Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

VISÃO E CUIDADOS COM OS OLHOS
Você já parou pra pensar como a imagem se forma dentro dos olhos? Funciona mais ou menos como uma câmera. A luz entra pela córnea, passa pela pupila (cuja abertura é regulada pela íris), atravessa o cristalino (que ajusta o foco) e chega à retina, onde é convertida em sinais elétricos por células chamadas fotorreceptores. Esses sinais são levados ao cérebro pelo nervo óptico. A parte do cérebro responsável por interpretar essas informações é o lóbulo occipital, que “organiza” tudo o que vemos.
Além de formar imagens, os olhos também participam da regulação do nosso relógio biológico. Mesmo em pessoas cegas que não enxergam imagens, a retina pode captar a presença ou ausência de luz e enviar sinais ao cérebro, ajudando a controlar o ciclo circadiano. Trata-se do ritmo natural que organiza o sono, o apetite e até o funcionamento dos hormônios ao longo do dia. Isso mostra que os olhos têm funções além da visão, como sincronizar o corpo com o ambiente.
Por isso, quando algo impede o funcionamento adequado dessa estrutura complexa, surgem dificuldades. Vamos conhecer algumas doenças e condições que podem afetar a visão, além daquelas corrigidas com óculos (como miopia, hipermetropia e astigmatismo):
Catarata
É quando o cristalino (a lente do olho) vai ficando opaco, como um vidro embaçado. Muito comum com o envelhecimento. A visão fica borrada, e a cirurgia é o tratamento mais comum e eficaz.
Ceratocone
É uma deformação da córnea, que vai ficando com forma de cone. Isso distorce as imagens e causa visão embaçada. Costuma começar na adolescência e pode exigir lentes especiais ou cirurgia, nos casos mais graves.
Daltonismo
É uma alteração genética que dificulta a percepção de algumas cores, especialmente vermelho e verde. A pessoa não é cega para cores, apenas as vê de forma diferente. É mais comum em meninos e não tem cura, mas há formas de adaptação.
Descolamento de retina
É grave e urgente. A retina se solta do fundo do olho, podendo causar cegueira se não for tratada rapidamente. Os sinais incluem flashes de luz, sombra na visão ou sensação de “cortina escura”.
Estrabismo
Ocorre quando os olhos não se alinham corretamente. Pode causar visão dupla ou baixa visão em um dos olhos, especialmente em crianças. É tratado com óculos, tampão, exercícios ou cirurgia.
Glaucoma
É o aumento da pressão intraocular, que pode danificar o nervo óptico. No início, a pessoa não sente nada, mas com o tempo pode perder a visão periférica. Se não tratado, pode levar à cegueira. O acompanhamento com oftalmologista é essencial.
Hordéolo (terçol)
É uma inflamação nas glândulas da pálpebra, parecida com uma espinha. Costuma ser dolorido e inchar o olho. Melhoras ocorrem com compressas mornas, mas não se deve espremer.
Moscas volantes (ou moscas volantes vítreas)
Você já viu pontinhos pretos ou fios flutuando quando olha para o céu ou uma parede branca? São chamadas de moscas volantes. Elas surgem por alterações no humor vítreo, uma substância gelatinosa e incolor que preenche o interior do olho. Com o tempo ou após traumas, pequenas fibras dentro do vítreo se agrupam e projetam sombras na retina. Na maioria das vezes são inofensivas, mas se surgirem de repente, acompanhadas de luzes ou perda de parte da visão, pode ser sinal de descolamento de retina — e aí, é necessário procurar um médico imediatamente.
Cuidar da visão é cuidar da vida. Dormir bem, evitar coçar os olhos, ter uma alimentação rica em vitamina A (como cenoura, manga e espinafre), usar óculos de sol com proteção UV e fazer visitas regulares ao oftalmologista são atitudes simples que fazem muita diferença!
Curiosidade: a imagem que se forma na retina está de cabeça para baixo — e o cérebro a “desvira” sem que a gente perceba!
