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Ciências da Natureza – Vulcões, terremotos e tsunamis

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1.CC0 Domínio público. Terremoto. PXHere. Disponível em <https://pxhere.com/pt/photo/1216016>. Acesso em 18/09/2023.

VULCÕES, TERREMOTOS E TSUNAMIS

A Terra é um planeta repleto de eventos naturais intrigantes, como vulcões, terremotos e tsunamis. Eles ocorrem devido à litosfera terrestre, formada por placas que se movem lentamente sobre o manto: as placas litosféricas, ou placas tectônicas. Este nome relaciona-se à teoria científica que explica tais fenômenos: a Tectônica de Placas.

Existem três tipos principais de movimentos dessas placas: divergente, convergente e transformante, cada um associado a diferentes eventos naturais.

  • Movimento divergente: Ocorre quando há afastamento entre placas. Nas zonas de divergência, como o centro do Oceano Atlântico, vulcões se formam à medida que as placas se afastam e rachaduras, conhecidas como fendas, permitem que o magma suba à superfície. 
  • Movimento convergente: Acontece quando duas placas se movem uma em direção à outra, tendendo à colisão. Nas zonas de convergência, como a fronteira entre a Placa Sul-Americana e a Placa de Nazca, podem ser formadas cadeias de montanhas, como a Cordilheira dos Andes. Quando uma placa oceânica colide com uma continental, pode ocorrer subducção (uma placa é empurrada para baixo de outra), tendo como consequência levando a formação de vulcões e terremotos de grande magnitude.
  • Movimento transformante: O deslizamento lateral das placas pode ter como consequência terremotos marcados por movimentos horizontais, falhas (como a Falha de San Andreas na Califórnia) e pequenas formações vulcânicas.

No Brasil é basicamente nula a ocorrência de vulcões, terremotos naturais e tsunamis. Isso ocorre porque nosso país não está localizado em zona de encontro entre placas, onde esses eventos são mais comuns. A Tectônica de Placas também explica por que a América do Sul e o continente africano se encaixam como peças de uma quebra-cabeça: eles já estiveram ligados, num passado extremamente distante. Registros fósseis de animais e plantas semelhantes encontrados em ambos os lados do Oceano Atlântico, apoiam essa teoria. 

QUESTÃO 1

 Veja o título e o lide de uma notícia do site G1:

Imagem 2. G1. Plantas, fósseis e rochas comprovam que Américas e África já foram um só lugar. Campinas e Região EPTV. Disponível em <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2019/05/27/plantas-fosseis-e-rochas-comprovam-que-americas-e-africa-ja-foram-um-so-lugar.ghtml>. Acesso em 30/08/2023.

Por que plantas, fósseis e rochas comprovam que a América e África já foram um só lugar? Indique a teoria científica que explica esses fenômenos.

QUESTÃO 2

As placas litosféricas movem cerca de dez centímetros, a cada ano. Sobre elas, analise as imagens da sequência

Imagem 3, 4 e 5. GRAPHICSRF. Tectonic Plate and Folded Mountain.
Canva. Download em 30/08/2023.

Sobre as placas tectônicas, podemos afirmar que

(A) a imagem 2 representa um movimento do tipo divergente.

(B) o movimento relacionado à imagem 3 pode dar origem a falhas.

(C) vulcanismos ocorrem sempre no limite convergente das placas.

(D) todas as alternativas estão corretas.


Itamar Assumpção foi cantor que se destacou na música nas décadas de 1980 e 1990. Uma de suas composições chama-se “Maremoto”. Veja a última estrofe para responder às questões 3 e 4:

“Meus ais a correnteza arrastou
No cais meu caiaque não chegou
Sobrou somente sal e solidão
Maremoto no coração, Soraia”

QUESTÃO 3

Sabendo que corações não sofrem maremotos, o sentido figurado da palavra “maremoto” nessa música de Itamar poderia significar

(A) que o amor é um evento provocado pelo ser humano, não natural.

(B) que a solidão e a tristeza são dois eventos de manifestação natural.

(C) que, assim como os maremotos, a solidão do autor é devastadora.

(D) que as correntezas e o sal marinho provocam maremotos nos oceanos.

QUESTÃO 4

Quais são as semelhanças e diferenças entre terremotos, maremotos e tsunamis?

QUESTÃO 5

A possibilidade de estar próximo a um vulcão em erupção pode ser assustadora! Em 79 d. C., uma cidade romana chamada Pompeia foi destruída devido a uma erupção vulcânica que ocorreu em grandes proporções. Muitas pessoas foram soterradas pela lava, tornando-se posteriormente petrificadas.

A) A lava vulcânica dá origem a um tipo de rocha bastante resistente e utilizada amplamente em espaços públicos e privados. Quais rochas são essas?

B) Há um tipo de solo muito fértil, rico em nutrientes, derivado do tipo de rocha citado na alternativa anterior. A descoberta de terras com essas características incentivou bastante a implementação de culturas de café no Estado de São Paulo. Dê o seu nome.


SAIBA MAIS

No vídeo abaixo, você conhecerá informações e curiosidades sobre os terremotos, maremotos e tsunamis – apresentadas pela professora Mariana Araguaia. Vamos assisti-lo?

Canal Mariana Araguaia “Terremotos e tsunamis”. Disponível em <https://youtu.be/Kwt6iHiWZnQ>. Acesso em fev. 2022.
AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes
(EF07CI16-A/B) Reconhecer indícios que justifiquem a teoria da deriva continental, tais como o formato das costas brasileira e africana, movimentos atuais das placas tectônicas e registros fósseis.
ReferênciasBBC News Brasil. O raro tsunami que atingiu o Brasil em 1755. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-58628972. Acesso em 29/08/2023.

BRANDÃO, Marcelo. Vulcão nas Ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Brasil. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2021-09/vulcao-nas-ilhas-canarias-poderia-provocar-tsunami-no-brasil. Acesso em 29/08/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 31/08/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 31/08/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

WARNER, Sally. O que causa um tsunami? Cientista explica a física por trás do fenômeno. Galileu. Disponível em <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2022/01/o-que-causa-um-tsunami-cientista-explica-fisica-por-tras-do-fenomeno.html>. Acesso em 29/08/2023.