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Ciências da Natureza – Energia para o funcionamento do corpo

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Energia para o funcionamento do corpo

Tudo que fazemos no dia a dia – correr, pensar, crescer e até dormir – precisa de energia. Essa energia vem de um processo chamado respiração celular, que acontece dentro das células do nosso corpo. Para que isso aconteça, precisamos de dois elementos muito importantes: oxigênio e alimentos.

Quando respiramos, o oxigênio entra nos pulmões e é transportado pelo sangue até as células. Lá, ele ajuda a transformar os nutrientes dos alimentos em energia. Sem oxigênio, esse processo não aconteceria, e o corpo não teria força para funcionar corretamente.

Os alimentos também têm papéis diferentes no organismo. Alguns servem para dar energia, como mandioca, milho, aveia e mel. Eles são chamados de energéticos e são essenciais para atividades como andar de bicicleta ou estudar. Outros alimentos ajudam na construção do corpo, como peixe, lentilha, frango e iogurte, que fazem parte do grupo dos plásticos. Eles são fundamentais para o crescimento e a recuperação dos tecidos. Já os alimentos reguladores, como mamão, couve, abóbora e grão-de-bico, garantem que tudo funcione corretamente, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na digestão.

Ter uma alimentação equilibrada e respirar corretamente são hábitos essenciais para que nosso corpo funcione bem. Assim, conseguimos crescer saudáveis, com energia para todas as atividades do dia a dia!

OBSERVE A IMAGEM PARA RESPONDER AS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A respiração celular acontece dentro das células e é responsável por

A) criar novos alimentos dentro do corpo.

B) transformar oxigênio e nutrientes em energia.

C) produzir ar para os pulmões.

D) fazer os músculos ficarem mais fortes sem precisar de alimentos.

QUESTÃO 2

Alimentos reguladores, como couve e mamão, são essenciais porque

A) fornecem energia para os músculos.

B) criam ossos e músculos no corpo.

C) ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de doenças.

D) evitam a necessidade de consumir outros alimentos.

QUESTÃO 3

exemplos de alimentos energéticos, plásticos e reguladores.

QUESTÃO 4

Experimento: Simulando a Respiração Celular

Objetivo: demonstrar como a respiração celular ocorre e a importância do oxigênio na liberação de energia.

Materiais:

  • 1 garrafa PET transparente (500 ml)
  • 1 bexiga
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 100 ml de água morna
  • 1 pacote de fermento biológico seco
  • 1 funil

Procedimento:

  • Com a ajuda do funil, coloque a água morna dentro da garrafa PET.
  • Adicione o açúcar e misture bem.
  • Acrescente o fermento biológico seco e misture novamente.
  • Coloque a bexiga na boca da garrafa, cobrindo toda a abertura.
  • Deixe a garrafa em um local que receba a luz solar e observe o que acontece nos próximos 20 a 30 minutos.

Observação:

Anote e dialogue com a turma sobre suas observações.

 
 
 
 
 
 
 

Professor (a),

Explique à turma que, com o tempo, a bexiga começará a inflar. Isso ocorre porque o fermento (um organismo vivo) consome o açúcar e, na ausência de oxigênio, libera gás carbônico (CO₂) e energia, simulando a respiração celular anaeróbica.

Esse experimento ilustra o processo de respiração celular. Dentro do nosso corpo, as células utilizam glicose e oxigênio para produzir energia (ATP). Quando há falta de oxigênio, como no experimento, ocorre a fermentação, que também gera energia, mas de forma menos eficiente e com a liberação de gás carbônico.

A experiência ajuda a compreender que a respiração celular é essencial para a produção de energia e que o oxigênio facilita esse processo. Também mostra que, em sua ausência, organismos podem obter energia por outros meios, como a fermentação.


Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI06-A) Identificar a importância do oxigênio e dos alimentos na obtenção de energia para o corpo, relacionando as funções plástica, energética e reguladora dos alimentos no organismo.
Referência (s):10 planos de aula sobre Hábitos alimentares. Nova Escola, 2025. Disponível em: < https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/ciencias/sequencia/habitos-alimentares/319>. Acesso em: 11, fev. 2025.   

Atividades Físicas. Escola Kids UOL, 2025. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/atividades-fisicas.htm#:~:text=Jogar%20bola%2C%20nata%C3%A7%C3%A3o%2C%20jud%C3%B4%2C,intelectual%20e%20gasto%20de%20energia.>. Acesso em: 11, fev. 2025.  

BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)