Assista ao vídeo sobre a visão e cuidados com os olhos:
Responda às questões:
QUESTÃO 1
A estrutura do olho humano que ajusta a quantidade de luz que entra, funcionando como uma espécie de “cortina” natural, é a/o
(A) retina, que recebe a luz dos ambientes.
(B) cristalino, responsável por regular o foco.
(C) íris, controlando a abertura da pupila.
(D) nervo óptico, que leva sinais ao cérebro.
QUESTÃO 2
A função do lóbulo occipital no processo da visão é:
(A) produzir o humor vítreo e lubrificar a retina.
(B) regular o foco da imagem, que ocorre na córnea.
(C) interpretar os sinais visuais recebidos da retina.
(D) controlar os movimentos dos músculos oculares.
QUESTÃO 3
Escreva uma mini-história ou um trecho de diário como se você fosse o cristalino de um olho humano.
– Como é seu dia?
– O que atrapalha seu trabalho?
– O que você faria se começasse a ficar opaco como na catarata?
QUESTÃO 4
Quando olhamos para uma parede branca ou o céu e enxergamos pequenos pontos pretos ou fios flutuando, estamos provavelmente observando
(A) o efeito da luz refletida na íris, que se move juntamente com a pupila.
(B) a presença de glândulas inflamadas na pálpebra, como no hordéolo.
(C) os sinais de moscas volantes, causadas por alterações no humor vítreo.
(D) sintomas iniciais de daltonismo, com distorções na visão de fundo claro.
QUESTÃO 5
Imagine que uma pessoa começa a ver flashes de luz e perde parte do campo de visão, como se uma cortina estivesse descendo. O mais indicado é
(A) tomar um analgésico e esperar por algumas horas a melhora dos sintomas.
(B) utilizar colírios lubrificantes para aliviar o desconforto nos olhos.
(C) procurar o oftalmologista se os sintomas persistirem por uma semana.
(D) ir ao médico com urgência, pois pode ser descolamento de retina.
QUESTÃO 6
Um estudante nota que seus olhos parecem desalinhados, especialmente quando está cansado, e às vezes vê tudo duplicado. Essa descrição pode estar relacionada a
(A) hordéolo.
(B) catarata.
(C) estrabismo.
(D) moscas volantes.
QUESTÃO 7
Compare o ceratocone com a catarata:
A) Quais partes do olho são afetadas?
B) Quais são os sintomas mais comuns?
C) Quais são as principais formas de tratamento?
QUESTÃO 8
(A) coçar os olhos com frequência para assim eliminar impurezas.
(B) evitar a luz natural, usando de forma predominante a luz artificial.
(C) dormir pouco para reduzir a exposição ocular à luz do Sol.
(D) uso de óculos escuros com proteção UV em ambientes ensolarados.
QUESTÃO 9
Crie um roteiro de um dia ideal para a saúde dos olhos e, ao final, crie uma “fotografia” registrando um momento desse dia.
– Um alimento rico em vitamina A.
– Um horário ideal para exposição ao sol, com segurança. Justifique sua resposta.
– Um momento para descanso das telas, explicando a sua importância.

QUESTÃO 10
Sobre o daltonismo:
A) Como as escolas e a sociedade podem se adaptar para incluir pessoas com daltonismo e respeitar suas necessidades?
B) Faça um desenho colorido (como uma fruta, uma paisagem ou um objeto) e depois represente como alguém com daltonismo (vermelho-verde) o veria. Compare as versões.
Autoria: | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de conhecimento: | Lentes corretivas: Visão, formação da imagem e variações associadas a dificuldades na percepção da luz. |
Habilidades: | (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão. |
Referências: | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 23/04/2025. FUJITA-JR, Luiz. Miopia, hipermetropia e astigmatismo. Drauzio. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/miopia-hipermetropia-e-astigmatismo/>. Acesso em 23/04/2025. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/04/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 23/04/2025. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 23/04/2025. VARELLA-BRUNA, Maria Helena; AVAKIAN, Amaryllis. Catarata. Drauzio. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/catarata/>. Acesso em 23/04/2025. |