ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Comparação de solos e usos para a vida e agricultura
Escolher o solo certo é fundamental para plantar verduras, legumes e frutas. O solo fornece os nutrientes que as plantas precisam para crescer e se desenvolver. Se o solo for rico em nutrientes, as plantas crescem mais saudáveis e produzem alimentos de qualidade. Além disso, é importante que o solo permita que a água chegue até as raízes, pois as plantas precisam de água para sobreviver.
Quando o solo não tem nutrientes suficientes ou é muito compacto, as plantas podem ter dificuldade para crescer. Elas podem ficar pequenas, fracas ou até mesmo morrer. Por isso, é essencial testar o solo antes de plantar, verificando se ele tem os nutrientes necessários e se deixa a água passar de maneira adequada.
Cada tipo de planta se adapta melhor a um tipo de solo. Por exemplo, algumas plantas precisam de solos mais soltos, enquanto outras preferem solos que mantenham mais umidade. Conhecer o solo adequado para cada planta ajuda a garantir uma boa colheita de verduras, legumes e frutas saudáveis.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O solo é importante para as plantas porque
(A) fornece nutrientes e água.
(B) deixa as plantas crescerem rápido.
(C) por ser somente arenoso é ideal para o crescimento delas.
(D) é sempre seco.
QUESTÃO 2
Se o solo for compacto e sem nutrientes, as plantas
(A) crescem fortes.
(B) ficam fracas ou não crescem bem.
(C) produzem muitas verduras.
(D) sugam toda a água subterrânea.
QUESTÃO 3
Por que é importante que o solo tenha nutrientes para as plantas?
QUESTÃO 4
Imagine que você é um agricultor e precisa plantar uma horta com verduras e frutas. Desenhe como seria o solo ideal para suas plantas crescerem saudáveis. O que você colocaria no solo para garantir que suas plantas tenham todos os nutrientes e água que precisam?
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: Nutrição. Graduada em: Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; Docência Universitária; Psicopedagogia Institucional e Clínica; e Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI09-B) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em suas características. (EF03CI10-A) Identificar os diferentes usos do solo reconhecendo sua importância para a agricultura e para a vida. |
Referência (s): | NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir, p. 25. SOLO, Mundo Educação UOL, 2024. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/o-solo.htm>. Acesso em: 17, out. 2024. SOLO, Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-solo.htm#:~:text=O%20solo%20pode%20ser%20dividido,%2C%20argiloso%2C%20humoso%20e%20calc%C3%A1rio.> Acesso em: 17, out. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |