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Ciências da Natureza – Ciclo hidrológico

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. DUARTE, Daniel. Apresentação Biologia Ciclo da Água Divertido Simples Azul Verde. Canva. Download em 04/09/2025.

CICLO HIDROLÓGICO

A água é essencial para todos os seres vivos. No corpo humano, ela representa cerca de 60% do nosso peso. Isso significa que mais da metade de quem nós somos é água! Ela participa de funções vitais, como o transporte de nutrientes no sangue, a eliminação de substâncias que o corpo não precisa (pela urina, suor e até fezes) e a regulação da temperatura. Quando estamos com febre, por exemplo, o suor ajuda a resfriar o corpo. Nas outras espécies animais, assim como nas plantas, a água também é indispensável: nelas, a água participa do processo da fotossíntese, que produz alimento e oxigênio, e também compõe a seiva. Já nos animais, a água está presente em diferentes partes do corpo, variando de acordo com a espécie. Pode compor fluidos corporais como o sangue, estar nos músculos, no tecido de sustentação ou até circular em cavidades internas. Isso significa que a água está presente tanto nas reações químicas que ocorrem no corpo dos seres vivos quanto no transporte de substâncias essenciais à vida.

Mas de onde vem toda essa água que usamos? A resposta está no ciclo hidrológico, que é o movimento contínuo da água pelo planeta. Esse ciclo começa com a evaporação, quando o calor do Sol transforma a água dos rios, lagos, mares e até da transpiração das plantas em vapor. Esse vapor sobe para a atmosfera e se resfria, passando pela condensação, que forma as nuvens. Quando as nuvens ficam carregadas de gotículas de água, acontece a precipitação, que pode ser chuva, neve ou granizo, dependendo da temperatura. Parte dessa água escoa pela superfície até os rios e mares, e outra parte penetra no solo, e um processo chamado infiltração, abastecendo os lençóis freáticos.

Imagem 2. SYXNPLATESUDIO. Blue Modern Illustrative Water Cycle Instagram Post. Canva. Editado em 08/09/2025.

O ciclo da água está ligado a várias áreas importantes do nosso dia a dia. Na agricultura, a chuva irriga as plantações e garante o crescimento de alimentos como arroz, feijão e milho. Em períodos de seca, a produção cai e o preço dos alimentos pode subir. No clima, a água ajuda a regular a temperatura: quando evapora, retira calor do ambiente; e quando chove, distribui umidade, refrescando o ar. Na geração de energia elétrica, principalmente nas usinas hidrelétricas, a força da água em movimento é usada para girar turbinas e produzir eletricidade. No abastecimento de água potável, o ciclo é essencial porque repõe os mananciais e lençóis freáticos. Porém, é importante saber que a quantidade e qualidade dessa água estão relacionadas às condições do solo.

A vegetação tem um papel muito importante nesse processo. As florestas e matas ciliares (aquelas que ficam nas margens dos rios) funcionam como filtros naturais: as raízes das plantas “seguram” o solo, evitam a erosão e ajudam a água da chuva a se infiltrar no solo. Sem vegetação, a água escoa rapidamente, levando resíduos e partículas de solo para os rios, prejudicando a qualidade da água e aumentando o risco de enchentes e assoreamento.

No nosso dia a dia, a água é usada para beber, cozinhar, tomar banho, limpar a casa, cultivar plantas e produzir praticamente todos os bens que consumimos. Um dado curioso: para produzir um quilo de arroz, são necessários milhares de litros de água desde o plantio até a colheita. Isso mostra que nosso consumo vai além do que sai da torneira.

Assim, é fundamental usar a água de forma consciente. Pequenas atitudes podem fazer diferença, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, reduzir o tempo no banho, reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o quintal ou usar a água da chuva para regar plantas. Também é importante não jogar resíduos ou óleo nos ralos, pois isso polui a água e dificulta o tratamento.

A água conecta a saúde, a produção de alimentos, o clima, a energia e o funcionamento da natureza. Cuidar dela não é só proteger o meio ambiente, mas também garantir nosso próprio futuro. Pense nisso: o que aconteceria se o ciclo da água fosse interrompido? Sem chuva, as plantações murchariam, os rios secariam, a energia elétrica ficaria mais cara e a vida na Terra não poderia continuar como conhecemos. É por isso que entender e cuidar Desse ciclo é tão importante!

