Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A VISÃO É UM DOS NOSSOS SENTIDOS. ELE NOS AUXILIA A VISUALIZARMOS O MUNDO AO NOSSO REDOR. PARA TAL, É NECESSÁRIO QUE A LUZ CHEGUE ATÉ OS NOSSOS OLHOS, APÓS ATINGIR UM OBJETO. A LUZ QUANDO ATINGE UM OBJETO PODE SER ABSORVIDA, REFLETIDA, OU MESMO, ATRAVESSÁ-LO. NO CASO DE OBJETOS OPACOS COMO ÁRVORES, TIJOLOS OU MESMO UMA PESSOA, A LUZ É ABSORVIDA, NÃO CONSEGUINDO ATRAVESSÁ-LOS. EM OBJETOS TRANSPARENTES, COMO COPOS, LENTES, JANELAS DE VIDRO E OUTROS, A LUZ PASSA POR ELES EM UMA TRAJETÓRIA BEM DEFINIDA, NOS PERMITINDO VISUALIZAR UMA IMAGEM ATRAVÉS DELES. JÁ NO CASO DE OBJETOS TRANSLÚCIDOS, QUE NÃO SÃO TOTALMENTE TRANSPARENTES, COMO O PAPEL-MANTEIGA, A LUZ PASSA UM POUCO ALTERANDO SUA TRAJETÓRIA. NO CASO DOS ESPELHOS, SUPERFÍCIE LISA, OCORRE O FENÔMENO DE REFLEXÃO DE QUASE TODA A LUZ QUE O ATINGE.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
COM AS SUAS PALAVRAS, RESPONDA: O QUE É A LUZ?
QUESTÃO 2
PARE E PENSE! POR QUAL MOTIVO NÃO CONSEGUIMOS ENXERGAR EM UM LUGAR COM AUSÊNCIA DE LUZ (ESCURO)?
QUESTÃO 3
CLASSIFIQUE OS OBJETOS ABAIXOS EM: OBJETOS OPACOS; OBJETOS TRANSPARENTES E OBJETOS TRANSLÚCIDOS.
COPOS PRISMA PAPEL CELOFANE JANELA DE VIDRO LENTES CAIXA DE PAPELÃO PRATOS TIJOLOS PORTA DE MADEIRA PAREDES PAPEL MANTEIGA CADERNO |
OBJETOS | CLASSIFICAÇÃO |
QUESTÃO 4
OBSERVE A FIGURA ABAIXO E RESPONDA POR QUE HÁ DUAS IMAGENS DA CASA NA FIGURA ACIMA?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1Gp1kqDcLhLTkrFHnj9TaeKI4nPDsWR4U?usp=sharing
SAIBA MAIS
COMPONENTE CURRICULAR | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
HABILIDADE | (EF03CI02) EXPERIMENTAR E RELATAR O QUE OCORRE COM A PASSAGEM DE LUZ ATRAVÉS DE OBJETOS TRANSPARENTES (COPOS, JANELAS DE VIDRO, LENTES, PRISMAS, ÁGUA ETC.), NO CONTATO COM SUPERFÍCIES POLIDAS (ESPELHOS) E NA INTERSECÇÃO COM OBJETOS OPACOS (PAREDES, PRATOS, PESSOAS E OUTROS OBJETOS DE USO COTIDIANO). |
REFERÊNCIAS | FAJARDO, G. G. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DA LUZ ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS. DISSERTAÇÃO (MESTRADO) – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, CAMPUS SOROCABA, SOROCABA, 2020. 168 F. GIL, A.; FANIZZI, S. ENCONTROS CIÊNCIAS, 3º ANO: COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS. SÃO PAULO: FTD, 2018. SCHMITT, B. ESPELHO INFINITO- UTILIZANDO MATERIAIS ACESSÍVEIS PARA EXPLICAR O COMPORTAMENTO DAS LUZES. ANAIS DO 24º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E ENSINO HÍBRIDO. 2019. DISPONÍVEL EM: < HTTP://SEER.FACCAT.BR/INDEX.PHP/REDIN/ARTICLE/VIEW/1418 >. ACESSADO EM: 17 DE FEVEREIRO DE 2022. |