Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso
A água é uma das substâncias mais presentes no nosso dia a dia e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Esses estados variam de acordo com as mudanças de temperatura e podem ser observados em diversas situações cotidianas.
No estado líquido, a água é aquela que vemos correndo em rios, utilizada para lavar louça ou regar plantas. Ela se adapta à forma do recipiente em que está. No estado sólido, a água aparece como gelo, com uma forma fixa. Um exemplo comum é a formação de gelo nas bandejas de gelo do congelador ou em garrafas de água deixadas no freezer. Já no estado gasoso, a água se transforma em vapor. Um exemplo disso é quando deixamos uma panela de água fervendo no fogão, e o vapor de água começa a subir, ou quando sentimos o ar úmido após o banho quente.
As mudanças de estado ocorrem conforme a água ganha ou perde calor. A fusão é o processo de mudança de sólido para líquido, como quando o gelo em uma bebida derrete em dias quentes. Já a solidificação acontece quando a água líquida se transforma em gelo, como ao fazer cubos de gelo no freezer. A evaporação é quando a água líquida se transforma em vapor, como a água que desaparece da calçada após uma chuva, seca pelo calor do sol. Por outro lado, a condensação é o processo de transformação de vapor em líquido. Isso ocorre quando vemos gotas de água se formando no lado de fora de um copo frio em um dia quente, ou quando o espelho do banheiro fica embaçado após um banho quente.
Esses fenômenos são facilmente observáveis no cotidiano e também podem ser explorados com experimentos simples. Por exemplo, ao deixar um copo de água no congelador, você pode observar o processo de solidificação. Outro experimento simples é ferver água e observar como o vapor sobe da panela, um exemplo claro de evaporação. Compreender essas mudanças é essencial para perceber como o calor influencia a transformação da água e como isso afeta fenômenos naturais, como o ciclo da água, e as condições climáticas.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
As mudanças da água entre os estados sólido, líquido e gasoso são essenciais para entender os ciclos naturais da Terra. A água quando evapora
(A) se transforma em gelo.
(B) vira vapor.
(C) se solidifica.
(D) se funde.
QUESTÃO 2
O processo de condensação ocorre quando o/a(as)
(A) gelo derrete em um copo.
(B) vapor sai de uma panela.
(C) gotas de água se formam em um copo gelado.
(D) neve cai em uma montanha.
QUESTÃO 3
Descreva o processo de fusão e dê um exemplo prático de quando isso ocorre no seu cotidiano.
QUESTÃO 4
Experimento: Gotas de Água no Copo Frio
Objetivo: Observar o processo de condensação.
Materiais Necessários:
- 1 copo ou jarra de vidro
- Água gelada (pode adicionar gelo ao copo)
- 1 folha de papel toalha ou um guardanapo
- 1 prato ou bandeja (opcional)
Instruções:
- Encha o copo com água gelada. Se desejar, adicione alguns cubos de gelo para que fique bem frio.
- Coloque o copo sobre um prato ou bandeja (isso ajudará a coletar a água que se condensar, evitando a bagunça).
- Espere alguns minutos e observe o que acontece na parte externa do copo. Você começará a notar pequenas gotículas de água se formando na superfície.
- Use a folha de papel toalha ou guardanapo para enxugar as gotas que se formaram. Observe que elas se acumulam e podem escorrer pelo copo.
Discussão:
Por que as gotas de água se formaram? Anote suas observações e reflexões.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI02-A) Observar a água em diferentes estados físicos (líquido, sólido e gasoso), reconhecendo suas mudanças em situações do cotidiano e por meio de experimentos simples. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. Estados físicos da água. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-da-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20pode%20se%20apresentar%20na%20forma%20s%C3%B3lida%2C%20l%C3%ADquida%20e,uma%20est%C3%A1vel%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20ambiente>. Acesso em: 22, out. 2024. FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Entrelaços: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |