Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental
QUESTÃO 1
Leia a seguir o trecho sobre a expedição liderada por Fernão de Magalhães, no século XIV:
Considerando que circunavegação trata-se de uma viagem ao redor do planeta, retornando ao ponto de partida (seja por meio aquático, aéreo ou terrestre):
A) Qual é a relação entre a circunavegação e a esfericidade da Terra?
B) Se a Terra fosse plana, seria possível realizar uma circunavegação? O que ocorreria, nesse caso?
QUESTÃO 2
Se um estudante sugerisse que a Terra fosse plana, como você usaria a alternância entre dia e noite para explicar a esfericidade do planeta?
QUESTÃO 3
Na imagem abaixo, podemos identificar um avião voando sobre o horizonte.
Sobre esse assunto, podemos afirmar que sua rota, em um mapa mundi, é representada por uma/um
(A) reta, pois é a menor distância entre um ponto e outro.
(B) reta, pois segue o formato real do nosso planeta Terra.
(C) irregular, pois o nosso planeta também é dessa forma.
(D) trajetória curva, pois o mapa é plano, e a Terra não.
QUESTÃO 4
A rota mais curta entre dois pontos na superfície curva da Terra, usada em viagens aéreas e marítimas é a/o
(A) linha reta.
(B) meridiano.
(C) círculo médio.
(D) círculo máximo.
QUESTÃO 5
O leve achatamento da Terra nos polos e o alargamento no Equador ocorrem principalmente devido à/ao
(A) gravidade da Lua.
(B) rotação do planeta.
(C) translação da Terra.
(D) pressão atmosférica.
QUESTÃO 6
O globo terrestre é uma representação próxima da forma da Terra, mas não exata, porque
(A) ele é feito com base em mapas antigo.
(B) O globo não considera a rotação da Terra.
(C) a Terra é completamente plana, com bordas.
(D) a Terra possui irregularidades em sua superfície.
Autoria | Mariana Araguaia |
Formação | Ciências Biológicas |
Componente Curricular | Ciências da Natureza |
Habilidade | (EF06CI13-A) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra, utilizando diferentes representações: globo terrestre, imagens, desenhos. |
Referências | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 04/11/2024. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 04/11/2024. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 04/11/2024. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 04/11/2024. PICHEL, Mar. A 1ª volta ao mundo: os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães, da qual só 18 dos 250 tripulantes sobreviveram. BBC News. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49777017>. Acesso em 06/11/2024. SILVEIRA, Fernando Lang. Afinal qual é a forma da Terra? Centro de Referência para o Ensino de Física. Disponível em <https://cref.if.ufrgs.br/?contact-pergunta=afinal-qual-e-a-forma-da-terra>. Acesso em 06/11/2024. |