You are currently viewing Ciências da Natureza – As mudanças no corpo durante a puberdade e a reprodução humana

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

As mudanças no corpo durante a puberdade e a reprodução humana

A puberdade é uma fase de transformações importantes no corpo de meninos e meninas, que normalmente começa entre os 8 e 13 anos nas meninas e entre os 9 e 14 anos nos meninos. Essas mudanças são causadas pelos hormônios sexuais: estrogênio nas meninas e testosterona nos meninos.

Para as Meninas:

• Os seios começam a crescer.
  • Surgem pelos nas axilas e na região pubiana.
  • A menstruação começa, marcando a capacidade do corpo de iniciar uma gravidez.
  • O corpo ganha formas mais arredondadas, com o alargamento dos quadris.

Para os Meninos:

• Crescimento dos testículos e pênis.
  • Crescem pelos nas axilas, no rosto e na região pubiana.
  • A voz fica mais grave.
  • O corpo cresce rapidamente, com aumento de massa muscular.

O sistema genital é responsável pela reprodução. Nos meninos e meninas, há órgãos específicos que desempenham papéis essenciais:

Nos Meninos:

• Testículos: Produzem os espermatozoides.
  • Pênis: Conduz os espermatozoides para fora do corpo.

Nas Meninas:

• Ovários: Produzem os óvulos.
  • Útero: Onde o bebê se desenvolve durante a gravidez.
  • Vagina: Canal que liga o útero ao exterior do corpo.

Processo de Reprodução:

• Produção de Células Sexuais: Os testículos produzem espermatozoides e os ovários produzem óvulos.
  • Fertilização: Quando um espermatozoide encontra um óvulo, ocorre a fertilização, formando uma nova célula chamada zigoto.
  • Desenvolvimento do Bebê: O zigoto se implanta no útero e começa a se desenvolver, formando um bebê.

As mudanças que ocorrem durante a puberdade são essenciais para a reprodução humana. Elas preparam o corpo dos meninos e meninas para que, no futuro, possam ter filhos. Essas mudanças garantem que o corpo seja capaz de produzir células sexuais e de criar um ambiente adequado para o desenvolvimento de um bebê.

OBSERVE A IMAGEM PARA RESPONDER AS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

A puberdade é uma fase de transformações importantes no corpo. O hormônio responsável pelas mudanças nas meninas é a/o

(A) testosterona.

(B) estrogênio.

(C) insulina.

(D) adrenalina.

QUESTÃO 2

A puberdade é uma fase de muitas mudanças no corpo de meninos e meninas, preparando-os para a vida adulta e a capacidade de ter filhos no futuro. Cada gênero possui células reprodutivas específicas que são fundamentais para a reprodução humana. A célula reprodutiva produzida pelos testículos é o

(A) óvulo.

(B) espermatozoide.

(C) zigoto.

(D) hormônio.

QUESTÃO 3

Imagine que você encontrou um diário antigo onde um adolescente da sua idade descreve as mudanças que está passando durante a puberdade. Escreva uma página desse diário, detalhando as mudanças físicas e emocionais que ele ou ela está experienciando.

QUESTÃO 4

Pesquise e desenhe os órgãos reprodutores masculino e feminino. Em seguida, use setas para identificar cada parte.

Autoria:Profª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(GO-EF05CI14-A) Identificar as principais mudanças que ocorrem no organismo durante a puberdade, associando à ação dos hormônios sexuais.

(GO-EF05CI14-B) Apontar os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana.

(GO-EF05CI14-C) Discutir a importância das mudanças ocorridas no organismo, durante a puberdade, para a reprodução humana.
Referência (s):BACICH, Lilian; CARONE, Célia R.; PICHILIANI, Edilson A. Presente Mais Ciências da Natureza: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.

GONÇALVES, Danielle Assis Borges. Como sou inÚTIL: como enfrentar a depressão persistente e outros transtornos que afetam a aprendizagem. 1 ed. Goiânia: Editora Kelps, 2022.

FERRARO, Ana Carolina Navarro dos Santos. Bons Amigos: ciências: 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. 1 ed. São Paulo: FTD, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DCGO).