You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – ENTENDENDO A NASCENTE E O POENTE DO SOL

CIÊNCIAS DA NATUREZA – ENTENDENDO A NASCENTE E O POENTE DO SOL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A VIAGEM DO SOL

ERA UMA VEZ UM SOL MUITO CURIOSO CHAMADO SOLZINHO. ELE ADORAVA BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE COM AS NUVENS E ILUMINAR O DIA DAS PESSOAS COM SEU BRILHO QUENTE E DOURADO. TODOS OS DIAS, ELE FAZIA UMA GRANDE VIAGEM PELO CÉU.

DE MANHÃ, QUANDO TODOS AINDA ESTAVAM ACORDANDO, SOLZINHO APARECIA NO LESTE, EM UM LUGAR MÁGICO CHAMADO NASCENTE. ELE ACORDAVA OS PASSARINHOS, QUE COMEÇAVAM A CANTAR, E DIZIA “BOM DIA” PARA AS FLORES QUE ABRIAM SUAS PÉTALAS. O CÉU FICAVA CHEIO DE CORES LINDAS: LARANJA, ROSA E AMARELO. ERA O COMEÇO DE MAIS UM DIA DE AVENTURAS!

SOLZINHO SUBIA, SUBIA E SUBIA, ILUMINANDO TUDO AO SEU REDOR. AS CRIANÇAS IAM PARA A ESCOLA, AS ÁRVORES BALANÇAVAM SUAS FOLHAS AO VENTO E TODOS SORRIAM FELIZES COM A LUZ DO SOL. ELE FICAVA LÁ NO ALTO, BRILHANDO FORTE, ATÉ QUE COMEÇAVA A DESCER DEVAGARINHO.

NO FIM DO DIA, QUANDO ESTAVA QUASE NA HORA DO JANTAR, SOLZINHO SE PREPARAVA PARA DESCANSAR. ELE DESCIA NO OESTE, EM UM LUGAR ENCANTADO CHAMADO POENTE. O CÉU SE PINTAVA NOVAMENTE DE CORES MARAVILHOSAS: VERMELHO, ROXO E DOURADO. SOLZINHO DAVA UM “BOA NOITE” PARA TODOS E SE ESCONDIA ATRÁS DAS MONTANHAS, ESPERANDO PARA COMEÇAR UMA NOVA AVENTURA NO DIA SEGUINTE. E ASSIM, TODOS OS DIAS, SOLZINHO FAZIA SUA VIAGEM DE LESTE A OESTE, LEVANDO ALEGRIA E LUZ PARA TODOS. FIM.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

IMAGEM PRODUZIDA EM: WWW.CANVA.COM

QUESTÃO 1

O SOL APARECE NO CÉU DE MANHÃ EM UM LUGAR CHAMADO

(A) POENTE.

(B) NORTE.

(C) NASCENTE.

(D) SUL.

QUESTÃO 2

QUANDO O SOL ESTÁ SE PREPARANDO PARA DESCANSAR NO FINAL DO DIA, ELE SE ENCONTRA NO

(A) NASCENTE.

(B) NORTE.

(C) SUL.

(D) POENTE.

QUESTÃO 3

IMAGINE QUE VOCÊ É UM PASSARINHO QUE ACORDA JUNTO COM O SOLZINHO NA NASCENTE. CONTE UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE COMO É O SEU DIA, DESDE QUE O SOLZINHO APARECE ATÉ ELE SE ESCONDER NO POENTE.

QUESTÃO 4

DESENHE UMA CENA DO AMANHECER E OUTRA DO ENTARDECER. DEPOIS, ESCREVA UMA FRASE PARA CADA DESENHO EXPLICANDO O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NESSES MOMENTOS DO DIA.


Autoria:Profª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo  

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF02CI07-B) Associar o local de visualização do Sol no amanhecer como nascente e no entardecer como poente.  
Referência (s):Sol. Escola Kids, 2024. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/sol.htm>. Acesso em: 13, jun. 2024.  

Mendes, Denise [et.al]. Porta Aberta. Ciências da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: FTD, 2014.  

Pontos Cardeais. Mundo Educação, 2024. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/pontos-cardeais/>. Acesso em: 13, jun. 2024.  

Yossef, Lina. Projeto Buriti – Ciências Humanas e da Natureza, 2º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2014.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)