You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Biodiversidade e Conservação: Características dos Animais e os Desafios da Extinção no Cerrado

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Os animais são muito diferentes uns dos outros. Podemos observar suas características externas para entender melhor. Por exemplo:

• Penas: As aves, como os papagaios, têm penas que as ajudam a voar e a se manter aquecidas.
  • Pelos: Mamíferos, como os coelhos, têm pelos que os protegem do frio.
  • Escamas: Peixes, como o peixe dourado, e répteis, como as tartarugas, têm escamas que os protegem e ajudam a se mover.
  • Bicos: As aves, como os tucanos, usam seus bicos para comer. Cada bico é diferente dependendo do que a ave come.
  • Garras: Alguns animais, como os tigres, têm garras para pegar comida e se defender.
  • Antenas: Insetos, como os grilos, têm antenas para sentir o ambiente.
  • Patas: Animais têm diferentes tipos de patas. Patas de um cavalo são diferentes das patas de uma rã, por exemplo.

Animais em risco de extinção

Alguns animais estão em perigo e podem desaparecer. Vamos conhecer alguns animais do Cerrado que estão em risco:

• Arara-Azul: Uma grande ave azul que vive no Cerrado.
  • Mico-Leão-Dourado: Um pequeno macaco com uma juba dourada.
  • Jaguarundi: Um pequeno felino que se parece com uma onça menor.
  • Paca: Um roedor grande com uma pelagem marrom e manchas brancas.

Por que os animais estão em risco?

Muitos animais estão em risco porque o ambiente em que vivem está sendo destruído. Isso acontece por várias razões:

• Desmatamento: As árvores estão sendo cortadas, e os animais perdem suas casas.
  • Poluição: A água, o ar e o solo estão ficando sujos, e os animais não conseguem viver nessas condições.
  • Caça: Algumas pessoas caçam animais ilegalmente, e isso faz com que muitos desapareçam.

Para proteger os animais, precisamos cuidar do meio ambiente onde eles vivem.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

Segundo o texto, o que ajuda (característica) os papagaios a voarem são os/as

(A) pelos.

(B) escamas.

(C) penas.

(D) antenas.

QUESTÃO 2

O Mico-Leão-Dourado está em risco de extinção porque

(A) ele é caçado ilegalmente.

(B) não encontra comida suficiente.

(C) seu habitat está sendo destruído.

(D) seus pelos valem ouro.

QUESTÃO 3

Liste duas causas da extinção dos animais e explique como elas afetam o meio ambiente.

QUESTÃO 4

Desenhe seis animais com características diferentes. Após, diga para a turma as características analisadas em cada animal desenhado.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação: Pedagogia e Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI06-A) Observar e comparar os animais em seu cotidiano, destacando as características externas, como presença de penas, pelos, escamas, bicos, garras, antenas, patas etc.
(EF03CI06-B) Listar animais em risco de extinção, destacando animais do Cerrado.
(EF03CI06-C) Relacionar as causas da extinção de animais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem, ressaltando a fauna.
Referência (s):ANIMAIS. Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-animais.htm#:~:text=Os%20animais%20s%C3%A3o%20seres%20vivos,a%C3%A9reos%2C%20entre%20v%C3%A1rias%20outras%20formas.>. Acesso em: 25, jun. 2024.

APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)