ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Biodiversidade e Conservação: Características dos Animais e os Desafios da Extinção no Cerrado
Os animais são muito diferentes uns dos outros. Podemos observar suas características externas para entender melhor. Por exemplo:
- Penas: As aves, como os papagaios, têm penas que as ajudam a voar e a se manter aquecidas.
- Pelos: Mamíferos, como os coelhos, têm pelos que os protegem do frio.
- Escamas: Peixes, como o peixe dourado, e répteis, como as tartarugas, têm escamas que os protegem e ajudam a se mover.
- Bicos: As aves, como os tucanos, usam seus bicos para comer. Cada bico é diferente dependendo do que a ave come.
- Garras: Alguns animais, como os tigres, têm garras para pegar comida e se defender.
- Antenas: Insetos, como os grilos, têm antenas para sentir o ambiente.
- Patas: Animais têm diferentes tipos de patas. Patas de um cavalo são diferentes das patas de uma rã, por exemplo.
Animais em risco de extinção
Alguns animais estão em perigo e podem desaparecer. Vamos conhecer alguns animais do Cerrado que estão em risco:
- Arara-Azul: Uma grande ave azul que vive no Cerrado.
- Mico-Leão-Dourado: Um pequeno macaco com uma juba dourada.
- Jaguarundi: Um pequeno felino que se parece com uma onça menor.
- Paca: Um roedor grande com uma pelagem marrom e manchas brancas.
Por que os animais estão em risco?
Muitos animais estão em risco porque o ambiente em que vivem está sendo destruído. Isso acontece por várias razões:
- Desmatamento: As árvores estão sendo cortadas, e os animais perdem suas casas.
- Poluição: A água, o ar e o solo estão ficando sujos, e os animais não conseguem viver nessas condições.
- Caça: Algumas pessoas caçam animais ilegalmente, e isso faz com que muitos desapareçam.
Para proteger os animais, precisamos cuidar do meio ambiente onde eles vivem.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Segundo o texto, o que ajuda (característica) os papagaios a voarem são os/as
(A) pelos.
(B) escamas.
(C) penas.
(D) antenas.
QUESTÃO 2
O Mico-Leão-Dourado está em risco de extinção porque
(A) ele é caçado ilegalmente.
(B) não encontra comida suficiente.
(C) seu habitat está sendo destruído.
(D) seus pelos valem ouro.
QUESTÃO 3
Liste duas causas da extinção dos animais e explique como elas afetam o meio ambiente.
QUESTÃO 4
Desenhe seis animais com características diferentes. Após, diga para a turma as características analisadas em cada animal desenhado.
Autoria: | Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini |
Formação | Graduação: Pedagogia e Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF03CI06-A) Observar e comparar os animais em seu cotidiano, destacando as características externas, como presença de penas, pelos, escamas, bicos, garras, antenas, patas etc. (EF03CI06-B) Listar animais em risco de extinção, destacando animais do Cerrado. (EF03CI06-C) Relacionar as causas da extinção de animais ao desequilíbrio do ambiente em que vivem, ressaltando a fauna. |
Referência (s): | ANIMAIS. Escola Kids, UOL, 2024. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/ciencias/os-animais.htm#:~:text=Os%20animais%20s%C3%A3o%20seres%20vivos,a%C3%A9reos%2C%20entre%20v%C3%A1rias%20outras%20formas.>. Acesso em: 25, jun. 2024. APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021. LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021. PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |