You are currently viewing Ciências da Natureza – Comer bem faz bem!

Ciências da Natureza – Comer bem faz bem!

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZAÉ DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os slides também podem ser baixados diretamente do Canva, apenas depois de baixado é possível fazer alterações. Basta acessar o link: https://www.canva.com/design/DAGmrYOeusM/NdCTXbVtLJYid4-t_sp-xg/edit

Assista a videoaula sobre este assunto

Disponível em: https://youtu.be/zzwvqOpnH8o

QUESTÃO 1

O CARDÁPIO ACIMA, DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MOSTRA UMA ALIMENTAÇÃO

(A) SAUDÁVEL, BASEADA EM ALIMENTOS NUTRITIVOS.

(B) SAUDÁVEL, BASEADA EM ALIMENTOS DE FAST FOOD.

(C) NÃO SAUDÁVEL, POIS É RICA EM AÇÚCAR E GORDURA.

(D) NÃO SAUDÁVEL, COM POUCOS ALIMENTOS NUTRITIVOS.

QUESTÃO 2

O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR ACIMA SUGERE O CONSUMO DE FRUTAS 

(A) DUAS VEZES NA SEMANA.

(B) NENHUMA VEZ NA SEMANA.

(C) TRÊS VEZES NA SEMANA.

(D) UMA VEZ NA SEMANA.

QUESTÃO 3

QUAL O DIA DA SEMANA TEM A SUA MERENDA FAVORITA? JUSTIFIQUE.

QUESTÃO 4

RELEIA O CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR E CIRCULE TODOS OS NOMES DE FRUTAS QUE APARECEM NELE.

QUESTÃO 5

AGORA PREENCHA A PALAVRA CRUZADA COM OS NOMES DAS FRUTAS QUE APARECEM NO CARDÁPIO.

QUESTÃO 6

VOCÊ JÁ SABE O QUE É NECESSÁRIO PARA TERMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E A SUA IMPORTÂNCIA. QUE TAL MONTAR UM PRATO DE MERENDA PARA UM DIA COM UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? DESENHE OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS NO PRATO E DEPOIS ESCREVA OS NOMES DOS ALIMENTOS DESENHADOS.

HORA DE APRENDER BRINCANDO!

Disponível em: https://wordwall.net/pt/resource/22739119

Autoria:Andrielly Campos
Formação:Letras: Português / Inglês e Pedagogia
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objeto(s) de Conhecimento:Respeito à diversidade:Diversidade na espécie humanaRespeito às diferençasCorpo humano:Estrutura do corpo humanoHábitos de higiene corporal e alimentarAtitudes de autocuidadoAlimentação saudável
Habilidades:(GO-EF01CI08) Compreender a importância da alimentação saudável no cotidiano, a partir da análise dos lanches servidos na instituição escolar.
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt&gt;> Acesso em 06/05/2025.

COELHO, Geslie. Faça: ciências 1º ano. 2. ed. São Paulo: Ftd, 2020.

ANDRÉ ZAMBONI (Brasil). Sm Educação (ed.). Aprender Juntos: ciências 1º ano. 2. ed. São Paulo: Sm, 2021.

SILVA JÚNIOR, Cézar da et al. Coleção Eu Gosto: ciências 1º ano. São Paulo: Praxis, 2021.

COELHO, Geslie. A Conquista: ciências 1. São Paulo: Ftd, 2021.

DE ALIMENTAÇÃO, COORDENAÇÃO GERAL DA POLÍTICA et al. Guia alimentar para a população brasileira. 2010.