ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Conexões que sustentam o desenvolvimento em Goiás
Você sabia que o solo de Goiás é como um grande tesouro? Ele é muito importante para várias atividades que acontecem no estado! Vamos conhecer algumas delas:
- Agricultura: O solo de Goiás é muito fértil, perfeito para plantar soja, milho, feijão e outros alimentos que ajudam a alimentar muitas pessoas no Brasil e no mundo.
- Pecuária: As pastagens do estado são ideais para criar gado, o que faz de Goiás um dos maiores produtores de carne do país.
- Mineração: No subsolo goiano, existem riquezas como ouro, níquel e pedras preciosas, que são extraídas com cuidado para ajudar a economia do estado.
- Turismo: Em lugares como as águas termais de Caldas Novas ou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a beleza natural do solo atrai turistas do mundo inteiro!
Cada uma dessas atividades depende das características do solo. Ele pode ser arenoso, argiloso, rico em nutrientes ou com pedras e minerais preciosos. Cuidar bem do solo é importante para que ele continue ajudando as pessoas e a natureza.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Explique como o turismo está relacionado às características naturais do solo de Goiás.
QUESTÃO 2
A pecuária é importante em Goiás porque
(A) o solo é bom para plantar.
(B) as pastagens ajudam na criação de gado.
(C) há águas termais.
(D) o solo é rico em minerais.
QUESTÃO 3
A atividade econômica de Goiás que depende de um solo fértil para plantar alimentos é o/a
(A) turismo.
(B) agricultura.
(C) mineração.
(D) pecuária.
QUESTÃO 4
Em grupo, elabore um cartaz criativo mostrando como o solo influencia as principais atividades econômicas de Goiás.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI10-C) Relacionar as diversas atividades econômicas do estado (agricultura, pecuária, turismo e mineração) às diferentes características do solo goiano. |
Referência (s): | NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. SOBRE GOIÁS, Instituto Mauro Borges, 2024. Disponível em: <https://goias.gov.br/imb/sobre-goias/>. Acesso em: 14, nov. 2024. SOLO, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm#:~:text=O%20solo%20pode%20ser%20dividido,%2C%20argiloso%2C%20humoso%20e%20calc%C3%A1rio.> Acesso em: 14, nov. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |