You are currently viewing Ciências da Natureza: AS ESTRUTURAS DOS OLHOS E A VISÃO

Ciências da Natureza: AS ESTRUTURAS DOS OLHOS E A VISÃO

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 08/11/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula a seguir, a professora Mariana abordará um tema interessante e curioso! Você compreenderá o papel do sistema nervoso no processo de formação das imagens, conhecerá as estruturas dos olhos, aprenderá como algumas situações nas quais o uso de lentes corretivas é requerido, e as nomenclaturas e situações relacionadas à deficiência visual. Além disso, você refletirá sobre a importância da acessibilidade.

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA AS ESTRUTURAS DOS OLHOS E A VISÃO

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula da Professora Mariana, você aprendeu que a capacidade de perceber e reagir a estímulos, internos ou externos, é algo inerente aos seres vivos e que a visão é uma dessas maneiras de interagir com o mundo. O sistema nervoso tem papel fundamental nesse processo além, claro, dos olhos! Sobre eles, você foi apresentado às suas estruturas externas – esclera, corioide e retina – que, respectivamente, recebe os raios luminosos, controla a sua entrada e gera impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo óptico. Quanto às partes internas do olho, você pôde identificar que temos a lente, ou cristalino, responsável pela focalização das imagens; o humor aquoso, que nutre estruturas oculares; e o humor vítreo, dando forma aos olhos. Entendeu que as sobrancelhas, pálpebras e sistema lacrimal também estão relacionados aos olhos, aumentando sua proteção.

Compreendeu que a miopia consiste na dificuldade para enxergar objetos distantes; soube o que é a hipermetropia, cuja dificuldade é em observar objetos próximos; e foi apresentado ao astigmatismo, que confere uma “visão borrada”; sendo geralmente, nos três casos, requerido o uso de lentes corretivas e/ou cirurgias específicas.

Conheceu o conceito de cegueira, que se apresenta desde a total ausência de resíduo visual à percepção de vultos e luminosidade; e a baixa visão, que é a condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. Nesses casos, para o pleno exercício da cidadania e garantia dos seus direitos em igualdade, é necessário que a sociedade esteja atenta à acessibilidade.

ATIVIDADE 1

Na videoaula da professora Mariana, você pôde conhecer as estruturas dos olhos, assim como os mecanismos da visão, não foi mesmo? Nesse sentido, no seu caderno de Ciências, replique o desenho esquemático abaixo:

Fonte: CARNEVALLE, M. R. Araribá Mais Ciências. 6º ano. P. 164.

ATIVIDADE 2

Para reforçar os conceitos desenvolvidos na videoaula, leia com muita atenção o texto da professora Vanessa, assim como o artigo do Instituto Federal da Paraíba, nos links indicados abaixo:

Texto A: https://https://escolakids.uol.com.br/ciencias/visao.htm

Texto B: https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/comunicacao-acessivel-para-pessoas-com-deficiencia-visual-nas-redes-sociais

ATIVIDADE 3

Agora, de acordo com o desenho, a videoaula e o texto A, lido na Atividade 02; associe as informações das duas colunas, referentes à formação de imagens:

a) Retina(   ) Local atingido pelos raios luminosos que o “objeto” emite, camada que recobre o olho.
b) Lente ou cristalino(   ) Propicia a dilatação ou contração da pupila, regulando a quantidade de luz.
c) Córnea     (   ) Ajusta a curvatura, focalizando a imagem, deixando mais nítida.
d) Íris(   ) Onde cones e bastonetes são estimulados pelos raios luminosos.

ATIVIDADE 4

Na videoaula, e no texto B, foi pontuado um tema muito importante: a acessibilidade, cujo objetivo é permitir que pessoas com deficiência possam exercer sua cidadania, e sua vida, com plenitude e condições de igualdade. Nesse sentido, você deverá responder às perguntas abaixo, no seu caderno.

  • Para você, os locais em que você frequenta (ou frequentava, antes da pandemia), são acessíveis a pessoas cegas ou com baixa visão? Explique sua resposta.
  • Você já viu e/ou utiliza audiodescrição e descrição de fotos (“#pracegover”)? Justifique sua resposta.
  • Dos recursos de acessibilidade citados na videoaula, quais você não conhecia?
  • Desses recursos, qual ou quais você já viu na sua escola?
  • Na sua opinião, como a sua escola pode ser um ambiente mais acessível a pessoas com deficiência, desde o espaço físico até as questões interpessoais?

Tais perguntas darão embasamento para que, posteriormente, seja realizada uma roda de conversa com o profissional do Atendimento Educacional Especializado da sua escola. Portanto, responda com atenção, sinceridade e capricho! Bom trabalho!


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoBRASIL. Comunicação Acessível para Pessoas com Deficiência Visual nas Redes Sociais. Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Disponível em <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/comunicacao-acessivel-para-pessoas-com-deficiencia-visual-nas-redes-sociais>. Acesso em out 21.
 ______. Conhecendo a nomenclatura e a grafia de alguns recursos no contexto da deficiência. Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Disponível em <https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por-dentro/conhecendo-a-nomenclatura-e-a-grafia-de-alguns-recursos-no-contexto-da-deficiencia>. Acesso em out 21.
 ______. Teste de Daltonismo. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Disponível em <https://www2.icb.ufmg.br/grad/genetica/daltonismo.htm>. Acesso em out 21.
 CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
 FUJITA-JR, Luiz. Miopia, hipermetropia e astigmatismo. Drauzio. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/miopia-hipermetropia-e-astigmatismo/>. Acesso eu out 21.
 HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.
 PFIZER. Glaucoma. Disponível em <https://www.pfizer.com.br/sua-saude/glaucoma>. Acesso em out 21.
 VARELLA-BRUNA, Maria Helena; AVAKIAN, Amaryllis. Catarata. Drauzio. Disponível em <https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/catarata/>. Acesso eu out 21.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.
Complementar
(EF06CI09-B) Reconhecer diferentes necessidades especiais de acessibilidade, sensoriais, visual e auditiva, e intelectuais, promovendo a inclusão social.