ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Fases da Lua e o cotidiano
A Lua, com seu ciclo de fases, influencia não apenas as marés, mas também diversas atividades humanas, especialmente em áreas como a agricultura, a pesca e o comportamento dos animais. Cada fase da Lua é caracterizada por um momento específico no ciclo lunar, com influências que podem ser aproveitadas para organizar tarefas e otimizar o trabalho no cotidiano.
A Lua Nova marca o começo de um ciclo lunar, e é uma fase associada ao início de atividades. Na agricultura, muitos agricultores consideram esse período ideal para o plantio de sementes, pois acreditam que o solo está mais propício ao crescimento das plantas. Além disso, essa fase inspira um momento de preparação e planejamento para pescadores, que observam as condições marítimas para futuras pescarias.
Durante a Lua Crescente, as plantas já plantadas começam a desenvolver suas raízes e caules com mais força, sendo uma boa fase para dar continuidade ao cultivo. Agricultores podem aproveitar esse momento para a irrigação e o reforço da plantação. Para atividades de pesca, a fase crescente é favorável, pois o aumento da luminosidade lunar estimula alguns peixes a se movimentarem mais, o que facilita a captura.
A Lua Cheia, quando a Lua está completamente iluminada, é vista como um momento de grande atividade. Essa fase favorece a colheita de certas culturas agrícolas que atingem seu ponto de maturação. Na pesca, a Lua Cheia ilumina os mares, atraindo algumas espécies à superfície, o que facilita a pesca noturna. A fauna também responde a essa fase, pois alguns animais se mostram mais ativos, o que é aproveitado por caçadores e pescadores.
Na Lua Minguante, ocorre o fechamento do ciclo. Agricultores aproveitam essa fase para podas e para preparar o solo para novos plantios, pois é considerada uma fase de descanso e recuperação. Na pesca, essa fase indica que os peixes tendem a se movimentar menos, reduzindo a atividade pesqueira. Na natureza, a Lua Minguante influencia os animais a reduzirem seu ritmo, favorecendo períodos de descanso e menor atividade.
Essas influências da Lua ajudam a organizar as atividades no cotidiano, promovendo maior harmonia entre as necessidades humanas, o trabalho e o comportamento natural dos animais.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
As fases da Lua têm interferência no cotidiano dos seres vivos. Pensando nisso, a fase da Lua que é considerada ideal para o plantio de sementes, pois representa um novo ciclo, é a
(A) Lua Minguante.
(B) Lua Nova.
(C) Lua Crescente.
(D) Lua Cheia.
QUESTÃO 2
A fase da Lua em que os pescadores tendem a ter melhores condições para pesca noturna, devido à maior iluminação, é a
(A) Lua Minguante.
(B) Lua Nova.
(C) Lua Crescente.
(D) Lua Cheia.
QUESTÃO 3
De que forma a observação das fases da Lua pode ajudar na organização de atividades agrícolas e na prática sustentável da pesca?
QUESTÃO 4
Desenhe cada fase da Lua. Em seguida, pesquise uma curiosidade simples sobre como essa fase pode influenciar as atividades humanas, das plantas ou dos animais. Anote suas descobertas nos espaços abaixo.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI11-A) Identificar as fases da Lua, destacando sua influência no cotidiano. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. FASES DA LUA. Instituto Nacional de Meteorologia, 2024. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/paginas/luas>. Acesso em: 04, nov. 2024. FASES DA LUA, Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/as-fases-lua.htm/>. Acesso em: 04, nov. 2024. Favolli, Leonel e Pêssoa, Karina. Pitanguá Mais. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |