ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Corpos Celestes
O Sistema Solar é um fascinante conjunto de corpos celestes que orbitam ao redor do Sol, nossa estrela central. Ele é composto por oito planetas principais, além de planetas anões, luas, asteroides, e cometas. Quando olhamos para o céu, tanto de dia quanto de noite, podemos observar alguns desses corpos celestes. Durante o dia, o Sol domina o céu, sendo a estrela mais próxima da Terra e a principal fonte de luz e calor para o nosso planeta. À noite, a Lua, nosso satélite natural, destaca-se por suas diferentes fases e brilho, que varia conforme sua posição em relação ao Sol e à Terra.
Além do Sol e da Lua, podemos ver também as estrelas, que estão distantes e fazem parte de nossa galáxia, a Via Láctea. Alguns planetas, como Vênus e Marte, podem ser vistas a olho nu e, às vezes, são confundidas com estrelas devido ao seu brilho. Vênus, por exemplo, é frequentemente chamado de “Estrela D’Alva” por ser visível ao amanhecer ou ao entardecer. Marte, conhecido como o “Planeta Vermelho”, é facilmente identificável por sua coloração avermelhada.
A habilidade de observar e identificar esses corpos celestes é essencial para compreendermos nossa posição no universo e como esses astros influenciam nosso cotidiano. A observação sistemática do céu, tanto de dia quanto de noite, nos permite diferenciar os planetas das estrelas e entender melhor o funcionamento do Sistema Solar, proporcionando oportunidades únicas para o estudo e a exploração.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Corpo celeste é qualquer objeto natural fora da atmosfera terrestre, como estrelas, planetas, luas, asteroides e cometas. Um exemplo de corpo celeste visível durante o dia é o/a
(A) Marte.
(B) Saturno.
(C) Sol.
(D) Vênus.
QUESTÃO 2
O planeta que é frequentemente chamado de “Estrela D’Alva” por ser visível ao amanhecer ou ao entardecer é o
(A) Júpiter.
(B) Saturno.
(C) Vênus.
(D) Marte.
QUESTÃO 3
Descreva como podemos diferenciar os planetas das estrelas ao observá-los no céu noturno.
QUESTÃO 4
Desenhe o Sistema Solar e após identifique cada um de seus componentes.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os corpos celestes visíveis no céu durante o dia e/ou noite, diferenciando: Sol, demais estrelas, Lua e planetas. |
Referência (s): | APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. ESTRELAS. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estrelas.htm#:~:text=Estrelas%20s%C3%A3o%20corpos%20formados%20por,gravitacional%20no%20interior%20das%20nebulosas.>. Acesso em: 26, ago. 2024. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. SISTEMA SOLAR. Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm>. Acesso em: 26, ago. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |