ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Explorando as relações do ciclo da matéria e do fluxo de energia nos ecossistemas
Oi, turma! Hoje vamos aprender sobre o ciclo da matéria e o fluxo de energia em um ecossistema. Imagine uma floresta, onde todos os seres vivos e não vivos trabalham juntos como uma grande equipe. Vamos entender como isso funciona?
Primeiro, vamos falar dos componentes bióticos, que são os seres vivos, como plantas, animais, fungos e bactérias. Eles são como os jogadores do time. As plantas, por exemplo, usam a luz do sol (um componente abiótico, que é algo não vivo) para fazerem seu alimento através da fotossíntese. Elas capturam a energia do sol e a transformam em comida, que será usada por elas e pelos animais que se alimentam delas.
Agora pense em um coelho que come plantas. A energia que a planta capturou do sol passa para o coelho. E quando um lobo come o coelho, essa energia passa para o lobo. Este é o fluxo de energia: começa com o sol, passa pelas plantas e segue pelos animais que as comem.
Além da energia, há também o ciclo da matéria. Quando plantas e animais morrem, seus corpos são decompostos por fungos e bactérias. Esses decompositores quebram o corpo em nutrientes que voltam para o solo. Esses nutrientes são então usados pelas plantas para crescerem novamente. É como se o material dos seres vivos fosse reciclado na natureza!
Vamos ver alguns exemplos: quando você joga restos de comida na composteira, eles serão decompostos e transformados em adubo, que alimentará novas plantas. Outro exemplo é a água: quando chove (água é um componente abiótico), ela penetra no solo e é absorvida pelas raízes das plantas. Depois, a água evapora e volta para o céu, formando nuvens e reiniciando o ciclo.
Viram como tudo está interligado? A natureza é muito organizada e todos os componentes, vivos e não vivos, têm um papel importante!
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Um ecossistema é uma comunidade de organismos vivos (componentes bióticos) que interagem entre si e com os elementos não vivos (componentes abióticos) do seu ambiente. Como exemplo de um componente biótico de um ecossistema, temos a/o
(A) água.
(B) Sol.
(C) planta.
(D) solo.
QUESTÃO 2
O ciclo da matéria refere-se à forma como os elementos essenciais para a vida circulam no ambiente, passando pelos seres vivos e retornando ao ambiente não vivo. Um exemplo de parte do ciclo da matéria é quando a/um
(A) planta absorve luz solar.
(B) coelho come uma planta.
(C) ocorre a decomposição de uma folha no solo.
(D) lobo caça um coelho.
QUESTÃO 3
Ilustre quatro exemplos de seres abióticos.
QUESTÃO 4
Complete o exercício abaixo com dois exemplos para cada categoria:
a) Herbívoros: ___________________________________________________
b) Carnívoros: ___________________________________________________
c) Decompositores: ______________________________________________
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Graduanda em: – Nutrição. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI05-B) Compreender e distinguir as relações do ciclo da matéria e do fluxo de energia entre os componentes vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) de um ecossistema. |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. Fluxo de Energia. FIO CRUZ, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/fluxo-energia.htm>. Acesso em: 29, jul. 2024. Matéria e Energia, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/materia-e-energia.htm>. Acesso em: 29, jul. 2024. Os 10 maiores produtores do reino animal, Toda Matéria, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/maiores-predadores-do-mundo-animal/#:~:text=Os%20animais%20predadores%20s%C3%A3o%20os,e%20adaptados%20para%20a%20ca%C3%A7a>. Acesso em: 29, jul. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |