You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – CONHECENDO O CORPO HUMANO

CIÊNCIAS DA NATUREZA – CONHECENDO O CORPO HUMANO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


 CONHECENDO O CORPO HUMANO

OLÁ, PESSOAL! HOJE VAMOS APRENDER SOBRE O NOSSO CORPO E COMO ELE FUNCIONA. VAI SER MUITO DIVERTIDO!

CABEÇA E ROSTO VAMOS COMEÇAR PELA NOSSA CABEÇA. TOQUEM NA CABEÇA DE VOCÊS. SENTIRAM? NA CABEÇA, TEMOS VÁRIAS PARTES IMPORTANTES:

  • OLHOS: ELES NOS AJUDAM A VER TUDO AO NOSSO REDOR. PODEMOS VER AS CORES, OS BRINQUEDOS E OS NOSSOS AMIGOS.
  • OUVIDOS: COM ELES, ESCUTAMOS SONS, COMO MÚSICA, RISADAS E HISTÓRIAS.
  • NARIZ: O NARIZ É PARA SENTIR CHEIROS. PODEMOS SENTIR O CHEIRO DE UMA FLOR, DE UMA COMIDA GOSTOSA OU ATÉ DE UM PERFUME.
  • BOCA: COM A BOCA, FALAMOS, COMEMOS E SENTIMOS OS SABORES DOS ALIMENTOS.

TRONCO AGORA, VAMOS DESCER UM POUQUINHO E FALAR SOBRE O TRONCO, QUE É A PARTE DO MEIO DO NOSSO CORPO.

  • CORAÇÃO: DENTRO DO PEITO, TEMOS O CORAÇÃO. ELE BATE O TEMPO TODO PARA MANDAR SANGUE PARA TODO O CORPO. O SANGUE LEVA TUDO QUE PRECISAMOS PARA VIVER.
  • PULMÕES: ELES FICAM DENTRO DO PEITO TAMBÉM. QUANDO RESPIRAMOS, OS PULMÕES ENCHEM DE AR, E ISSO NOS AJUDA A VIVER.

BRAÇOS E MÃOS OLHEM PARA OS BRAÇOS E MÃOS DE VOCÊS.

  • BRAÇOS: COM OS BRAÇOS, PODEMOS LEVANTAR COISAS, ABRAÇAR NOSSOS AMIGOS E ACENAR PARA DIZER “OI”.
  • MÃOS: COM AS MÃOS, FAZEMOS MUITAS COISAS, COMO DESENHAR, ESCREVER, COMER E BRINCAR. OS DEDOS NOS AJUDAM A PEGAR E SEGURAR AS COISAS.

PERNAS E PÉS AGORA, OLHEM PARA AS PERNAS E PÉS DE VOCÊS.

  • PERNAS: ELAS NOS AJUDAM A ANDAR, CORRER, PULAR E BRINCAR.
  • PÉS: OS PÉS SÃO IMPORTANTES PARA FICARMOS DE PÉ E PARA NOS MOVERMOS DE UM LUGAR PARA O OUTRO.

ÓRGÃOS DOS SENTIDOS FALAMOS SOBRE ALGUNS DELES, MAS VAMOS LEMBRAR:

  • VISÃO (OLHOS): PARA VER.
  • AUDIÇÃO (OUVIDOS): PARA ESCUTAR.
  • OLFATO (NARIZ): PARA CHEIRAR.
  • PALADAR (LÍNGUA, DENTRO DA BOCA): PARA SENTIR SABORES.
  • TATO (PELE, EM TODO O CORPO): PARA SENTIR O QUE TOCAMOS.

UFA! MUITO LEGAL NÃO É MESMO?


QUESTÃO 1

VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES?ATIVIDADE AGORA, VAMOS DESENHAR O NOSSO CORPO! VOCÊS VÃO DESENHAR UMA PESSOA E MARCAR AS PARTES QUE FALAMOS: CABEÇA, OLHOS, OUVIDOS, NARIZ, BOCA, CORAÇÃO, PULMÕES, BRAÇOS, MÃOS, PERNAS E PÉS. DEPOIS, VAMOS COLORIR JUNTOS!















E ENTÃO, CADA UM VAI CONTAR PARA A TURMA UMA COISA LEGAL QUE APRENDEU HOJE SOBRE O CORPO HUMANO. VAMOS LÁ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 QUESTÃO 2

QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA CORPO?

(A) 3

(B) 4

(C) 2

(D) 1


QUESTÃO 3

VOCÊ SABE DIZER QUANTAS VOGAIS USAMOS PARA ESCREVER A PALAVRA CABEÇA?

(A) 1

(B) 3

(C) 4

(D) 2


QUESTÃO 4

VOCÊ SABE QUAL A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO NA PALAVRA PE___NA

(A) B

(B) R

(C) T

(D) N


QUESTÃO 5

QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________

_____________________________________________________


QUESTÃO 6

“A PELE, EM TODO O CORPO: SERVE PARA SENTIR O QUE TOCAMOS”. QUAL É O NOME DESSE ÓRGÃO DOS SENTIDOS?

(A) VISÃO

(B) AUDIÇÃO

(C) TATO

(D) OLFATO


AUTORIAMARIA DA LUZ SANTOS RAMOS
FORMAÇÃODOUTORA EM EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR:CIÊNCIAS DA NATUREZA
HABILIDADES:(EF01CI02-A/B/C) LOCALIZAR, NOMEAR E REPRESENTAR, POR MEIO DE DESENHOS, PARTES DO CORPO HUMANO (INCLUINDO ÓRGÃOS DOS SENTIDOS) E EXPLICAR ORALMENTE SUAS FUNÇÕES.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA.COM 
MISSE, James. Como funciona? Nosso corpo. Pé de letra, 2024. 
MacmillanChildrensBooks. O corpo de Bóris. Ciranda Cultural, 2020. 
BULLARD, Lisa. Meu corpo: da cabeça aos pés. Hedra Educação, 2017.