You are currently viewing Ciências da Natureza – Ciclo Hidrológico e seu Papel no Equilíbrio do Cerrado

Ciências da Natureza – Ciclo Hidrológico e seu Papel no Equilíbrio do Cerrado

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Ciclo Hidrológico e os Animais do Cerrado

O ciclo hidrológico é essencial para a sobrevivência de diversos animais do Cerrado, um bioma que depende de uma distribuição de água equilibrada para sustentar sua biodiversidade. Entre esses animais, o lobo-guará, a onça-parda e o tamanduá-bandeira são espécies icônicas e sensíveis às mudanças no ciclo das águas.

O lobo-guará, maior canídeo do Cerrado, precisa de áreas com acesso à água e vegetação diversificada para encontrar alimento, como pequenos mamíferos e frutas. A escassez de água, causada por períodos de seca prolongada, afeta a disponibilidade desses recursos, dificultando sua sobrevivência. A onça-parda, um predador de topo, também depende de rios e fontes de água para se hidratar e para que suas presas, como capivaras e veados, possam prosperar. Sem o ciclo regular de chuvas e secas, as populações de presas podem diminuir, ameaçando a cadeia alimentar e o equilíbrio do ecossistema.

O tamanduá-bandeira, outro habitante do Cerrado, é influenciado pelo ciclo hidrológico, pois as chuvas controlam a proliferação de insetos, como formigas e cupins, sua principal fonte de alimento. A falta de água compromete o solo e a vegetação, reduzindo os insetos disponíveis e dificultando a alimentação do tamanduá. O ciclo hidrológico, portanto, é um dos pilares que sustentam a vida e a biodiversidade do Cerrado, sendo essencial para a sobrevivência de seus animais.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

As populações de presas da onça-parda durante uma seca prolongada

(A) aumentam, devido ao menor número de predadores.

(B) permanecem estáveis, pois o ciclo hidrológico não afeta a cadeia alimentar.

(C) diminuem, prejudicando o equilíbrio do ecossistema.

(D) mudam de habitat para buscar alimentos em áreas mais secas.

QUESTÃO 2

O ciclo hidrológico para o Cerrado é importante porque

(A) fornece água apenas para a vegetação, sem impactar os animais.

(B) garante a distribuição equilibrada de água, essencial para a sobrevivência de diversas espécies.

(C) reduz a biodiversidade do Cerrado, causando desequilíbrio ambiental.

(D) afeta somente os períodos de chuva, sem influência sobre os períodos de seca.

QUESTÃO 3

Explique como a escassez de água pode afetar a cadeia alimentar do Cerrado, citando exemplos de animais impactados.

QUESTÃO 4

Desenhe o ciclo da água no Cerrado, incluindo as fases principais: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Mostre como a água vai do solo para o ar e depois volta para a terra e os rios.

Inclua no seu desenho pelo menos dois animais do Cerrado mencionados no texto (por exemplo, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira). Mostre como esses animais dependem da água para encontrar alimentos e viver em equilíbrio com a natureza.

Desenhe também algumas plantas do Cerrado que ajudam a reter a água no solo, mantendo o ambiente saudável para todos os seres vivos.

Dê um título ao seu desenho que resuma a importância do ciclo da água para o Cerrado.

Utilize a próxima folha, em sentido horizontal, para executar essa questão.


Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em: – Nutrição.  

Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF05CI02-B) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico, destacando seu papel no equilíbrio do Cerrado.  
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.  

CERRADO, Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm>. Acesso em: 05, nov. 2024.  

Estados físicos da água. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-da-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20pode%20se%20apresentar%20na%20forma%20s%C3%B3lida%2C%20l%C3%ADquida%20e,uma%20est%C3%A1vel%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20ambiente>. Acesso em: 05, nov. 2024.  
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).