeta? Sublinhe a alternativa correta.

(A) Possuir luminosidade própria

(B) Girar em torno de seu próprio eixo

(C) Realizar o movimento de translação ao redor do Sol

(D) Realizar o movimento de revolução ao redor da Terra e influenciar a natureza e a vida humana.

Saiba mais

Assista e aprenda sobre este fenômeno fantástico do espaço: o eclipse lunar! Depois, curta e compartilhe com seus familiares, amigos e colegas de classe.

Canal Danielle Assis “Eclipse Lunar”. Disponível em: <https://youtu.be/wrMd6OA8Bhg>. Acesso 26, ago. 2022.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI11-A) Associar o movimento aparente do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.

(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Referências: SISTEMA SOLAR. Toda Matéria, 2022. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/sistema-solar/>. Acesso em: 26, ago. 2022.

FASES DA LUA, Uol, 2022. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/fases-da-lua.htm.> Acesso em 26, ago. 2022.

CALENDÁRIO LUNAR, Portal Inmet, 2022. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/paginas/luas/>. Acesso em: 26, ago. 2022.