Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Ciclo Hidrológico e os Animais do Cerrado
O ciclo hidrológico é essencial para a sobrevivência de diversos animais do Cerrado, um bioma que depende de uma distribuição de água equilibrada para sustentar sua biodiversidade. Entre esses animais, o lobo-guará, a onça-parda e o tamanduá-bandeira são espécies icônicas e sensíveis às mudanças no ciclo das águas.
O lobo-guará, maior canídeo do Cerrado, precisa de áreas com acesso à água e vegetação diversificada para encontrar alimento, como pequenos mamíferos e frutas. A escassez de água, causada por períodos de seca prolongada, afeta a disponibilidade desses recursos, dificultando sua sobrevivência. A onça-parda, um predador de topo, também depende de rios e fontes de água para se hidratar e para que suas presas, como capivaras e veados, possam prosperar. Sem o ciclo regular de chuvas e secas, as populações de presas podem diminuir, ameaçando a cadeia alimentar e o equilíbrio do ecossistema.
O tamanduá-bandeira, outro habitante do Cerrado, é influenciado pelo ciclo hidrológico, pois as chuvas controlam a proliferação de insetos, como formigas e cupins, sua principal fonte de alimento. A falta de água compromete o solo e a vegetação, reduzindo os insetos disponíveis e dificultando a alimentação do tamanduá. O ciclo hidrológico, portanto, é um dos pilares que sustentam a vida e a biodiversidade do Cerrado, sendo essencial para a sobrevivência de seus animais.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
As populações de presas da onça-parda durante uma seca prolongada
(A) aumentam, devido ao menor número de predadores.
(B) permanecem estáveis, pois o ciclo hidrológico não afeta a cadeia alimentar.
(C) diminuem, prejudicando o equilíbrio do ecossistema.
(D) mudam de habitat para buscar alimentos em áreas mais secas.
QUESTÃO 2
O ciclo hidrológico para o Cerrado é importante porque
(A) fornece água apenas para a vegetação, sem impactar os animais.
(B) garante a distribuição equilibrada de água, essencial para a sobrevivência de diversas espécies.
(C) reduz a biodiversidade do Cerrado, causando desequilíbrio ambiental.
(D) afeta somente os períodos de chuva, sem influência sobre os períodos de seca.
QUESTÃO 3
Explique como a escassez de água pode afetar a cadeia alimentar do Cerrado, citando exemplos de animais impactados.
QUESTÃO 4
Desenhe o ciclo da água no Cerrado, incluindo as fases principais: evaporação, condensação, precipitação e infiltração. Mostre como a água vai do solo para o ar e depois volta para a terra e os rios.
Inclua no seu desenho pelo menos dois animais do Cerrado mencionados no texto (por exemplo, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira). Mostre como esses animais dependem da água para encontrar alimentos e viver em equilíbrio com a natureza.
Desenhe também algumas plantas do Cerrado que ajudam a reter a água no solo, mantendo o ambiente saudável para todos os seres vivos.
Dê um título ao seu desenho que resuma a importância do ciclo da água para o Cerrado.
Utilize a próxima folha, em sentido horizontal, para executar essa questão.
Autoria: | Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em: – Nutrição. Graduada em: – Pedagogia e Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF05CI02-B) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico, destacando seu papel no equilíbrio do Cerrado. |
Referência (s): | BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. CERRADO, Brasil Escola, UOL, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado.htm>. Acesso em: 05, nov. 2024. Estados físicos da água. Brasil Escola, 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/estados-fisicos-da-agua.htm#:~:text=A%20%C3%A1gua%20pode%20se%20apresentar%20na%20forma%20s%C3%B3lida%2C%20l%C3%ADquida%20e,uma%20est%C3%A1vel%20em%20condi%C3%A7%C3%B5es%20ambiente>. Acesso em: 05, nov. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO). |