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CIÊNCIAS DA NATUREZA – Como Ouvimos

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


COMO OUVIMOS

Você já percebeu como a música faz o nosso corpo se mexer? Quando ouvimos um som alegre, nosso corpo sente vontade de dançar! Isso acontece porque nossa orelha capta os sons ao nosso redor e manda essas informações para o cérebro.

Nossa orelha é dividida em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa é a parte que vemos e ajuda a captar os sons. O som passa pelo ouvido e chega na orelha interna, onde há uma parte chamada cóclea, cheia de pequenos pelinhos que vibram e enviam as informações para o cérebro. Assim, entendemos o que ouvimos!

Quando escutamos música, nosso cérebro percebe o ritmo e nosso corpo pode responder dançando. A dança é uma ótima atividade física, pois fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e nos deixa felizes!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A cóclea, que fica na orelha interna, tem a função de

A) captar os sons ao redor.

B) enviar os sons para o cérebro.

C) vibrar e transformar os sons em mensagens para o cérebro.

D) impedir que os sons entrem no ouvido.

QUESTÃO 2

A dança é uma atividade que faz bem para o nosso corpo porque

A) fortalece os músculos e melhora o equilíbrio.

B) ajuda na digestão dos alimentos.

C) faz os ouvidos funcionarem melhor.

D) melhora o humor e ajuda a relaxar.

QUESTÃO 3

Localize no caça-palavras pelo menos seis sons que ouvimos no dia a dia. Depois, registre os sons localizados no espaço abaixo.

QUESTÃO 4

Agora criançada, neste experimento vamos aprender como nossa orelha ajuda a perceber os sons ao nosso redor. Você sabia que a música faz nosso corpo querer se mexer? E que conseguimos parar de repente quando ouvimos um som diferente? Vamos testar isso agora com uma brincadeira muito legal!

Como funciona a brincadeira?

  • Quando a música tocar, vocês vão dançar! Mexam os braços, as pernas, façam rodopios… Do jeito que quiserem!
  • Mas atenção! Quando eu disser “PARE!” (ou tocar um apito ou bater palmas), vocês precisam parar IMEDIATAMENTE! Como uma estátua!
  • Quem continuar se mexendo depois do “STOP!” faz um desafio divertido, como pular num pé só ou imitar um animal.
  • Vamos repetir algumas vezes e, no final, conversar sobre como ouvimos os sons e como nosso corpo reagiu.

Vamos lá? Música ligada… E dançando!

Dica: Prestem bastante atenção nos sons! A nossa orelha é muito especial e nos ajuda a perceber tudo ao nosso redor.

Prontos? Valendo!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO

Ciências da Natureza – Como cuidar da audição – 3º ano fundamental – Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/hBlJbR7py-Y>. Acesso em: 21, fev. 2025.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI01-C) Descrever a estrutura da orelha humana, relacionando a audição à percepção dos fenômenos sonoros do ambiente.

(EF03CI03-C) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual humana
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Cartilha de Saúde Auditiva. Disponível em: https://www.gov.br/saude. Acesso em: 18, fev. 2025.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Cuidados com a Audição. Disponível em: https://www.who.int. Acesso em: 18 fev. 2025.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS. Documento Curricular para Goiás Ampliado. Goiânia: SEDUC, 2021.