Assista ao vídeo: “Ciclo Hidrológico”

Responda às questões:

QUESTÃO 1

Durante uma onda de calor, muitas pessoas sentem mais sede e transpiram bastante. Esse fenômeno mostra que a água no corpo humano é fundamental para

(A) aumentar a quantidade de gás oxigênio nos pulmões e acelerar os batimentos cardíacos.

(B) regular a temperatura corporal e permitir a eliminação de substâncias pela transpiração.

(C) transformar nutrientes em energia sem precisar de gás oxigênio nas nossas células.

(D) substituir a função dos músculos na sustentação do corpo, principalmente no calor.

QUESTÃO 2

Quando o vapor de água se resfria e forma gotículas que se juntam em nuvens, ocorre a fase do ciclo chamada

(A) condensação.
(B) infiltração.
(C) escoamento.
(D) transpiração.

QUESTÃO 3

Roupas secando no varal e poças d’água que desaparecem após o sol forte são exemplos de qual etapa do ciclo da água? Descreva esse processo em suas próprias palavras.

QUESTÃO 4

Desenhe uma gota de água e conte a história da viagem dela pelo ciclo hidrológico: onde ela estava, para onde foi e o que aconteceu com ela em cada etapa.

QUESTÃO 5

As matas ciliares, presentes nas margens dos rios, têm papel essencial porque

(A) permitem que os rios tenham as correntezas mais rápidas, evitando enchentes urbanas.

(B) retêm o solo com suas raízes, favorecem a infiltração da água e melhoram sua qualidade.

(C) substituem os lençóis freáticos, como reservatórios de água potável e poços artesianos.

(D) aumentam a temperatura da água, acelerando a evaporação e a transpiração, formando nuvens.

QUESTÃO 6

Se uma cidade impermeabiliza grande parte do solo com asfalto e concreto, uma das consequências será

(A) aumento da infiltração, garantindo mais recarga dos lençóis freáticos.
(B) redução do escoamento superficial, diminuindo o risco de enchentes.
(C) maior escoamento superficial, reduzindo a recarga dos aquíferos.
(D) formação mais rápida de nuvens, intensificando o regime de chuvas.

QUESTÃO 7

Em períodos de seca prolongada, o preço de alimentos como arroz, feijão e milho costuma aumentar.

a) Explique a relação entre a falta de chuva e o aumento desses preços.

b) Se para produzir 1 kg de arroz são necessários aproximadamente 2 500 litros de água, faça a conta e responda: quantos litros de água seriam necessários para produzir 5 kg de arroz?

QUESTÃO 8

Nas usinas hidrelétricas, a água é utilizada principalmente porque

(A) ela evapora muito rapidamente, movimentando as turbinas das usinas por meio do vapor.

(B) o movimento da água em rios gera energia para girar turbinas e produzir eletricidade.

(C) a infiltração no solo aumenta a pressão subterrânea usada na geração de energia.

(D) o processo de condensação fornece energia térmica aproveitada na produção elétrica.

QUESTÃO 9

Imagine que o ciclo da água fosse interrompido. Cite pelo menos três consequências para a vida humana e para a natureza.

QUESTÃO 10

Algumas atitudes de uso consciente da água envolvem fechar a torneira ao escovar os dentes e reaproveitar a água da máquina de lavar. Proponha outras duas medidas que poderiam ser aplicadas na sua casa ou escola para reduzir o desperdício.

Sugestão de experimento simples

Monte um “mini-ciclo da água”: coloque um pouco de água em um copo transparente, cubra com filme plástico e deixe perto do sol. Observe o que acontece depois de algumas horas e registre em forma de desenho ou fotografias as etapas que você identificou.


Autoria:Ma. Mariana Araguaia
Formação:Licenciatura em Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objetos de conhecimento:Ciclo hidrológico: funções da água nos organismos, fases do ciclo da água e vegetação e qualidade ambiental.
Habilidade:(EF05CI02-D) Analisar as implicações do ciclo hidrológico na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais.
Descritor (Matemática):D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
Referências:GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://tinyurl.com/bdcn9bpn>. Acesso em 22/04/2025.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <https://tinyurl.com/mszn79ds>. Acesso em 22/04/2025.

YAMAMOTO, Ana Carolina de Almeida. Buriti Mais Ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2017. 272 p. Acesso em 22/04/2025.